Estamos contando os dias para a 22ª Semana Nacional de Museus, e o Museu da Vida Fiocruz não poderia estar mais empolgado para participar! Organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento acontecerá de 13 a 19 de maio, em todo o Brasil, com o tema "Museus, Educação e Pesquisa” e uma programação imperdível que abrange mais de 1.080 museus e instituições culturais. É uma oportunidade para imergir no universo da educação, pesquisa e cultura, e estamos prontos para proporcionar uma experiência enriquecedora a todos os nossos visitantes.

O Museu da Vida Fiocruz marca presença oferecendo atividades especiais que dialogam com o tema principal. Este ano, daremos início às nossas atividades com a palestra "Território, Museus e Educação Popular", ministrada por David Alfredo, historiador e educador museal. Esta palestra faz parte do Seminário “ConversAções para TransFormar: 25 anos de Museu da Vida Fiocruz”. Além disso, teremos sarau e cordel como algumas das atividades para os visitantes.

Confira a nossa programação completa e junte-se a nós!

13/05/2024 - 09h às 12h
Palestra: "Território, Museus e Educação Popular", com David Alfredo (historiador e educador museal), integrando o Seminário “ConversAções para TransFormar: 25 anos de Museu da Vida Fiocruz”.

16/05/2024 - 13h30 às 14h30
Sarau: Cordel "O Castelo da Fiocruz": declamação e distribuição do folheto de cordel homônimo, escrito por Leo Salo, seguido de debate sobre cultura popular e educação em espaços não formais, como museus.

24/06/2024 a 25/06/2024 - 09h30 às 17h
Seminário: "Fazer-pensar a Educação Museal - narrativas, formação e decolonialidade": contribuições do campo da Educação Museal na constituição de repertório e formação continuada de educadores museais.
Esperamos por você!

Publicado em 08 de maio de 2024.