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O cartaz é sobre um seminário chamado "Fazer-Pensar a Educação Museal: Narrativas, Formação e Decolonialidade". O evento contará com mesas-redondas, oficinas e minicursos. Acontecerá nos dias 24 e 25 de junho, das 9h às 17h, no Planetário do Rio. Há um link para inscrição: https://bit.ly/seminariofazerpensar. Na parte inferior do cartaz, há logos de várias instituições envolvidas na realização do evento, incluindo a Prefeitura do Rio, o Planetário, Museu da Vida Fiocruz, Fiocruz, Museu Nacional UFRJ, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Governo Federal, e CNPq.

 

O Museu da Vida Fiocruz é um dos realizadores do seminário "Fazer-pensar a Educação Museal: narrativas, formação e decolonialidade", que acontece em 24 e 25 de junho de 2024, das 9h às 17h, no Planetário do Rio de Janeiro. O evento acadêmico é organizado pela Fundação Planetário da Cidade do Rio de Janeiro, Museu da Vida Fiocruz, Museu Nacional/UFRJ e Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST. A iniciativa tem como objetivo discutir as contribuições do campo da Educação Museal para a constituição de repertórios teórico-político-práticos e para a formação continuada de educadores museais. Além disso, faz parte dos projetos “Desafios Contemporâneos da Educação Museal” e “Laboratório de Narrativas Museais”, ambos financiados pelo CNPq. As atividades são presenciais. 

Todas as pessoas interessadas podem participar. As inscrições estão abertas em bit.ly/seminariofazerpensar.


Confira a programação: 

 

Dia 24 de Junho de 2024 

9h - Café e credenciamento

 

9h30 - Mesa de abertura
Onde: Cúpula Carl Sagan
Participantes: Ana Carolina Gonzalez (Chefe Museu da Vida Fiocruz), Renan Uccelli (Presidente do Planetário do Rio), Flávia Requeijo (Coordenadora do Laboratório de Narrativas Museais) e Carla Gruzman (Coordenadora do Projeto Desafios Contemporâneos da Educação Museal - PROEP/COC)

 

10h às 12h - Mesa-redonda: Formação em educação museal e decolonialidade* **
Onde: Cúpula Carl Sagan
Mediação: Flávia Pedroza (Planetário do Rio)
Participantes: Silvana Lovay e Alan Alves Brito

La educación como herramienta para la decolonización en los museos. ¿Realidad o utopía?
Silvana Lovay (CECA LAC)
Esta exposición propone pensar críticamente a la colonialidad como un común denominador en muchos museos de la región, y la llegada de proyectos y acciones que proponen a la educación como un valor, un derecho y una herramienta para decolonizar miradas, ideas, creencias, rompiendo con la hegemonía de los discursos, narrativas y el monopolio del saber. Desde allí nos preguntaremos qué de real y qué de utópico tienen estas intervenciones para la llegada de un nuevo paradigma que irrumpa desde las comunidades.

* Atividade ministrada em espanhol.

A educação museal (em ciências) em perspectiva antirracista: a resiliência de corpos celestes museológicos
Alan Alves Brito (Instituto de Física/UFRGS)
A atividade apresenta uma discussão sobre os desafios estruturais e pedagógicos da educação das relações étnico-raciais no campo do ensino e da divulgação de ciências físicas (astronomia) e sociais aplicadas (museologia) como um dispositivo didático-pedagógico para ampliar o debate sobre a decolonização das ciências e dos espaços de museu. A partir da análise de artigos, documentos e outras fontes oficiais da União Astronômica Internacional, e tendo os céus como referência, o palestrante amplia, a partir dos casos discutidos, a percepção de como os céus podem ser encarados como patrimônios históricos, culturais e naturais da humanidade, sem perder de vista as formas com as quais as narrativas sobre eles e a noção de patrimônio, no âmbito da astronomia moderna e contemporânea, têm sido cosmofóbicas.

** Mesa-redonda bilíngue, em português e espanhol, sem tradução simultânea.

 

12h às 14h - Intervalo

 

14h às 17h* - Minicursos

Minicurso “La migración actual, un asunto de todas/os”, com Silvana Lovay*
Onde: Cúpula Carl Sagan
Esta exposición propone pensar críticamente a la colonialidad como un común denominador en muchos museos de la región, y la llegada de proyectos y acciones que proponen a la educación como un valor, un derecho y una herramienta para decolonizar miradas, ideas, creencias, rompiendo con la hegemonía de los discursos, narrativas y el monopolio del saber. Desde allí nos preguntaremos qué de real y qué de utópico tienen estas intervenciones para la llegada de un nuevo paradigma que irrumpa desde las comunidades.

* Atividade ministrada em espanhol.


Minicurso “Museu colonial x antimuseu: relações étnico-raciais e de gênero na educação e divulgação das ciências”, com Alan Alves Brito 
Onde: Auditório
Revisitaremos, com base no arcabouço da educação das relações étnico-raciais e de gênero, perspectivas decoloniais e estratégias de descolonização das narrativas museológicas com foco nas experiências negras, indígenas e quilombolas no Brasil.

* 15h30: pausa para o café.

 

 

Dia 25 de Junho 2024

9h - Café e credenciamento

 

9h30 às 12h - Mesa-redonda: Pesquisas, narrativas e formação de educadores
Onde: Cúpula Carl Sagan
Mediação: Marcus Soares (Museu da Vida Fiocruz)
Participantes: Tânia Lúcia Maddalena e Sandra Selles

Tânia Lúcia Maddalena (Faculdade de Educação e PROPED/UERJ)
Esta mesa apresentará a experiência da palestrante como professora na Faculdade de Educação da UERJ, onde coordena e desenvolve diversos projetos narrativos em sala de aula e em espaços de pesquisa e extensão. A partir desses exemplos, pretende-se refletir sobre as relações entre
memória, experiência e ficção que a prática narrativa possui. A ideia de pensar a arte de contar histórias na docência e nas pesquisas em Educação remete à força das palavras, à centralidade das narrativas na constituição da humanidade e à tessitura que essas ficções – que inventam o mundo ao narrá-lo – realizam em nossos processos formativos.

Sandra Selles (Faculdade de Educação e CDC/UFF)
Nesta mesa, a palestrante pretende focalizar questões epistêmicas e éticas envolvidas em abordagens de pesquisa narrativa. Examinará possibilidades metodológicas mobilizadas por muitas dessas abordagens em diálogo com os estudos de Ivor Goodson.

 

12h às 14h - Intervalo

 

14h às 15h - Palestra: Educação Museal, Mediação e Museus de Ciências: perspectivas plurais – resultados preliminares
Onde: Cúpula Carl Sagan
Mediação: Mayara Manhães (Museu da Vida Fiocruz)
Participantes: Paula Bonatto

Paula Bonatto (Museu da Vida Fiocruz)
Apresentará resultados preliminares da pesquisa do Serviço de Educação do Museu da Vida Fiocruz, realizada por sua equipe sob a coordenação do Professor Dr. Ozias de Jesus Soares, que investigou o perfil dos participantes em processos educativos desse museu, levando em consideração as perspectivas de 44 mediadores/educadores inseridos nas ações do período entre 2019-2020. Nesse sentido, reunimos indicadores e reflexões que resultam da análise dos processos de formação dos participantes da pesquisa, destacando faixas etárias, formação e experiências anteriores.

 

15h às 17h - Oficinas/Rodas de Conversa sobre Educação Museal

Oficina - Abordagem decoloniais em planetários
Onde: Cúpula Carl Sagan
Equipe: Carolina de Assis (Museu Ciência e Vida/Fundação CECIERJ), Flávia Pedroza (Planetário do Rio), Paulo Colonese (Museu da Vida Fiocruz)
Número limite de participantes: 60 participantes
Nesta roda de conversa, mergulharemos em discussões sobre o papel dos planetários na desconstrução de visões coloniais e na promoção de ações mais inclusivas. A representatividade cultural, a importância da pluralidade de vozes, e os desafios envolvidos na criação de novos discursos e práticas educativas nos planetários são alguns temas que nossos convidados devem debater com os participantes. Venha fazer parte desta conversa e contribuir para a discussão a respeito da decolonialidade e da inclusão nos espaços educativos dos planetários!

Oficina - A postura anticapacitista em espaços museais
Onde: Cúpula Galileu Galilei
Equipe Museu da Vida Fiocruz: Bianca Reis, Fernanda Costa, Paulo Andrade e Felipe Monteiro
Número limite de participantes: 30 participantes
Bate-papo com os educadores em acessibilidade do Museu da Vida Fiocruz sobre as possibilidades de ações anticapacitistas em museus e de como essas podem existir a partir de aspectos decoloniais.

Oficina - PNEM em jogo: educação museal e política pública
Onde: Sala da biblioteca
Equipe Museu Nacional: Andréa Costa, Pedro Rafael, Aline Miranda, Laís Borges e Sheila Boas
Número limite de participantes: 30 participantes
Através da utilização de um jogo, o grupo pretende desenvolver o tema das Políticas Públicas em Educação Museal de forma coletiva. Organizadas em roda de conversa, as pessoas participantes discutirão problemas e proporão soluções ancoradas no contexto da PNEM.

Oficina - Objetos em rede: experiências da COEDU/MAST em ações educativas museal online
Onde: Auditório
Equipe MAST: Julliana Vilaça Fonseca, Carolina Braga Seda e Frieda Maria Marti
Número limite de participantes: 15 participantes
A Coordenação de Educação em Ciências (COEDU) do Museu de Astronomia e Ciências Afins - MAST utiliza seus instrumentos científicos de valor histórico para realizar ações de Educação Museal, tanto no museu geograficamente localizado quanto nas redes sociais da COEDU. A atividade proposta tem como objetivo compartilhar as experiências da COEDU nessas ações educativas museais online e discutir os usos de objetos museais em ações de Educação Museal e Popularização da Ciência no contexto da Educação Museal Online.


15h30 - Pausa para o café

 

17h às 17h30 - Encerramento

 

Serviço:
Seminário "Fazer-pensar a Educação Museal: narrativas, formação e decolonialidade"
24 e 25 de Junho de 2024
Local: Planetário do Rio (Rua Vice-Governador Rúbens Berardo, 100 - Gávea, Rio de Janeiro - RJ)
Entrada gratuita. Inscrições: bit.ly/seminariofazerpensar

 

Publicado em 4 de junho de 2024.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

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