Quer se divertir e ainda descobrir muitas curiosidades científicas? Então, venha visitar o Museu da Vida Fiocruz! A nossa programação reúne várias atividades que unem educação, ciência, arte e cultura. E tudo de forma interativa e divertida! Por aqui, você encontra atrações para toda a família.
O mês de novembro está recheado de novidades! Temos a reestreia da peça de teatro ‘Cidadela’ e uma nova exposição no Anfiteatro do Centro de Recepção ‘A fascinante jornada de uma bioquímica húngara até o Prêmio Nobel’. Além disso, teremos oficina para criar moléculas em argila, visita ao Castelo Mourisco em Libras e muito mais! E, ainda, uma grande surpresa!! O retorno do trenzinho do Museu da Vida Fiocruz!!!
O Museu da Vida Fiocruz está aberto à visitação de terça a sexta, das 9h às 16h30 e aos sábados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.
A programação mensal é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, da Fiocruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e SPCOC. Conta ainda com patrocínio das empresas Abbott, White Martins, XP Investimentos, IBMR, Dataprev, Icatu Seguros, Transegur, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Importante!
Estaremos fechados à visitação nos feriados de Finados (02/11) e da Proclamação da República (15/11), mas 16/11 (sábado) funcionaremos normalmente. Já no dia 20/11, feriado do Dia da Consciência Negra, estaremos fechados. Também não haverá funcionamento nos dias 18 e 19/11, seguindo decreto da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro.
Lembre-se: algumas atividades possuem limitações de vagas, com distribuição reduzida de senhas e estão sujeitas à lotação. Para garantir sua participação, chegue cedo!
DESTAQUES:
Seminário: Participação e Saúde - Um Olhar Periférico
Encontro II - 'Mulheres de Luta'
Quando: 08/11 (sexta), das 14h às 16h
Onde: Sala de Vídeo no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz
Com Clarice Ramiro (Museu da Vida Fiocruz), Ariana Santos (Organização Mulheres de Atitude) e Cleide Almeida (Associação de Moradores do Condomínio e Amigos da Vila Mimosa).
Organizado pelo Museu da Vida Fiocruz, em parceria com o Coletivo Experimentalismo Brabo, o seminário busca promover a interlocução entre diferentes vozes que pensam e constroem a participação social. No segundo encontro, será destacado o papel das mulheres na luta pela saúde nas favelas e periferias. Representantes da Organização Mulheres de Atitude e da Associação de Moradores do Condomínio e Amigos da Vila Mimosa compartilharão suas experiências de organização para enfrentar questões de saúde pública, violência e exclusão social. A discussão abordará como essas associações comunitárias criam redes de apoio e formulam respostas para problemas estruturais, mostrando a força transformadora que emerge das comunidades.
Peça ‘Cidadela’
Quando: 09/11 (sábado), às 11h
Onde: Tenda da Ciência
Idade recomendada: a partir dos 14 anos
Já imaginou viver em um lugar onde as mulheres só podem falar quando os homens não estão por perto? Essa é uma regra criada pelos personagens homens de Vem Quem Quer, na peça ‘Cidadela’. A partir dessa regra absurda, a história da peça se desenrola, com o objetivo de fazer refletir sobre os papéis sociais que têm sido impostos ao gênero feminino e sobre a importância das mulheres em todas as esferas, na família, na educação, na ciência, na política, na arte – e onde mais elas quiserem! O espetáculo, que reúne no elenco atrizes negras cis e trans, expõe questões de gênero de forma delicada enquanto provoca a plateia a rever seus (pre)conceitos.
Fábrica de moléculas do mundo nanoscópico
Quando: 09/11 (sábado), às 11h e 14h
Onde: Parque da ciência (área externa)
Idade recomendada: livre
Você sabe qual é a molécula responsável pelo cheiro da pipoca? E pelo cheiro do xixi? Venha construir modelos de molécula e descobrir mais sobre o mundo nanoscópico e as pequenas estruturas que formam a vida e tudo ao nosso redor.
Jardim dos códigos
Quando: 16/11 (sábado), às 11h e 15h
Onde: Parque da ciência (área externa)
Idade recomendada: a partir dos 8 anos
Relacionar códigos e símbolos de diversas culturas enfatizando a comunicação e apresentando desafios para que os visitantes reflitam sobre formas de escrita e diferentes linguagens.
Peça ‘É o Fim da Picada!’
Quando: 23/11 (sábado), às 11h e 13h30
Onde: Tenda da Ciência
Idade recomendada: a partir dos 12 anos
Nessa peça teatral, o humor e o improviso são fundamentais! A esquete teatral é formada por várias cenas de improviso e diálogo com o público para abordar temas relacionados às doenças Dengue, Zika e Chikungunya.
Visita em Libras ao Castelo Mourisco
Quando: 23/11 (sábado), às 11h30 e 14h30
Onde: Castelo
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Conheça o Castelo Mourisco, sua história e arquitetura numa visita em Libras - língua brasileira de sinais. A visita será feita por uma educadora surda e conta com intérprete para o português.
Seminário: Participação e Saúde - Um Olhar Periférico
Encontro III - Memória e Saúde nas Favelas
Quando: 29/11 (sexta), das 14h às 16h
Onde: Sala de Vídeo no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz
Com Arthur Massuda (doutorando no PPGICS/ICICT/Fiocruz), Antônio Firmino (Museu Sankofa - Rocinha), Leo Salo (Experimentalismo Brabo e doutorando no PPGICS/ICICT/Fiocruz) e Alessandro Batista (Museu da Vida Fiocruz).
Organizado pelo Museu da Vida Fiocruz, em parceria com o Coletivo Experimentalismo Brabo, o seminário busca promover a interlocução entre diferentes vozes que pensam e constroem a participação social. O último encontro une cultura, memória e saúde nas favelas, discutindo o trabalho do Museu Sankofa Memória e História da Rocinha, um projeto itinerante que documenta a história da Rocinha a partir de fotos, objetos e depoimentos dos próprios moradores. Ao lado desse projeto, será abordado o conceito de Experimentalismo Brabo, representado por Leo Salo, que utiliza a palhaçaria como forma de intervenção artística e social. O uso do humor e da arte de rua na promoção da saúde emocional e bem-estar nas comunidades será o ponto central deste encontro, reforçando a importância da cultura e da identidade local para a saúde integral dos moradores de favelas.
Borboletário
Quando: terças e quintas (9h, 10h30, 13h30, 15h) e sábados (das 10h às 16h, com última entrada às 15h40)
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
O espaço do borboletário é ornamentado por plantas e habitado, no momento, por três espécies de borboletas: a Ascia Monuste (a toda branca, conhecida como borboleta da couve), Anteos Menippe (conhecida como ponta de laranja) e a Dryas Iulia (laranja). Durante a visita, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores, táticas e estratégias de sobrevivência, entre outros fatos adoráveis!
Visita ao Castelo Mourisco
Quando: terça a sexta (9h, 10h30, 13h30 e 15h) e sábados (10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10) - Senhas limitadas
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Numa visita mediada, o visitante vai conhecer o Castelo Mourisco – sua história, os detalhes e funcionalidades deste monumento símbolo da saúde pública brasileira, além da história de Oswaldo Cruz e o contexto da saúde do Rio de Janeiro no início do século 20.
* Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
TEATRO:
Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã e no início do turno da tarde, por ordem de chegada. Público limitado a 120 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
É o Fim da Picada!
Quando: terças, quartas e quintas, às 10h30 e 13h30
Onde: Tenda da Ciência
Idade recomendada: a partir dos 12 anos
Nessa peça teatral, o humor e o improviso são fundamentais! A esquete teatral é formada por várias cenas de improviso e diálogo com o público para abordar temas relacionados às doenças Dengue, Zika e Chikungunya.
Cidadela
Quando: sextas, às 10h30 e 13h30
Onde: Tenda da Ciência
Idade recomendada: a partir dos 14 anos
Já imaginou viver em um lugar onde as mulheres só podem falar quando os homens não estão por perto? Essa é uma regra criada pelos personagens homens de Vem Quem Quer, na peça ‘Cidadela’. A partir dessa regra absurda a história da peça se desenrola, com o objetivo de fazer refletir sobre os papéis sociais que têm sido impostos ao gênero feminino e sobre a importância das mulheres em todas as esferas, na família, na educação, na ciência, na política, na arte – e onde mais elas quiserem! O espetáculo, que reúne no elenco atrizes negras cis e trans, expõe questões de gênero de forma delicada enquanto provoca a plateia a rever seus (pre)conceitos.
EXPOSIÇÕES:
Vida e Saúde: relações (in)visíveis
Quando: terça a sexta (9h, 10h30, 13h30 e 15h) e sábado (10h às 16h)
Onde: Cavalariça
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
A exposição ‘Vida e Saúde: Relações (In)visíveis apresenta o tema da saúde em sua complexidade, em 14 módulos. Você é convidado a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microscopia à saúde como fenômeno social.
Aedes: Que Mosquito É Esse?
Quando: Reabertura em 16 de novembro. Visitas somente às quartas e sextas (9h, 10h30, 13h30 e 15h) e sábados (10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10). Senhas limitadas.
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
A partir do dia 16 de novembro, a exposição ‘Aedes: Que Mosquito É Esse?’ voltará a estar disponível para visitação. Instalada no terceiro andar do Castelo da Fiocruz, a mostra convida a todos a explorar o universo do mosquito Aedes aegypti por meio de diversos recursos tecnológicos e visuais. Saiba mais aqui.
DEMAIS ATIVIDADES:
Visita ao Castelo Mourisco
Quando: de terça a sexta (9h, 10h30, 13h30 e 15h) e sábados (10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10). Senhas limitadas.
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Numa visita mediada, você irá conhecer o Castelo Mourisco – sua história, os detalhes e funcionalidades deste monumento símbolo da saúde pública brasileira. Você também irá conhecer a história de Oswaldo Cruz e o contexto da saúde do Rio de Janeiro no início do século 20.
Parque da Ciência e Pirâmide
Quando: terça a sexta (9h, 10h30, 13h30 e 15h) e sábados (das 10h às 16h)
Onde: Parque da Ciência e Pirâmide
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Nesta grande área, dividida em espaço ao ar livre e área interna, o visitante encontra vários equipamentos interativos, organizados em três temas centrais: energia, comunicação e organização da vida. Na Pirâmide, o visitante pode participar de diversas atividades, entre elas, Câmara Escura, Há Vida na Gota d’água? e Bancada de Pasteur (sujeitas à disponibilidade).
ATIVIDADES EXTRAMUROS:
SNCT FIOCRUZ 2024: Ciência Móvel leva atrações para o Sesc de Grussaí (RJ)
Quando: 13 a 16 de novembro. Dia 13/11 (9h às 12h e 13h às 16h), dia 14/11 (9h às 12h; 13h às 16h e 18h às 20h), dia 15/11 (9h às 12h e 13h às 16h) e dia 16/11 (9h às 12h)
Onde: Sesc Grussaí (R. Antônio Gonçalves Carvalho, S/N - Grussaí, São João da Barra - RJ)
Idade recomendada: livre
Entrada gratuita
De 13 a 16 de novembro, o Ciência Móvel estará no Sesc Grussaí, em São João da Barra, RJ. O público poderá conferir uma programação diversificada que inclui exposições, modelos táteis, multimídias e aparatos interativos. O evento integra a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz e é uma realização do Ciência Móvel, do Museu da Vida Fiocruz, em parceria com o Sesc Grussaí. Mais informações aqui.
Exposição 'Vacinas!’ - (Botafogo, RJ)
Quando: terça a sexta, das 09h às 20h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 17h.
Onde: Casa da Ciência/ UFRJ (Rua Lauro Müller, 3, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ)
Idade recomendada: livre
Entrada gratuita
* O agendamento para escolas e grupos acima de 8 pessoas pode ser feito aqui.
O que são as vacinas e o que elas têm a ver com nossas vidas? De onde elas vieram, qual o processo para fabricar uma e quem são os profissionais envolvidos nesses processos? Tudo isso e muito mais, você confere na exposição VACINA! do Museu da Vida Fiocruz, que está em cartaz na Casa da Ciência da UFRJ! Para saber mais detalhes sobre visitação, acesse o site do Museu.
Exposição 'Biodiversidade e Saúde' (Limeira, SP)
Quando: segunda a sexta, das 9h às 16h*
Onde: Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite / Prefeitura de Limeira - SP (R. Dr. José Botelho Veloso - Jardim Santa Cecilia, Limeira - SP)
Idade recomendada: livre
Entrada gratuita
Composta por painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia e a saber mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. O visitante também pode refletir sobre a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. Visitação somente com agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (19) 3444-7893
* Esta mostra integra o acervo de exposições itinerantes do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz, saiba mais aqui.
Exposição 'Vias do Coração' (Juiz de Fora - MG)
Quando: terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h às 12h, tarde - 14h às 18h e noite - 19h às 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h às 21h, sábados - 14h às 17h e domingo - 9h às 12h)
Onde: Centro de Ciências de Juiz de Fora (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro, Juiz de Fora/MG)
Idade recomendada: livre
Entrada gratuita e somente com agendamento.
Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz. A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações pelos telefones: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914.
Exposição ‘Aventura do Corpo Humano’
Quando: De terça a domingo, das 10h às 17h
Onde: Museu do Universo, no Planetário do Rio (Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100, Gávea, RJ)
Idade recomendada: livre
Entrada: As visitas são gratuitas somente às terças. Já nos demais dias - quartas, quintas, sextas, sábados e domingos -, o ingresso custa R$ 10,00 (meia)/ R$ 20, 00 (inteira) e podem ser adquiridos pelo site planeta.rio ou na bilheteria do museu. Para agendamentos de visitas escolares ou em grupo, é necessário enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Composta por painéis e diversos aparatos interativos, a mostra oferece aos visitantes uma viagem divertida e instigante pelo interior do corpo humano. Durante o percurso expositivo, o público poderá manipular réplicas de órgãos humanos e ver como essas estruturas se organizam dentro de nós, comparar a fisiologia humana com alguns animais e muito mais. Saiba mais em breve no site do Museu da Vida Fiocruz.