Por Melissa Cannabrava e Teresa Santos

Parque da Ciência foi destaque na festa. Crédito: Insígnia Filmes

No último sábado (05/10), realizamos mais uma edição do Dia das Crianças no Museu da Vida Fiocruz. Com uma programação extensa, o evento promoveu a união entre ciência, educação, arte e cultura com muita alegria e diversão! As 1.809 pessoas que comparecem ao campus Fiocruz Manguinhos puderam conhecer de perto nossos espaços de visitação como o Borboletário e o Castelo Mourisco, curtir peças de teatro e participar de dezenas de atividades educativas. E tudo isso foi acompanhado por muita pipoca e algodão doce!

“Foi um dia muito feliz, de muita diversão e conhecimentos compartilhados com nossos públicos”, destacou Ana Carolina Gonzalez, chefe do Museu da Vida Fiocruz. Ela lembrou ainda que o evento foi também uma oportunidade para receber alguns parceiros que contribuem para o desenvolvimento dos projetos da instituição, assim como os visitantes do Museu. “Foi incrível perceber que várias famílias visitaram o Museu pela primeira vez e a partir de agora estarão sempre nos nossos eventos. Foi um dia de céu azul e muitos sorrisos no rosto!”, ressaltou.

Além dos parceiros e das famílias, o Dia das Crianças do Museu da Vida também recebeu outros grupos de novos visitantes. Denyse Amorim, coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento de Público, destacou a presença de universitários organizados e de visitantes dos territórios de Maré e Manguinhos que também curtiram o evento pela primeira vez. “Muitos perguntaram se era possível agendar uma visita durante a semana e outros lembravam que tinham vindo quando eram crianças e estavam voltando com os seus filhos. Muito bom saber que provocamos novos interesses, mas também permanecemos na memória afetiva de muitos”, celebrou a educadora.

Oficinas movimentaram o Parque da Ciência e outros espaços do Museu

Oficina de pipa foi sucesso. Crédito: Insígnia Filmes

Teve oficina de pipa, de origami de borboleta e muita argila e tinta no stand voltado para a produção de moléculas do mundo nanoscópico.
As cores também foram preponderantes na atividade 'Arqueologia pública - Um olhar sobre a população litorânea', onde as crianças puderam aprender sobre hábitos alimentares de populações encontradas em sambaqui durante a pintura de moldes em gesso.

Crianças soltam a criatividade na oficina de arqueologia, Crédito: Teresa Santos

Enquanto pintava seu molde de estrela-do-mar na oficina de 'Arqueologia pública’, Apolo Gonçalves Mosqueiro, de seis anos de idade, declarou “estou amando o Dia das Crianças aqui!”.

Até o céu e o gramado do Parque da Ciência ganharam cores! Este toque especial ficou por conta dos muitos aviões em papel construídos na oficina de aerogami.

Também teve cor no Centro de Recepção do Museu. Mas, por lá, a tinta era muito diferente, era tinta invisível!

Outro sucesso desta edição do Dia das Crianças foi a pescaria promovida pela Águas do Rio. E a equipe ainda garantiu que ninguém ficasse com sede, distribuindo água por todo o campus.
Já a Pirâmide instigou a curiosidade de adultos e crianças! Quem passou pelo espaço, pôde explorar o funcionamento do olho humano na Câmara Escura, descobrir o mundo microscópico em uma gota d'água, curtir experimentos de química e muito mais!

Teatro, contação de história, visitação e muiiiita diversão!

Peça 'Paracelso, o Fenomenal' lota Tenda da Ciência. Crédito: Insígnia Filmes

A programação do sábado incluiu ainda duas peças teatrais. As apresentações de 'É o Fim da Picada!' e 'Paracelso, O Fenomenal' lotaram a Tenda da Ciência Virgínia Schall.

A família Castro, que veio visitar o Museu da Vida Fiocruz pela primeira vez, e assistiu à peça 'É o Fim da Picada' deu seu parecer: “Amamos! Os atores são muito engraçados e conhecemos várias dicas para prevenção de doenças que os mosquitos transmitem", comentou Denise, enquanto caminhava em direção ao Castelo Mourisco. Ela veio ao evento com sua irmã Deise e a sobrinha Daisyane.

Família Castro em frente ao Castelo. Crédito: Melissa Canabrava

O Castelo Mourisco encantou muitos visitantes com sua arquitetura exuberante, assim como a exposição 'Aedes: Que Mosquito é Esse?', e coleção de insetos da Sala Costa Lima, instaladas nesse prédio histórico.
Mas também não faltou encantamento no Borboletário! O público também pôde passear pelo prédio da Cavalariça e conferir a exposição 'Vida e Saúde: relações(in)visíveis'.

Outra atividade que foi um sucesso foi o ‘Realejo Científico’. As crianças conheceram histórias sobre importantes mulheres que se destacaram na cultura, na ciência e nas artes. E ainda levaram para casa livros pra mergulhar em outras histórias inspiradoras!

O dia rendeu muitas risadas, trocas e memórias! E o público pôde eternizar a lembrança em registros fotográficos lindos e gratuitos feitos por um lambe-lambe no Centro de Recepção. Também pôde adquirir recordações especiais na Lojinha do Museu, que tem toda a renda revertida para a realização dos nossos projetos, sob gestão da Associação de Amigos do Museu da Vida Fiocruz.

O evento do Dia das Crianças foi uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, da Fiocruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e SPCOC. Conta ainda com patrocínio das empresas SC Johnson, Abbott, White Martins, XP Investimentos, IBMR, Dataprev, Icatu Seguros, Transegur, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Publicado em 08 de outubro de 2024.