Em 21 de setembro, é celebrado no Brasil o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O Museu da Vida Fiocruz homenageia a data com o evento ‘Setembro Inclusivo’.

De 3 a 28 de setembro, o campus Fiocruz Manguinhos será palco de várias atividades especiais que permitirão a pessoas com e sem deficiência conhecer mais o universo de pessoas cegas, surdas e neurodivergentes.

Entre os destaques da programação, estão uma performance artística de Sara Bentes, cantora e compositora. A artista é uma pessoa autista e cega. E a apresentação será acompanhada do pianista e cantor Vanderson Pereira, que também é cego.

Outras atrações especiais são uma disputa de poesias em Libras entre os surdos Paulo Andrade e Álef Felipe e uma oficina de arte indígena com Juliana Gomes (Jaguatirika), artista indígena e autista.

Além disso, haverá, ao longo de todo mês de setembro, uma série de bate-papos com educadores do Museu da Vida Fiocruz. Serão exploradas características da cegueira e da baixa visão, da surdez e da neurodivergência.

As apresentações dos educadores e as performances artísticas serão realizadas no Centro de Recepção do Museu, das 12h às 14h.

E, dia 28 de setembro, para fechar o 'Setembro Inclusivo' com chave de ouro, teremos uma visita ao Castelo Mourisco em Libras. A ação ocorrerá  às 11h30 e às 14h30.

Todas as atividades são gratuitas e não há necessidade de agendamento. É só chegar e participar!

O 'Setembro Inclusivo' é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, da Fiocruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e SPCOC. Conta ainda com patrocínio das empresas SC Johnson, Abbott, White Martins, XP Investimentos, IBMR, Dataprev, Icatu Seguros, Transegur, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Confira abaixo a programação completa.

Setembro Inclusivo

Setembro Inclusivo com Felipe Monteiro e você
Quando: 03 de setembro, das 12h às 14h
Idade recomendada: livre

Conheça sobre as características da cegueira e da baixa visão, o trabalho desse educador na formação de mediadores e tire suas dúvidas. Apresentação dos materiais produzidos nas exposições do Museu da Vida para esse público.

Setembro Inclusivo – Performance Artística de Sara Bentes
Quando: 12 de setembro, das 12h às 14h
Idade recomendada: livre

A cantora e compositora Sara Bentes, acompanhada do pianista e cantor Vanderson Pereira, apresenta um repertório cuidadosamente selecionado, que encanta, alegra e faz pensar, mesclando pérolas da nossa música brasileira com parte de seu trabalho autoral, conhecido por trazer mensagens de inclusão, diversidade e novos conceitos. Sara, que é uma pessoa cega e autista, e Vanderson, também cego, esbanjam talento, carisma e musicalidade do início ao fim do show.

Setembro Inclusivo - Arte Indígena na Prática com Juliana Gomes (Jaguatirika)
Quando: 14 de setembro, das 13h30 às 15h30
Onde: Em frente ao Castelo Mourisco
Idade recomendada: livre

A oficina "Arte Indígena na Prática" com Juliana Gomes (Jaguatirika) oferece uma imersão nas experiências e técnicas da artista indígena e autista. Explorando temas de arte e acessibilidade, a atividade inclui uma abordagem prática para a criação de desenhos e pinturas. Os participantes terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades artísticas enquanto entendem a importância da inclusão e acessibilidade na e para a prática artística. A atividade contará com intérprete de Libras.

Setembro Inclusivo com Paulo Andrade e você
Quando: 19 de setembro, das 12h às 14h
Idade recomendada: livre

Conheça sobre as características da surdez, o trabalho desse educador na formação de mediadores, tire suas dúvidas. Apresentação dos materiais produzidos nas exposições do Museu da Vida para esse público.

Setembro Inclusivo com Fernanda Costa e você
Quando: 24 de setembro, das 12h às 14h
Idade recomendada: livre

Conheça sobre as características das pessoas neurodivergentes, o trabalho desse educador na formação de mediadores, tire suas dúvidas. Apresentação dos materiais produzidos nas exposições do Museu da Vida para esse público.

Acessibilidade institucional: em pauta, pessoa com deficiência e doença rara
Quando: 25 de setemebro, das 14h às 16h
Onde: Sala de vídeo (Centro de Recepção)

A atividade, que será ministrada por Maria Clara Migowski, presidente da Associação Carioca de Distrofia Muscular (Acadim), busca promover uma discussão sobre possibilidades e entraves institucionais relacionados a pessoas com deficiência e doenças raras. Será uma oportunidade para refletir e pensar em ações mais inclusivas no ambiente de trabalho. Não há necessidade de inscrição e haverá emissão de certificado de participação.

Setembro Inclusivo – SLAM com Paulo Andrade e Álef Felipe
Quando: 26 de setembro, das 12h às 14h
Idade recomendada: livre

Disputa de poesias em Libras entre os surdos Paulo Andrade e Álef Felipe abordando as características da cultura surda, o amor, a dor e outros aspectos das relações humanas.

Visita em Libras ao Castelo Mourisco
Dia: 28/09 (sábado), às 11h30 e 14h30
Onde: Castelo Mourisco
Idade recomendada: a partir dos 5 anos

Conheça o Castelo Mourisco, sua história e arquitetura numa visita em Libras - língua brasileira de sinais. A visita será feita por uma educadora surda e conta com intérprete para o português.

Serviço:
Setembro Inclusivo
Quando: de 03 a 28/09
Idade recomendada: Livre

O Museu da Vida Fiocruz fica localizado na Avenida Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ.

*Foto: Vitor Vogel