Por Melissa Cannabrava

Créditos: Suzi Aguiar

O Borboletário, um espaço dedicado ao mundo das borboletas dentro do Museu da Vida Fiocruz, já está aberto ao público! Depois de um período fechado devido à pandemia de Covid-19, o espaço recebe visitantes às terças e quintas (9h, 10h30, 13h30, 15h), e aos sábados (das 10h às 16h). Não é necessário fazer agendamento para visitar (exceto para o caso de grupos acima de dez pessoas, que devem agendar visita ao Museu da Vida Fiocruz aqui).

A visita ao Borboletário é uma oportunidade para que visitantes de todas as idades conheçam a beleza e a complexidade desses insetos. O ambiente do Borboletário é cuidadosamente ornamentado com uma variedade de plantas que servem de habitat natural para as borboletas, criando um cenário que transporta os visitantes para um universo vibrante e colorido.

Atualmente, o Borboletário abriga três espécies de borboletas: a Ascia Monuste (a toda branca, conhecida como borboleta da couve), Anteos Menippe (conhecida como ponta de laranja) e a Dryas Iulia (laranja). Cada uma dessas espécies apresenta características distintas.

Durante as visitas ao Borboletário do Museu da Vida Fiocruz, os participantes podem contar com a presença de educadores e biólogos que guiarão os visitantes por um tour sobre o ciclo de vida e os comportamentos das borboletas presentes no espaço. A visita mediada proporciona uma compreensão mais rica das espécies que habitam o Borboletário, respondendo a curiosidades e compartilhando informações sobre a importância desses insetos para a biodiversidade.

Para mais informações sobre visitação, entre em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Publicado em 20 de setembro de 2024.