Ir para o conteúdo

Por Teresa Santos

Crédito: Gabriela Andrade

Há 25 anos, em maio de 1999, nascia o Museu da Vida Fiocruz. Agora, em maio de 2024, a instituição está realizando uma série de atividades comemorativas, que se estenderão até o próximo ano. E a festa já tem data e local confirmados! No dia 25 de maio de 2024 (sábado), o campus Fiocruz Manguinhos, Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro (RJ), será palco de um grande encontro para todas as idades, cheio de atrações e com a participação de instituições parceiras! O Aniversário do Museu da Vida Fiocruz: 25 anos é gratuito e aberto ao público!

A partir das 9h30, o Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz estará aberto, acolhendo os visitantes e apresentando todas as atrações desse dia especial. Já as atividades serão realizadas das 10h às 16h. 

 

Música, dança, teatro, exposições e muito mais!

Diariamente, promovemos ações de popularização da ciência, com arte e cultura. E, claro, estes elementos não poderiam faltar na nossa comemoração. 

No dia 25/05, o público vai poder visitar nossas exposições e ainda se divertir com atrações musicais, apresentação de balé, teatro, oficinas, contação de história, palhaçaria, muitas atividades educativas e até brincadeira com bolhas de sabão! Além disso, poderá conhecer nossos espaços de visitação: Castelo da Fiocruz, Pirâmide, Parque da Ciência, Prédio da Cavalariça, Auditório, Tenda da Ciência e o Borboletário, que será reaberto excepcionalmente para a data!

Teremos ainda convidados especiais, com um grande time de parceiros que trará mais atrações para a nossa festa. Entre eles, estão o AquaRio, o BioParque, o Museu Nacional, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e o Planetário. Também vamos contar com apresentações incríveis do Ballet de Manguinhos, da Banda do Colégio Estadual Professor Clóvis Monteiro e do Grupo Música na Calçada, que nasceu no Espaço Casa Viva/RedeCCAP, todos parceiros queridos do território. Ah, e ainda vai ter mais música! Os Parceiraços da Dercy completam a celebração, com um show musical homenageando Raul Seixas no Centro de Recepção.

O Aniversário do Museu da Vida Fiocruz: 25 anos vai contar ainda com a inauguração da lojinha do Museu da Vida Fiocruz no Centro de Recepção. A gestão da loja é da Associação de Amigos do Museu da Vida Fiocruz, e todos os recursos arrecadados com a comercialização de produtos do Museu são revertidos para os nossos projetos.

O Museu da Vida Fiocruz é parte integrante da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e há ¼ de século vem sendo um dos principais atores no diálogo entre a Fiocruz a sociedade. O trabalho tem se consolidado graças ao esforço coletivo de muitos profissionais e dos visitantes. E, na nossa festa de aniversário, todos são bem-vindos!

“Carregamos com honra a responsabilidade de abrir nossa instituição aos mais variados públicos e também levar a Fiocruz ao encontro deles, nas periferias e interiores de outras cidades do país. Por isso, esse marco será muito celebrado!", destaca Ana Carolina Gonzalez, chefe do Museu da Vida Fiocruz. 

O Aniversário do Museu da Vida Fiocruz: 25 Anos é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, da Fiocruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e SPCOC. Conta ainda com patrocínio das empresas SC Johnson, Abbott, White Martins, XP Investimentos, IBMR, Dataprev, Icatu Seguros, Transegur, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Confira abaixo a programação completa da nossa festa.

 

Aniversário do Museu da Vida Fiocruz: programação completa 

Atividades Educativas
 
Arte & Saúde  
Quando: das 10h às 16h 
Onde: Parque da Ciência 
Idade: a partir dos 5 anos 

Vamos escovar os dentes é um jogo colaborativo que representa uma trilha onde a criança é uma das peças. Contém informações sobre os hábitos e cuidados necessários para saúde bucal. O jogo Time da Saúde é cooperativo e sua proposta é apresentar informações sobre a atuação de diferentes profissionais da saúde em suas atividades cotidianas. A partir de diversas situações e problemas, as crianças são motivadas a encontrar o Time da Saúde e refletir sobre quais profissionais atendem a diferentes situações de saúde.

 
Bancada de Pasteur  
Quando: das 10h às 16h 
Onde: Pirâmide do Parque da Ciência 
Idade: a partir dos 5 anos  

Atividade educativa, acessível e divertida que estimula a curiosidade das crianças por meio de experimentos de química, utilizando balões, ácidos, velas, entre outros apetrechos.  

 
Câmara Escura
 
Quando: das 10h às 16h 
Onde: Pirâmide do Parque da Ciência 
Idade: livre 

Nessa atividade, você poderá explorar e investigar a propagação da luz, interagir com um modelo do olho, desvendar seu funcionamento, observar as misturas de luzes de diferentes cores e se divertir com sombras coloridas. 

 
Realejo Científico 
Quando: das 10h às 16h  
Onde: Campus Manguinhos  
Idade: a partir de 5 anos  

Com o objetivo de combater informações falsas a respeito da vacinação, o grupo de Contadoras de histórias do Museu da Vida Fiocruz busca trazer reflexões junto ao público quanto à importância da vacinação e das fontes de informação confiáveis. O grupo leva em uma maleta curiosidades e perguntas sobre vacinação que são retiradas pelo público e lidas, de forma descontraída, numa relação divertida de troca e interação. 


Sala de Experimentação  
Quando: das 10h às 16h 
Onde: Pirâmide do Parque da Ciência 
Idade: a partir dos 5 anos 

Participe de atividades lúdicas para conhecer o cérebro de diferentes animais e aprender um pouco sobre o corpo humano.  

 
Oficina de Escavação 
Quando: sessões às 10h30 e às 14h30 
Onde: área externa do Parque da Ciência e CDHS  
Idade: a partir de 10 anos 

O Sítio Arqueológico apresenta os vestígios do Complexo de Incineração de Lixo Urbano em Manguinhos, que funcionou no local de 1917 a 1938. As discussões sobre o que é Arqueologia, sobre a ocupação de Manguinhos no início do século 20 e seu complexo de incineração de lixo são apresentadas por meio de painéis, maquetes táteis, um totem interativo e visualização de objetos achados no local, dispostos em uma vitrine.  
Obs.: não haverá atividade em caso de chuva. 

 
Há Vida na Gota D'Água? 
Quando: sessões às 11h e às 14h30 
Onde: Pirâmide do Parque da Ciência 
Idade: a partir dos 5 anos  

Por meio de um microscópio interligado à TV, é possível observar amostras coletadas em água de bromélias. Os visitantes são convidados a refletir sobre a qualidade da água para o consumo humano e outras utilizações desse bem natural tão importante para nosso planeta. 
 
 
Conhecendo o Céu Tupi-Guarani  
Quando: sessões às 11h30, 13h, 14h e 15h  
Onde: Auditório 
Idade: a partir de 10 anos  

Um passeio pelo céu tupi-guarani, conhecendo quatro constelações, marcadoras de tempos anuais no Hemisfério Sul: o Homem Velho (verão), o Veado (outono), a Ema Branca (inverno) e a Anta do Norte (primavera). Vamos observá-las com o simulador do céu Planetário Stellarium e descobrir onde estão e quando observá-las no céu ao longo do ano!  


 
Instituições Parceiras
 
AquaRio: Para Garantir o Amanhã, Precisamos Mudar o Presente
Quando: das 10h às 16h  
Onde: Foyer
Idade: Livre 

O educativo do AquaRio trará nesta oficina materiais informativos e interativos que aprofundarão os conhecimentos acerca da biodiversidade marinha e dos impactos que causamos hoje como potencial preocupante para o futuro. 


Bioparque: Por Dentro da Área Técnica
Quando: das 10h às 16h 
Onde: Foyer 
Idade: Livre 

A exposição educativa tem como foco possibilitar a aproximação do público com o trabalho exercido pelo corpo técnico do BioParque do Rio, ressaltando o papel do zoológico moderno para a conservação da fauna e o nosso comprometimento com o bem-estar dos nossos animais. 


IOC-Fiocruz: Por Dentro do Sangue com ArteCiência – Uma Artéria ao Alcance das Mãos
Quando: das 10 h às 16h
Onde: Salão de exposições
Idade: Livre 

O Laboratório de Inovações em Terapias, Ensino e Bioprodutos (LITEB), do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz), convida o público a explorar um modelo cenográfico que representa o interior de um vaso sanguíneo e os principais elementos do sangue como células, moléculas e anticorpos. Além disso, será possível reproduzir seu próprio modelo de artéria e dar a ele 
um título.


MAST: Observação do Sol – O Astro Rei em Perspectiva 
Quando: das 10h às 16h 
Onde: Parque da Ciência 
Idade: Livre 

Já em tempos remotos, o Sol ocupava lugar de destaque nas mais diversas culturas, associado a vida, fartura e fertilidade. Nas ciências básicas, foi alvo de um grande número de pesquisas nos mais diversos campos do conhecimento, como da física, química, biologia e geografia. Hoje, nas ciências aplicadas, o Sol continua em destaque. Seja nos estudos de cosméticos e protetores das radiações emitidas, seja no campo das energias renováveis, no estudo das radiações e ventos solares e sua influência nas comunicações e nos eletroeletrônicos ou seus ciclos e ação no planeta Terra. A iniciativa visa despertar o interesse do público pela estrela Sol por uma perspectiva sócio científica, incluindo a observação segura com instrumentos apropriados.

 
Museu Nacional: (Des)Memórias da Independência + Passeio na Quinta
Quando: das 10h às 16h
Onde: Foyer
Idade: Livre

O que o Museu Nacional tem a ver com a Independência do Brasil? E o que sabemos sobre o lugar onde fica o Museu, a Quinta da Boa Vista? Venha conversar sobre isso e muito mais, experimentando os jogos "(Des)Memórias da Independência" e "Passeio na Quinta". No primeiro, te convidamos a refletir sobre as histórias contadas e as não contadas acerca da Independência do Brasil, produzindo juntos novos significados sobre o tema. E no segundo, vamos descobrir o quanto de História e Ciências podemos aprender com o mais belo parque do Rio de Janeiro. 

* A atividade será executada em rodadas que permitem a participação de até 20 pessoas (10 em cada jogo) a cada rodada. 
 
Planetário: Observação do Sol 
Quando: das 10h às 16h 
Onde: Parque da Ciência 
Idade: Livre 

A atividade envolve a observação do Sol com um telescópio. Este instrumento possui um filtro especial que garante segurança durante a prática, sem riscos para os olhos. Além disso, as crianças poderão soltar a imaginação, desenhando e colorindo, em uma oficina sobre constelações indígenas.

 

Visitas
 
Castelo da Fiocruz* 
Quando: das 10h às 16h, mediante retirada de senha no Centro de Recepção.  
Aos sábados, as visitas duram 40 minutos, com saídas às 10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10. 
Onde: Castelo da Fiocruz (saída do Centro de Recepção) 
Idade: livre 

É um Castelo localizado na parte mais alta da Fiocruz, na praça Pasteur, as visitas ocorrem nas varandas até o terceiro andar. O público pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe, bem como visitar a sala da biblioteca de obras raras e ainda conhecer a história da revolta da vacina, aspectos da reforma urbana e sanitária na época de Oswaldo Cruz.  

*Visitação mediada. Distribuição de senhas no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz. 
 
 
Borboletário Fiocruz* 
Quando: das 10h às 16h, com sessões de 15min 
Onde: área externa da Tenda da Ciência 
Idade: a partir de 5 anos 

Localizado próximo à tenda da Ciência, o espaço do borboletário é ornamentado por plantas e habitado, no momento, por duas espécies de borboletas: ponto-de-laranja (Anteos menippe) e borboleta-brancão (Ascia monuste). Durante a visita, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores e estratégias para sua sobrevivência. 

*Visitação mediada. Público limitado a 15 espectadores por grupo. Interessados em realizar esta atividade devem buscar informações previamente no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz. 

Obs.: não há atividade em caso de chuva. 
  

 
Exposições 
 
Aedes: Que Mosquito é Esse?*
Quando: das 10h às 16h  
Onde: Sala 308 - Castelo da Fiocruz 
Idade: livre 

A atividade é dividida em cinco módulos que apresentam as características do mosquito Aedes aegypti, seu habitat, a prevenção e outras informações por meio de diferentes recursos tecnológicos e visuais como, por exemplo: um mosquito gigante, jogos, óculos de realidade virtual, entre outros. 

*Aos sábados, a distribuição de senhas acontece no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz. 
 

Exposição Vida e Saúde: relações (in)visíveis 
Quando: das 10h às 16h 
Onde: Prédio da Cavalariça 
Idade: livre 

A exposição 'Vida e Saúde: relações (in)visíveis' apresenta o tema da saúde em sua complexidade, com 14 módulos que convidam o público a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microbiologia à saúde como fenômeno social. A iniciativa marca ainda a reabertura do prédio da Cavalariça, que acaba de ser restaurado. 
 

Mostra Audiovisual: O Céu que nos Protege - Vidas e Vozes na Terra Yanomami 
Quando: das 10h às 16h 
Onde: Anfiteatro do Centro de Recepção 
Idade: livre 

A mostra audiovisual 'O Céu que nos Protege - Vidas e Vozes na Terra Yanomami' é uma jornada visual pela crise de desassistência enfrentada na Terra Indígena Yanomami, apresentando materiais produzidos pelas equipes de comunicação da Fiocruz durante suas incursões ao território. Com registros fotográficos, a exposição documenta as ações de saúde e o cotidiano das populações, oferecendo uma oportunidade para o público se engajar e refletir sobre os desafios enfrentados pelas comunidades indígenas em momentos de emergência de saúde. 
  

 
Teatro, circo, dança e palhaçaria
 
Ballet Manguinhos 
Quando: 10h 
Onde: Auditório 
Idade: livre 

O público poderá conferir não é apenas um espetáculo de dança, mas também uma celebração vibrante de resiliência, determinação e triunfo sobre as adversidades. Coreografias que fizeram parte dos 12 anos de atuação e história do Ballet Manguinhos no território serão apresentadas pelos bailarinos que irão compartilhar suas histórias de superação, inspirando a audiência a acreditar no poder transformador da arte. 
 

Bolhas Encantadas 
Quando: 11h 
Onde: Palco do Centro de Recepção (início do trajeto) e Parque da Ciência 
Idade: a partir dos 5 anos 

A brincadeira com as bolhas de sabão é divertida e hipnotizante. A palhaça fantasiada de borboleta utiliza formas plurais para fazer bolhas, desde o tamanho de um feijãozinho até formas gigantescas ao ponto de colocar uma criança dentro. Utiliza vários brinquedos coloridos e estimula a integração para que todos possam fazer simultaneamente suas bolhas gigantes. 
  

Peça 'É O Fim da Picada!' 
Quando: sessões às 11h e às 13h30 
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall 
Idade: a partir de 12 anos 

O humor é a principal estratégia desta esquete para sensibilizar o público sobre a prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya. 
  

Experimentalismo Brabo: Intervenção com Will Will e Palhaça Primeira-Dama 
Quando: sessões às 12h, 13h30 e 14h30  
Onde: Sala de Vídeo do Centro de Recepção  
Idade: livre  

Experimentalismo Brabo apresenta Will Will, o palhaço do trem e a Primeira-Dama: juntos para brincar com crianças e adultos no aniversário do Museu da Vida Fiocruz. A dupla apresentará reprises clássicas da comicidade circense. Will Will tem larga experiência de rua e com os trens da Supervia e hospitais públicos. Já a Primeira-Dama possui experiência com palhaçaria de favela e para a terceira idade. 
 


Show 
 
Parceiraços da Dercy – Show “Faze o que tu queres” 
Quando: às 12h  
Onde: Centro de Recepção (palco)
Idade: Livre 

A banda formada por Letícia Guimarães, Gustavo Ottoni, Luiz Paulo Barreto e pelo baterista Gunar Vinícios, tocará apenas canções de Raul Seixas, no ano em que "Gita", um de seus álbuns mais emblemáticos, completa 50 anos. Toca Raul!!! 

 
Música Na Calçada 
Quando: às 14h 
Onde: Centro de Recepção (palco) 
Idade: Livre 

O Grupo Música na Calçada é resultado das oficinas musicais que vêm sendo desenvolvidas no Espaço Casa Viva/RedeCCAP, desde 2004, em Manguinhos. Através da pesquisa sobre a tradição da música comprometida com as lutas populares, o projeto constrói um espaço de vivência, troca, prática de conjunto e formação política, pautada pelo enraizamento local, a produção de conhecimento, arte, cultura e identidade dos territórios periféricos e a luta por direitos. Por ser um grupo oriundo e residente do Espaço Casa Viva, e ao mesmo tempo ter o potencial de circular por outros espaços, tanto dentro quanto fora de Manguinhos, o Grupo Música na Calçada tem um papel de “embaixador” do projeto político pedagógico desenvolvido na Escola de Música de Manguinhos e no Espaço Casa Viva como um todo. A ideia é fortalecer as redes, aprofundar possibilidades de integração e, através dos laços criados, intensificar a construção cotidiana, responsável e consciente de um legado, capaz de fortalecer tanto os sentidos de enraizamento no território, quanto a articulação junto a outras iniciativas afins.  
 
   
Wagner José e Seu Bando (Banda do Colégio Estadual Professor Clóvis Monteiro)
Quando: às 15h 
Onde: Na Kombi, em frente ao Centro de Recepção 
Idade: Livre 

Na estrada desde 2002, Wagner José e Seu Bando vem divulgando suas composições com pegada de Rock, Blues e Baladas do Rio de Janeiro para diversas cidades. O nome remete ao fato de não ter formação fixa, sendo assim, é natural a circulação de músicos a cada temporada e/ou apresentação. Além disso, qualquer pessoa que contribua com a repercussão das ações (fotógrafos, artistas plásticos, entre outros) também pode fazer parte desse Bando. O repertório dos quatro discos independentes já gravados, somado a influências musicais de bandas dos anos 50’, 60’ e 70’ levaram o Bando a uma turnê pelo Sul do Brasil, a bordo de uma Kombi 72’, por festivais bem estruturados e casas consagradas, sem perder a forte característica de realizar seus próprios eventos em espaços públicos. 
 

 

Serviço:  
Aniversário do Museu da Vida Fiocruz 
Quando: 25 de maio, das 10h às 16h 
Onde: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ 
Entrada gratuita e livre. Não é necessário agendamento. 
Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 

Publicado em 10 de maio de 2024.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça