Por Renata Bohrer
No dia 14 de agosto, o Ciência Móvel desembarcou na Escola Municipal Medeiros De Albuquerque, no bairro do Engenho Novo, Zona Norte do município do Rio de Janeiro. A ação educativa contou com uma programação diversificada e reuniu 335 alunos da instituição.
Foram apresentadas várias atividades ao longo do dia. Teve contação de história, sessões de astronomia, conjunto de modelos anatômicos do corpo humano, exibição de vídeos científicos, observação de caixas entomológicas, exposição ‘Rios Brasileiros’, entre outras atrações.
A diversão ficou ainda maior com a apresentação da dupla de artistas circenses do Coletivo Nopok, que mostrou números tradicionais do circo e animou a todos com um espetáculo que combina humor, teatro e a arte do improviso.
Durante a ação, o público foi presenteado com a cartilha “Barbeiros: transmissores da doença de Chagas', desenvolvida pela equipe do Laboratório Nacional e Internacional de Referência em Taxonomia de Triatomíneos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Baixe gratuitamente aqui.
O Ciência Móvel é uma unidade itinerante do Museu da Vida Fiocruz, que viaja em uma carreta, levando ciência, cultura e diversão para municípios da Região Sudeste por meio do projeto Arte e Ciência sobre Rodas.
O Arte e Ciência sobre Rodas no Rio de Todos Nós é uma realização do Museu da Vida Fiocruz, com gestão cultural da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC) e Folguedo. Tem patrocínio de IBMR, Nova Rio, Grupo Seres, Concremat, TIVIT e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS.
Fotos Eduardo Santos
Publicado em 16 de agosto de 2024.