Por Renata Bohrer
Nos dias 29 e 30 de outubro, o Ciência Móvel marcou presença no CIEP Thomas Jefferson, em Realengo, Rio de Janeiro. O pátio da escola da Zona Oeste ficou tomado por atrações lúdicas e educativas, que foram exibidas para 500 alunos de diferentes etapas do ensino fundamental.
Para a coordenadora pedagógica Paula Duque, a programação interativa chamou a atenção. "A possibilidade de poder tocar nos materiais, usar lupas, microscópios, ver obras de arte, ouvir e compreender o som das notas musicais, testar experimentos de física... ficará com certeza na memória de todos.”, disse.
Os estudantes puderam se aventurar pelos diversos equipamentos científicos e culturais do museu itinerante. O roteiro incluiu a exposição ‘Rios Brasileiros’, modelos anatômicos do corpo humano, caixas entomológicas, bancada de microscopia, os aparatos ‘Pilha Humana’, ‘Sistema de Roldanas’, ‘Câmara Escura’, sessões de astronomia, apresentação circense com o Coletivo Nopok e mais.
Um dos grandes destaques da programação foi a atividade ‘Cine Debate’, que exibiu pela primeira vez produções audiovisuais do Festival de Filmes de Ciência / Science Film Festival – Brasil (SFF) em parceria com o Midiativa – Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes.
Ainda segundo a coordenadora pedagógica, o evento beneficiou muitos alunos que não têm acesso a esse tipo de conteúdo. "A ação foi incrível, com ensinamentos únicos, proporcionando as nossas crianças experiências nas quais muitas não possuem acesso."
O Ciência Móvel é uma unidade itinerante do Museu da Vida Fiocruz, que viaja em uma carreta, levando ciência, cultura e diversão para municípios da Região Sudeste por meio do projeto Arte e Ciência sobre Rodas.
O Arte e Ciência sobre Rodas no Rio de Todos Nós é uma realização do Museu da Vida Fiocruz, com gestão cultural da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC) e Folguedo. Tem patrocínio de IBMR, Nova Rio, Grupo Seres, Concremat, TIVIT e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
Fotos Eduardo Santos
Publicado em 1 de novembro de 2024.