Ir para o conteúdo

Por Melissa Cannabrava, Teresa Santos e Renata Bohrer

 

Crédito: Getúlio Ribeiro / SNCT 2024 na Fiocruz

O Museu da Vida Fiocruz teve uma participação ativa e marcante nas atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2024 na Fiocruz realizadas no campus Manguinhos. Durante cinco dias de programação recheada, o museu promoveu experiências interativas que atraíram visitantes de todas as idades, abordando temas relevantes como biomas, acessibilidade e a importância da ciência no cotidiano.

No dia 15 de outubro, a 21ª Semana Nacional de Ciência Tecnologia na Fiocruz começou com a abertura oficial, realizada no Auditório do Museu. O evento contou com uma palestra da botânica Rosy Isaias, além da mesa institucional de abertura, o lançamento da segunda temporada da série ‘Ciência em Gotas’ e a entrega da premiação do Concurso Portinho Livre. A cerimônia foi realizada no auditório do Museu da Vida Fiocruz, com transmissão ao vivo no YouTube da Fundação Oswaldo Cruz. O público lotou o auditório e se emocionou com as falas da convidada especial. 

Rosy Isaias. Crédito: Getúlio Ribeiro / SNCT 2024 na Fiocruz

No primeiro dia de atividades (16/10), o Anfiteatro do Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz inaugurou a exposição 'A fascinante jornada de uma bioquímica húngara até o Prêmio Nobel'. Promovida pelo Consulado Geral da Hungria, a cerimônia homenageou Katalín Karikó, laureada com o Prêmio Nobel de Medicina de 2023 por suas contribuições ao desenvolvimento de vacinas de RNA contra a Covid-19. O evento contou com a presença de autoridades, incluindo a cônsul-geral da Hungria Zsuzsanna Lazsló e representantes do Museu da Vida Fiocruz, que enfatizaram a importância da exposição como um tributo às mulheres na ciência e na saúde pública.

Na Feira da Ciência, as atividades do dia incluíram ainda o 'Quiz do Invivo: Especial Biomas', em que os participantes aprenderam sobre a diversidade dos biomas brasileiros de maneira interativa, inspirados por conteúdos do site de ciências Invivo. Na 'Mostra de objetos e materiais acessíveis nas exposições do Museu da Vida Fiocruz', também foi apresentada uma maquete tátil do Castelo Mourisco, permitindo uma exploração inclusiva da arquitetura por pessoas cegas no Hall da Biblioteca de Manguinhos. Além disso, a peça teatral 'É o Fim da Picada!' sensibilizou o público sobre dengue, zika e chikungunya, garantindo acessibilidade e inclusão para todos os espectadores.

Crédito: Getúlio Ribeiro / SNCT 2024 na Fiocruz

No segundo dia de ações (17/10), a imaginação ganhou destaque com ‘Histórias de Empoderar!’, atividade realizada na Tenda da Ciência Virgínia Schall que contou com a leitura de biografias de mulheres de destaque na ciência. A atividade contou com recursos de tecnologia assistiva, como intérprete de Libras. Além disso, o primeiro episódio da série ‘Encontros com Cientistas’, exibido no Centro de Recepção, promoveu um mergulho no acervo museológico do Museu, em uma conexão mais profunda entre o público e a ciência.

A programação se intensificou no penúltimo dia de atividades (18/10), com a oficina ‘Memória com Ciência’, que apresentou um jogo interativo sobre o acervo do museu, e a oficina de ‘Jogos Teatrais para Engajar Jovens sobre a Desinformação’. "A gente adora teatro aqui no Museu da Vida Fiocruz. É uma vocação que temos, falar de ciência através da arte", destacou Kailani Vinício.

 

Atividades no sábado

Para encerrar em grande estilo, a SNCT na Fiocruz ofereceu atividades no campus Manguinhos também no sábado (19/10). Diversos espaços do Museu da Vida Fiocruz, como Castelo, Parque da Ciência e Borboletário, receberam visitantes durante todo o dia.

O último dia de ações da SNCT 2024 na Fiocruz contou ainda com uma sessão da peça ‘Paracelso, O Fenomenal’, que deixou uma plateia cheia de crianças e adultos empolgados com a união entre diversão e ciência. A oficina ‘Faça uma tinta invisível’, inspirada em uma atividade do Invivo, também atraiu a atenção dos visitantes, que aprenderam a revelar mensagens secretas. Além disso, o estande ‘Há vida na gota d’água?’ surpreendeu com a exibição de microrganismos em gotas de água, alertando sobre a importância da água tratada e a diversidade microbiana. A Feira da Ciência ainda apresentou a atividade ‘Descobrindo o Fibrão’, que proporcionou uma experiência sensível sobre a fibromialgia, promovendo empatia e compreensão entre os visitantes.

 

Crédito: Getúlio Ribeiro / SNCT 2024 na Fiocruz

 

Durante o passeio pela exposição 'Aedes: Que mosquito é esse?', no Castelo da Fiocruz, a farmacêutica Deyse Coelho confidenciou que estava em seu segundo dia de visita ao Museu com a família. "A gente está achando tudo bem interessante. Ontem a gente conseguiu ver um pouquinho da parte [da programação] lá de fora e hoje a gente voltou para ver mais." Ainda segundo a visitante: "O meu filho de sete anos já aprendeu bastante. É uma forma de aprender diferente da sala de aula, na companhia dos pais. Tem esse lado de ser um momento em família, com todos adquirindo conhecimentos novos."

A programação do Museu da Vida Fiocruz não se limitou ao campus Fiocruz Manguinhos. O Museu também realizou atividades em sete municípios, como em Duque de Caxias, São Gonçalo e Nova Friburgo. O município da Região Serrana recebeu ações do Ciência Móvel no Sesc Nova Friburgo, entre os dias 9 e 12 de outubro
 
A programação do Museu na SNCT 2024 na Fiocruz é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, da Fiocruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e SPCOC. Conta ainda com patrocínio das empresas Abbott, White Martins, XP Investimentos, IBMR, Dataprev, Icatu Seguros, Transegur, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

Crédito: Getúlio Ribeiro / SNCT 2024 na Fiocruz
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça