Ir para o conteúdo
Créditos: Vitor Vogel / Museu da Vida Fiocruz

Julho chegou com novidades! De 16 a 31 de julho, o Museu da Vida Fiocruz estará em Temporada de Férias, com visitação livre. Durante o período, serão oferecidas atividades especiais, sem necessidade de agendamento para todos os visitantes.

O Museu vai oferecer uma variedade de atividades educativas e exposições interativas, proporcionando ao público a oportunidade de explorar o conhecimento científico de maneira acessível e envolvente. Entre os destaques, estão as atividades de sábado. A Trilha Científica Oswaldo Cruz acontece em 20 de julho e promete despertar a curiosidade apresentando árvores e sementes presentes no campus Fiocruz Manguinhos. Já a visita especial Libras no Castelo Mourisco proporciona no dia 27 uma exploração do Castelo da Fiocruz. A atividade conta com mediação de uma educadora surda e intérprete para português, enriquecendo ainda mais a experiência inclusiva do Museu. Nos dois sábados, o público vai poder matar as saudades do nosso Borboletário, que vai oferecer atividades em dois horários!

Durante os dias de semana, o público também vai poder aproveitar diversas atividades educativas, como 'Há Vida na Gota d'Água', o show de ciências 'Paracelso, O Fenomenal' e a exposição 'Vida e Saúde: Relações (In)visíveis'. 

O Museu da Vida Fiocruz funciona de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h. Todas as atividades são gratuitas.

A Temporada de Férias é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, da Fiocruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e SPCOC. Conta ainda com patrocínio das empresas SC Johnson, Abbott, White Martins, XP Investimentos, IBMR, Dataprev, Icatu Seguros, Transegur, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

Confira a programação completa da Temporada de Férias do Museu da Vida Fiocruz!

Eventos

Libras no Castelo Mourisco
Quando: sábado (20/07), às 11h30 e 14h30
Onde: Castelo da Fiocruz
Idade: a partir dos 5 anos

Conheça o Castelo da Fiocruz, sua história e arquitetura numa visita em Libras - língua brasileira de sinais. A visita será realizada por uma educadora surda e conta com intérprete para o português.

 

Trilha Científica Oswaldo Cruz
Quando: sábado (27/07), às 10h10 e 14h
Onde: próximo do Castelo (informações no Centro de Recepção)
Idade: a partir dos 8 anos

A Trilha Científica é uma caminhada pelo campus da Fiocruz que apresenta elementos como sementes e árvores que fazem parte do patrimônio ambiental e local.

 

 

Atividades educativas

Câmara Escura
Quando: de terça a sexta, às 9h e 13h30
Onde: Pirâmide do Parque da Ciência
Idade: a partir dos 5 anos

Nesta atividade, o visitante terá a oportunidade de explorar e investigar a propagação da luz e de como nosso olho funciona. Ah, também vai poder se divertir com as sombras coloridas!

 

Há vida na gota d’água?
Quando: de terça a sexta, às 9h e 13h30
Idade: a partir dos 5 anos

Através de um microscópio, o visitante será convidado a refletir sobre a importância da qualidade da água para o consumo humano e conhecerá uma parcela do mundo microscópico em uma gota d’água.

 

Bancada de Pasteur
Quando: de terça a sexta, 10h30 e 15h
Idade: a partir dos 5 anos

Esta atividade educativa estimula a curiosidade das crianças por meio de experimentos de química, que utilizam, entre outros, balões, ácidos e velas para discutir o tema de forma acessível e divertida.

 

 

Teatro

Paracelso, O Fenomenal
Quando: quintas e sextas, 10h30 e 13h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade: a partir dos 07 anos

Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Com muito bom humor e certo charlatanismo, essa dupla um tanto excêntrica irá mostrar várias experiências incríveis e promover um encontro único e altamente divertido.

*Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã e no início do turno da tarde, por ordem de chegada. Público limitado a 120 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.

 

Visitas

Visita ao Castelo Mourisco + Exposição ‘Aedes: Que Mosquito É Esse?’
Quando: terça a sexta, às 9h10, 9h50, 10h30, 11h20, 13h30, 14h10, 14h50 e 15h30; sábados, às 10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10.
Onde: Centro de Recepção (saída)
Idade: a partir dos 5 anos

Numa visita mediada, você irá conhecer o Castelo Mourisco – sua história, os detalhes e funcionalidades deste monumento símbolo da saúde pública brasileira, além da história de Oswaldo Cruz e o contexto da saúde do Rio de Janeiro no início do século 20. Vai visitar também a exposição ‘Aedes: Que Mosquito É Esse?’, que apresenta no terceiro andar do Castelo o universo do mosquito Aedes aegypti por meio de diversos recursos tecnológicos e visuais.

*Distribuição de senhas no Centro de Recepção, no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.

 

Parque da Ciência e Pirâmide
Quando: terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábados, das 10h às 16h
Idade: a partir dos 5 anos

Nesta grande área, dividida em espaço ao ar livre e área interna, o visitante encontra vários equipamentos interativos, organizados em três temas centrais: energia, comunicação e organização da vida.

 

Borboletário
Quando: Sábado (20 e 27/07), às 10h e 15h  
Idade: livre

O espaço do borboletário é ornamentado por plantas e habitado, no momento, por duas espécies de borboletas: ponto-de-laranja (Anteos menippe) e borboleta-brancão (Ascia monuste). Durante a visita, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores, táticas e estratégias de sobrevivência, entre outros fatos adoráveis! 

 

 

Exposições

Exposição Vida e Saúde: relações (in)visíveis
Quando: terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábados, das 10h às 16h
Onde: Cavalariça
Idade: a partir dos 5 anos

A exposição ‘Vida e Saúde: Relações (In)visíveis apresenta o tema da saúde em sua complexidade, em 14 módulos. Você é convidado a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microscopia à saúde como fenômeno social.

 

Parques por Um Fio - Pelas Linhas da Preservação
Quando: terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábados, das 10h às 16h
Onde: Foyer

Encantadas pela beleza da série documental 'Parques do Brasil', realizada pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz em parceria com a EBC e o ICMBio, o grupo Linhas da Gamboa fez uma chamada a bordadeiras e bordadeiros de todo o Brasil para que expressem sua arte representando elementos que aparecem na série através do bordado. O resultado está na fauna e na flora e nas paisagens dos Parques Nacionais que são retratados por meio de 80 bordados delicados, que formam um belo acervo em defesa do meio ambiente.

 

Publicado em 10 de julho de 2024.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça