Por Melissa Cannabrava, Renata Bohrer e Teresa Santos
No último sábado (17), foi dia de se vacinar, mas também de curtir muitas ações de saúde e bem-estar e ainda se divertir com teatro, exposições, shows e dança. Essas e outras atividades fizeram parte da programação do Fiocruz Pra Você. O evento, que acontece desde 1994, mais uma vez, reuniu centenas de famílias no campus Fiocruz Manguinhos. E, como de costume, o Museu da Vida Fiocruz fez parte dessa grande festa.
Segundo, Ana Carolina Gonzalez, chefe do Museu da Vida Fiocruz, o Fiocruz Pra Você faz o que mais amamos: “abre a nossa instituição para a sociedade e permite que vejamos o nosso campus repleto de famílias e preenchido pelo sorriso de crianças e adultos! De quebra, ainda temos o mais nobre motivo para festejar: a vacinação! O Museu da Vida Fiocruz sempre será presente nesse evento, levando nosso compromisso de fazer popularização da ciência em defesa do SUS!”.
Para Bianca Reis, coordenadora da Seção de Ações Educativas para o Público do Museu, o evento é “um momento único de diálogo com a sociedade que permite mostrar a Fiocruz de maneira interativa e orgânica”. E, além disso, lembrou que a edição de 2024 foi especial porque também comemorou os 35 anos da Creche Fiocruz.
Teve vacina para crianças, adolescentes e adultos
A grande estrela da festa foi a vacinação. Na Biblioteca de Manguinhos, das 8h às 17h, crianças de até 5 anos, 11 meses e 29 dias foram vacinadas contra poliomielite (vacina VIP, que é injetável e VOP, gotinha) e também contra influenza e Covid-19 (XBB). Já os adolescentes de 10 a 14 anos receberam a vacina da dengue, enquanto os adultos puderam colocar em dia as vacinas da Covid-19 (XBB) e da influenza.
A produtora cultural Ana Carolina Jardim, de 27 anos, que levou seu filho Cícero, de 6 anos, para receber a dose da vacina influenza no evento, destacou a importância das vacinas e dos estudos que dão origem a esses produtos. “Existe um legado de pesquisas e inovações científicas que vem sendo desenvolvido ao longo de décadas no nosso país. Eu acredito na vacina e acho muito importante a gente vacinar nossos filhos”, disse.
A importância da ação também foi lembrada pela equipe que esteve à frente da vacinação. “É uma oportunidade para as pessoas que trabalham, que não têm condição de durante a semana levar as crianças para vacinar, virem também. E é também um momento de lazer”, destacou Janete Ferreira da Silva, técnica de enfermagem, de 62 anos, que atuou no Fiocruz Pra Você.
Parque da Ciência, Castelo, Borboletário, Girtotec e muito mais
A extensa programação cultural foi, de fato, uma parte especial dessa grande festa. O público pôde desfrutar das várias atrações do Parque da Ciência e da Pirâmide e ainda aprender a fazer aviões de papel em uma oficina especial de aerogami! E que tal ver o mundo de cabeça pra baixo? Pois, rolou essa experiência também! O Girotec, do Ciência Móvel, colocou muita gente de ponta cabeça!
O Fiocruz Pra Você foi um dia animado para a família de Michele Sousa, moradora da Maré. Ela marcou presença junto com os dois filhos, o bebê Lucas (de 7 meses) e o mais velho, Gabriel, de 11 anos. "Foi um dia incrível! O Gabriel aproveitou tudo do Parque da Ciência. Ficamos surpresos com o trenzinho que percorreu o campus – ele não parava de sorrir”, contou Michele. E acrescentou que “cada visita ao Museu é uma oportunidade maravilhosa de aprender e brincar perto de casa".
Outra atração de destaque foi o ‘Planetário: Conhecendo o Céu Tupi-Guarani’. As sessões realizadas no Auditório do Museu da Vida Fiocruz promoveram um passeio pelas quatro constelações que marcam tempos anuais no hemisfério sul: o Homem Velho (verão), o Veado (outono), a Ema Branca (inverno) e a Anta do Norte (primavera). Um verdadeiro show!
Segundo a planetarista Ana Carolina Pitta, “os visitantes puderam aprender a como identificar constelações no céu e entender como os astros são importantes para os povos indígenas em suas atividades diárias como práticas ritualísticas e produção de alimento.”
Teve ainda muito encantamento com a natureza do Borboletário e com a arquitetura do Castelo da Fiocruz! E as visitas às exposições 'Aedes: Que mosquito é esse?', no Castelo, e 'Vida e Saúde: relações (in)visíveis', no prédio da Cavalariça, chamaram o público à reflexão.
Houve ainda muita interação e atividade lúdica! As apresentações da peça teatral 'É o Fim da Picada!', na Tenda da Ciência Virginia Schall, transportaram a plateia para um reality show com protagonistas bem diferentes: Dengue, Zika e Chikungunya.
Para Caroline Ramos, de 29 anos, ex-moradora da Maré, o Fiocruz Pra Você traz muitas lembranças boas. Na infância, ela veio várias vezes ao evento. E, em 2024, voltou na companhia da mãe. “Estou doida para trazer meus filhos aqui para eles conhecerem o Museu, a história de tudo aqui, de Oswaldo Cruz. Acho muito interessante e é de graça. Tem tanta coisa que a gene paga e não agrega tanto. Acho que todo mundo deveria vir”, destacou. Para quem ainda não teve essa oportunidade, fica então a dica da Caroline! Em 2025, nos vemos no próximo Fiocruz Pra Você!
*Crédito das imagens: Teresa Santos e Marcel Kamiya.
Publicado em 22 de agosto de 2024