Setembro chegou e o Museu da Vida Fiocruz está animado para um mês cheio de atividades científicas e culturais! De exposições interativas a oficinas, temos atividades que vão chamar a atenção de visitantes de todas as idades.
Tem a nova exposição “Caminhos da Ciência” e as nossas oficinas criativas como “Laboratório de Inventores Mirins” e “Explorando o Corpo Humano”. Você também não pode deixar de assistir as peças teatrais que tem muito humor e improviso, como “É o Fim da Picada!”, que aborda as doenças transmitidas por mosquitos de forma leve e educativa.
E calma aí que ainda tem mais! O Ciência Móvel estará em eventos externos, levando conhecimento para Paraíba do Sul e o Festival Museu Nacional Vive. E a exposição “Vacinas!” vai estar na Casa da Ciência/UFRJ, enquanto “Biodiversidade e Saúde” viaja para Limeira. Tantas opções incríveis, né? Esperamos por você!
A programação mensal de atividades é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, da Fiocruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e SPCOC. Conta ainda com patrocínio das empresas SC Johnson, Abbott, White Martins, XP Investimentos, IBMR, Dataprev, Icatu Seguros, Transegur, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Importante!
Algumas atividades são limitadas, com distribuição de número reduzido de senhas, e sujeitas à lotação. Chegue cedo!
Destaques:
Setembro Inclusivo
Quando: de 03 a 26/09
Onde: Centro de Recepção
Idade recomendada: Livre
No mês em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09), o Museu da Vida Fiocruz oferece diversas atividades sobre a cultura das pessoas cegas, surdas e neurodivergentes. Programação completa.
Sábado de Teatro: É o fim da Picada
Quando: 07/09 (sábado), às 11h e às 13h30
Onde: Tenda da Ciência
Idade recomendada: a partir dos 12 anos
Nessa peça teatral, o humor e o improviso são fundamentais! A esquete teatral é formada por várias cenas de improviso e diálogo com o público para abordar temas relacionados às doenças Dengue, Zika e Chikungunya. A peça ocorre no espaço teatral Tenda da Ciência Virgínia Schall, com capacidade de 120 lugares.
* Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã e no início do turno da tarde, por ordem de chegada. Público limitado a 120 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
Avental de História: Oswaldo Cruz e seu Castelo
Quando: 07/09 (sábado), às 10h50 e 13h50
Onde: Castelo Mourisco - Varanda
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Apresentação de uma história especialmente criada para o público infantil sobre a personalidade de Oswaldo Cruz e sua ideia de construir o Castelo. A atividade utiliza como recurso um avental artesanal de tecido colorido, que funciona como cenário, com bolsos de onde saem os personagens da narrativa.
Aedes no Palito
Quando: 14/09 (sábado), às 10h10, 11h30, 13h50 e 14h30
Onde: Castelo Mourisco - Exposição ‘Aedes: Que Mosquito É Esse?’ (Sala 308)
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Esta atividade, que explora habilidades manuais e artesanais, propõe aos visitantes a produção de um modelo didático de papel que possibilita a identificação de características anatômicas do mosquito Aedes aegypti.
Teatro de sombras “O Imuno”
Quando: 19/09 e 26/09 (quinta), das 10h30 às 12h
Onde: Sala de vídeo do Centro de Recepção
Idade: livre
Um teatro de sombras sobre a história de um menino e seu cão; juntos enfrentam dificuldades e traduzem o mundo. A proposta busca, de forma lúdica, envolver o público visitante sobre a importância da vacinação e tratar sobre diversidade e acessibilidade no cotidiano. Venha se divertir conosco!
Visita em Libras ao Castelo Mourisco
Dia: 28/09 (sábado), às 11h30 e 14h30
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Conheça o Castelo Mourisco, sua história e arquitetura numa visita em Libras - língua brasileira de sinais. A visita será feita por uma educadora surda e conta com intérprete para o português.
Borboletário
Quando: terças e quintas (9h, 10h30, 13h30, 15h), e sábados (das 10h às 16h)
Idade recomendada: livre
O espaço do borboletário é ornamentado por plantas e habitado, no momento, por duas espécies de borboletas: ponto-de-laranja (Anteos menippe) e borboleta-brancão (Ascia monuste). Durante a visita, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores, táticas e estratégias de sobrevivência, entre outros fatos adoráveis!
Visita ao Castelo Mourisco + Exposição ‘Aedes: Que Mosquito É Esse?’
Quando: de terça a sexta (9h, 10h30, 13h30 e 15h) e sábados (10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10). Senhas limitadas.
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Numa visita mediada, o visitante vai conhecer o Castelo Mourisco – sua história, os detalhes e funcionalidades deste monumento símbolo da saúde pública brasileira, além da história de Oswaldo Cruz e o contexto da saúde do Rio de Janeiro no início do século 20. Vai visitar também a exposição ‘Aedes: Que Mosquito É Esse?’, que apresenta no terceiro andar do Castelo o universo do mosquito Aedes aegypti por meio de diversos recursos tecnológicos e visuais.
* Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
Teatro:
Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã e no início do turno da tarde, por ordem de chegada. Público limitado a 120 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
É o Fim da Picada!
Quando: terças, quartas e quintas, às 10h30 e 13h30
Onde: Tenda da Ciência
Idade recomendada: a partir dos 12 anos
Nessa peça teatral, o humor e o improviso são fundamentais! A esquete teatral é formada por várias cenas de improviso e diálogo com o público para abordar temas relacionados às doenças Dengue, Zika e Chikungunya.
Paracelso, O Fenomenal
Quando: sextas, às 10h30 e 13h30
Onde: Tenda da Ciência
Idade recomendada: a partir dos 12 anos
Com muito bom humor e certo charlatanismo, a dupla protagonista irá mostrar várias experiências incríveis e promover um encontro único e altamente divertido. Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios... Ou seria simplesmente pura ciência?
Exposições:
Aedes: Que Mosquito É Esse?
Quando: de terça a sexta (9h, 10h30, 13h30 e 15h) e sábados (10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10). Senhas limitadas.
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
A exposição ‘Aedes: Que Mosquito É Esse?’ apresenta no terceiro andar do Castelo da Fiocruz o universo do mosquito Aedes aegypti por meio de diversos recursos tecnológicos e visuais.
Exposição Vida e Saúde: relações (in)visíveis
Quando: de terça a sexta (das 9h às 16h30) e sábados (das 10h às 16h)
Onde: Cavalariça
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
A exposição ‘Vida e Saúde: Relações (In)visíveis apresenta o tema da saúde em sua complexidade, em 14 módulos. Você é convidado a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microscopia à saúde como fenômeno social.
Demais atividades:
Visita ao Castelo Mourisco
Quando: de terça a sexta (9h, 10h30, 13h30 e 15h) e sábados (10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10). Senhas limitadas.
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Numa visita mediada, você irá conhecer o Castelo Mourisco – sua história, os detalhes e funcionalidades deste monumento símbolo da saúde pública brasileira. Você também irá conhecer a história de Oswaldo Cruz e o contexto da saúde do Rio de Janeiro no início do século 20.
*Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
Parque da Ciência e Pirâmide
Quando: de terça a sexta (das 9h às 16h30) e sábados (das 10h às 16h)
Idade recomendada: a partir dos 5 anos
Nesta grande área, dividida em espaço ao ar livre e área interna, o visitante encontra vários equipamentos interativos, organizados em três temas centrais: energia, comunicação e organização da vida. Na Pirâmide, o visitante pode participar de diversas atividades, entre elas, Câmara Escura, Há Vida na Gota d’água? e Bancada de Pasteur (sujeitas à disponibilidade).
Atividades extramuros:
Ciência Móvel participa da 6a edição do Festival Museu Nacional Vive
Quando: 1º de setembro, das 10h às 17h
Onde: Quinta da Boa Vista - São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ (próximo ao Museu Nacional/UFRJ)
Idade recomenda: livre
Entrada gratuita
No dia 1° de setembro, o Ciência Móvel estará na Quinta da Boa Vista (RJ) para a 6a edição do Festival Museu Nacional Vive. No roteiro, a exposição “Nós do Mundo”, que aborda a relação do homem com a natureza, trazendo ao público algumas soluções já existentes sobre o desenvolvimento sustentável. Outra atividade é a “A Vida na Gota d’Água” com microscópios. O evento é gratuito e para toda a família.
Ação do Ciência Móvel (Paraíba do Sul, RJ)
Quando: 10 a 14 de setembro (Atendimento: dias 10/09, 11/09 e 13/09, no turno da tarde: das 13h30 às 18h30, dia 12/09, turnos da tarde e noite: das 13h30 às 17h e das 18h às 20h e dia 14/09, turno da manhã, das 9h às 12h)
Onde: Parque de Exposições Antônio Avelino de Oliveira (Bairro Salutaris, Av Deoclécio Alves de Souza S/n, em Paraíba do Sul, RJ)
Idade recomendada: livre
Entrada gratuita
Entre os dias 10 e 14 de setembro, o Ciência Móvel leva várias atrações educativas e culturais para Paraíba do Sul, RJ. O evento acontece em parceria com a Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul e é gratuito. Mais informações em breve no site do museu: www.museudavida.fiocruz.br
Exposição 'Vacinas!’ - (Botafogo, RJ)
Quando: De terça a sexta, das 09h às 20h. Sábados, domingos e feriados das 10h às 17h.
Onde: Casa da Ciência/ UFRJ (Rua Lauro Müller, 3, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ)
Idade recomendada: livre
Entrada gratuita
O que são as vacinas e o que elas têm a ver com nossas vidas? De onde elas vieram, qual o processo para fabricar uma e quem são os profissionais envolvidos nesses processos? Tudo isso e muito mais, você confere na exposição VACINA! do Museu da Vida Fiocruz, que está em cartaz na Casa da Ciência da UFRJ! O agendamento para escolas e grupos acima de 8 pessoas pode ser feito em: https://mla.bs/48154502. Mais informações aqui.
Exposição 'Biodiversidade e Saúde' (Limeira, SP)
Quando: de segunda a sexta, das 9h às 16h*
Onde: Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite / Prefeitura de Limeira - SP (R. Dr. José Botelho Veloso - Jardim Santa Cecilia, Limeira - SP)
Idade recomendada: livre
Entrada gratuita
Composta por painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia e a saber mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. O visitante também pode refletir sobre a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. Visitação somente com agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (19) 3444-7893.
*Esta mostra integra o acervo de exposições itinerantes do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz, saiba mais aqui.
Exposição 'Vias do Coração' (Juiz de Fora, MG)
Quando: de terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h às 12h, tarde - 14h às 18h e noite - 19h às 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h às 21h, sábados - 14h às 17h e domingo - 9h às 12h)
Onde: Centro de Ciências de Juiz de Fora (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro, Juiz de Fora/MG)
Idade recomendada: livre
Entrada gratuita e somente com agendamento.
Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz. A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações pelos telefones: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914.