Ir para o conteúdo

 

Maio é todo nosso! O mês mais especial do ano chega recheado de surpresas! O grande destaque fica por conta do grande evento comemorativo de aniversário que o Museu da Vida Fiocruz realiza em 25/05. A programação ainda está sendo guardada a sete chaves, mas muuuito em breve vamos compartilhar com vocês, nossos visitantes! Ainda temos diversas outras atividades que reúnem história, arte, cultura e, claro, muita ciência, como a Caminhada Histórica e o projeto 'Cordel, Ciência e Saúde'!

O Museu da Vida Fiocruz está aberto ao público de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábado, das 10h às 16h. Não é necessário fazer agendamento para nos visitar - exceto para o caso de grupos  acima de dez pessoas, que devem entrar em contato com a gente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (21) 3865-2128. O atendimento acontece de terça a sexta, das 9h às 16h30.

Para aproveitar ainda mais a sua visita, faça o download do app do Museu da Vida Fiocruz! Nosso aplicativo está disponível para Android e iOS.

Sabe aquelas fotos lindas qu você fez aqui? Compartilha com a gente marcando a @museudavidafiocruz e as hashtags #museudavidafiocruz e #acienciadoseulado! Sua foto pode ser compartilhada nas nossas redes sociais! 

A programação mensal de atividades é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, da Fiocruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e SPCOC. Conta ainda com patrocínio das empresas SC Johnson, Abbott, White Martins, XP Investimentos, IBMR, Dataprev, Icatu Seguros, Transegur, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

 

 

Atenção!

Algumas atividades são limitadas, com distribuição de número reduzido de senhas, e sujeitas à lotação. Chegue cedo!

O Museu da Vida Fiocruz estará fechado ao público nos feriados do Dia do Trabalhador (01/05) e Corpus Christi (30/05).

 



Eventos

Caminhada Histórica
Quando: sábado (04/05), às 10h50 e às 14h30
Onde: Alameda Oswaldo Cruz, Praça Pasteur e Castelo da Fiocruz
Idade: a partir dos 8 anos

É realizada uma caminhada que passa pela praça Pasteur, por parte da Alameda Oswaldo Cruz e em frente ao Castelo Mourisco. Apresenta a transformação e a importância dos prédios e praças, assim como as demais modificações do campus de Manguinhos a partir da época de Oswaldo Cruz dentro do contexto da saúde pública brasileira.

 

Seminário ConversAções para TransFormar: Museu da Vida 25 Anos
Quando: segundas (06/05, 13/05, 20/05, 27/05, 12/08 e 19/09), às 9h
Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz
Idade: livre

Iniciando as comemorações pelos 25 anos de fundaçõ do Museu da Vida Fiocruz, o Seminário discute temas de grande relevância no campo museal, refletindo sobre o que desejamos para o futuro dos nossos museus, com a participação de grandes pensadores. As seis palestras tratam de diversos assuntos, entre eles, direitos humanos, ciência e saúde, racismo em espaços culturais, museologia LGBTQIAPN+ e muito mais. Os encontros contarão com intérpretes de Libras e serão transmitidos ao vivo pelo nosso canal do YouTube. Confira a programação completa

 

Encontro com Professores
Quando: quinta-feira (23/05), das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Centro de Recepção (ponto de encontro)

Formulários de inscrição disponíveis aqui.  

 

Museu da Vida Fiocruz: 25 Anos
Quando: sábado (25/05), das 10h às 16h
Onde: diversos espaços
Idade: livre

Um grande evento vai celebrar nossos 25 anos  com uma extensa programação de atividades do do Museu da Vida Fiocruz e instituições parceiras! Informações em breve.
Entrada gratuita. Não é necessário realizar inscrição prévia para participar.

 

 

Atividades educativas

Memória de Manguinhos em Cordel
Quando: terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábado (04/05), das 10h às 16h
Onde: Castelo da Fiocruz
Idade: livre

Intervenção artística do coletivo Experimentalismo Brabo apresenta, por meio de cordel, memórias e histórias das pessoas e das manifestações culturais dos territórios vizinhos da Fiocruz. Acontece durante as visitas ao Castelo da Fiocruz e tem 20 minutos de duração.

 

Cordel Castelo da Fiocruz
Quando: sexta (03/05), terça (07/05) e quintas (16/05 e 23/05), às 10h30 e às 11h30
Onde: Castelo da Fiocruz
Idade: a partir de 8 anos

Declamação e distribuição gratuita do folheto de cordel "O Castelo da Fiocruz", escrito por Leo Salo, com orientação de Renato da Gama-Rosa Costa e revisão de Érica Loureiro. A obra facilita o entendimento da arquitetura do Castelo Mourisco, e é utilizada como material de apoio para visitas guiadas da Fiocruz.

 

Câmara Escura 
Quando: sábado (04/05), das 10h às 16h
Onde: Pirâmide do Parque da Ciência
Idade: livre

Nesta atividade, o visitante vai poder explorar e investigar a propagação da luz e de como nosso olho funciona e se divertirá com sombras coloridas. 

 

Meninas e mulheres na ciência, com Ellen Grace e Rafa Reis 
Quando: sábado (04/05), às 10h30 e às 11h30
Onde: Sala de Vídeo do Centro de Recepção
Idade: a partir de 8 anos

Baseadas no livro 'Histórias para inspirar futuras cientistas', os visitantes do Museu Da Vida serão  convidados a testar seus conhecimentos sobre importantes mulheres na ciência com jogos poéticos e interativos numa divertida roda lúdica de troca e aprendizagem. 

 

Cordel, Ciência e Saúde
Quando: sextas (10/05, 17/05, 24/05 e 31/05), às 9h, 10h30, 11h30 e 15h
Onde: Sala de Vídeo do Centro de Recepção
Idade: a partir de 8 anos

Nesta ação, os visitantes do Museu são convidados a conhecer um pouco mais sobre o cordel brasileiro e exercitar a criação de versos sobre um tema de ciência e saúde, sob a coordenação de Leo Salo. A cada semana, as atividades vão tratar sobre fibromialgia, hipertensão, território e tabaco.

 

Há Vida na Gota D'Água?
Quando: sábado (11/05), das 10h às 16h
Onde: Pirâmide do Parque da Ciência
Idade: a partir dos 5 anos 

Ao observarem amostras em microscópios, os visitantes são convidados a refletir sobre a importância da qualidade da água para o consumo humano e conhecer uma parcela do mundo microscópio em uma gota d´água.

 

Os caçadores do mistério da Cavalariça
Quando: sábado (11/05), às 10h50 e às 14h30
Onde: Prédio da Cavalariça
Idade: a partir dos 8 anos

Realizado dentro da Cavalariça, é um jogo que desafia as habilidades de investigação e relações entre as pistas junto ao público visitante. A proposta é formar grupos para explorar as pistas deixadas nesse local onde era um antigo estábulo onde ficavam os cavalos utilizados na produção do soro da peste bubônica. 

 

Célula Animal 
Quando: sábado (18/05), das 10h às 16h
Onde: Parque da Ciência
Idade: livre

Este modelo gigante de célula animal, com as suas organelas em diferentes formatos e cores, traz um convite aos pequenos para subir e escorregar por meio das estruturas e ainda conversar sobre essa representação bem ampliada da menor parte do corpo humano.

 

 

Visitas

Castelo da Fiocruz*
Quando: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábado, das 10h às 16h, mediante retirada de senha no Centro de Recepção. A visitação de terça a sexta tem duração de uma hora, com saídas às 9h, 10h30, 13h30 e 15h. Aos sábados, as visitas duram 40 minutos, com saídas às 10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10.
Onde: Castelo Mourisco (saída do Centro de Recepção)
Idade: livre

Neste espaço de visitação, o público pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe. 

*Visitação mediada. Distribuição de senhas no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.

 

Parque da Ciência e Pirâmide
Quando: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábado, das 10h às 16h
Onde: em frente à Biblioteca de Manguinhos
Idade: a partir de 7 anos

O Parque da Ciência conta com uma grande área aberta, na qual estão espalhados vários equipamentos. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais que estão conectados: Energia, Comunicação e Organização da Vida. No ambiente Energia, o visitante tem contato com equipamentos que demonstram ou permitem observar as transformações de energia que a humanidade tem aprendido a controlar. Aparelhos como aquecedor solar, espelho parabólico e pilha humana criam oportunidades para a discussão sobre a origem da energia, eficiência energética, economia e o impacto das diferentes tecnologias de transformação e aproveitamento de energia. O espaço conta ainda com atrações como o Jardim dos Códigos – que conta a história da escrita e da matemática desde as pinturas de cavernas pré-históricas até a atualidade –, os Espelhos Sonoros e os Tubos Musicais proporcionam um ambiente interativo e divertido. A área da Organização da Vida inclui equipamentos interativos, painéis e modelos tridimensionais que mostram as relações entre os mundos macroscópico e microscópico. Alguns destaques são o modelo de célula animal gigante, que demonstra a organização da vida e permite discutir como a célula obtém e gasta energia e as esculturas que mostram como funciona a fala e a audição. Contém equipamentos acessíveis, como Pilha Humana, Espelhos Parabólicos, Praça Solar, Tubos Sonoros e Pedalando Ondas.

Obs.: não há atividades em dias de chuva.

 

Borboletário
Quando: sextas, às 9h e às 13h30
Onde: Borboletário
Idade: 5 a 11 anos

Localizado próximo à Tenda da Ciência, o espaço do Borboletário é ornamentado por plantas e habitado, no momento, por duas espécies de borboletas: ponto-de-laranja (Anteos menippe) e borboleta-brancão (Ascia monuste). Durante a visita, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores e a estratégia para sua sobrevivência. Junto a esta atividade, os visitantes poderão participar também de outras duas: Ver de Perto e Trilha Científica Oswaldo Cruz. A atividade Ver de Perto acontece em área próxima ao Borboletário e utiliza a caixa entomológica com insetos de diferente tamanhos, cores e outras características, aproximando as informações ao cotidiano das crianças. Já a Trilha Científica Oswaldo Cruz é uma caminhada pelo campus da Fiocruz, apresentando elementos como sementes e árvores que fazem parte do patrimônio ambiental e local.

 

 

Exposições

Mostra Audiovisual: O CÉU QUE NOS PROTEGE - Vidas e Vozes na Terra Yanomami
Quando: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h
Onde: Anfiteatro do Centro de Recepção

A Mostra Audiovisual "O CÉU QUE NOS PROTEGE - Vidas e vozes na Terra Yanomami" é uma jornada visual pela Terra Indígena Yanomami, apresentando materiais produzidos pelas equipes de comunicação da Fiocruz durante suas incursões ao território. Saiba mais.
Entrada gratuita. Não é necessário agendar para visitar.

 

Aedes: Que Mosquito É Esse?
Quando: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábado, das 10h às 16h (para visitar, é preciso checar os horários e retirar senha no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz*)
Onde: Sala 308 - Castelo da Fiocruz
Idade: livre

Exposição ‘Aedes: Que mosquito é Esse?’ é aberta para visitação no Castelo da Fiocruz. Em sua versão completa, a mostra convida o público a refletir sobre a importância do combate ao Aedes aegypti. Composta por painéis, vídeos, jogos, aparatos e instrumentos científicos, a mostra apresenta também uma escultura gigante de um mosquito fêmea, com mais de dois metros, do artista plástico Ricardo Fernandes. A ida à exposição pode contemplar também uma visita ao Castelo. Mais informações aqui.

* Aos sábados, a distribuição de senhas acontece no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.

 

Vida e Saúde: relações (in)visíveis
Quando: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábado, das 10h às 16h
Onde: Prédio da Cavalariça

A exposição 'Vida e Saúde: relações (in)visíveis' apresenta o tema da saúde em sua complexidade, com 14 módulos que convidam o público a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microbiologia à saúde como fenômeno social. A iniciativa marca ainda a reabertura do prédio da Cavalariça, que acaba de ser restaurado.

 

 

Teatro

Peça 'É O Fim da Picada!'
Quando: terças, quartas e quintas-feiras, às 10h30 e às 13h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade: a partir de 12 anos

Nesta esquete, o humor é a principal estratégia desta esquete para sensibilizar o público sobre a prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.
Haverá sessões com intérpretes de libras nos dias 14/05 (terça) e 22/05 (quarta).

 

 

Museu da Vida Fiocruz por aí: Atividade extramuros

Exposição 'Biodiversidade e Saúde' (Limeira, SP)
Quando: de segunda a sexta, das 9h às 16h*
Onde: Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite / Prefeitura de Limeira - SP (R. Dr. José Botelho Veloso - Jardim Santa Cecilia, Limeira - SP)
Idade: livre
Entrada gratuita

Composta por painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia e a saber mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. O visitante também pode refletir sobre a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. Visitação somente com agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (19) 3444-7893


Exposição 'Vias do Coração' (Juiz de Fora - MG)
Quando: de terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h às 12h, tarde - 14h às 18h e noite - 19h às 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h às 21h, sábados - 14h às 17h e domingo - 9h às 12h) Onde: Centro de Ciências de Juiz de Fora (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro, Juiz de Fora/MG)
Idade: livre
Entrada gratuita e somente com agendamento.

Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz. A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações pelos telefones: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914.

 

Exposição Desvendando o Aedes (Eusébio - CE)
Quando: De segunda a sexta, de 8h30 às16h (visitação para escolas e grupos somente com agendamento pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Onde: Sala de exposição da Fiocruz Ceará (R. São José, S/N - Precabura, Eusébio - CE)
Idade: livre
Entrada gratuita

Na Fiocruz Ceará, o público pode conferir uma versão compacta da exposição ‘Aedes: que mosquito é esse?’. Dividida em módulos - ‘Dengue’; ‘Zika’; ‘Chikungunya’; ‘Os vírus - por dentro dos vírus’ e ‘Um mosquito doméstico – o zumzumzum da questão’ -, a mostra conta com recursos tecnológicos e aborda diferentes aspectos do mosquito.

 

 

Foto: Vitor Vogel

Publicado em 29 de abril de 2024.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça