Por Renata Bohrer
No dia 6 de abril (sábado), das 10h às 16h, acontece o evento “Sai, Aedes!: Dia Mundial da Saúde no Museu da Vida Fiocruz”. A ação educativa conta com várias atrações científicas e culturais para todas as idades, como jogos, exposições e teatro. Todas as atividades são gratuitas e vão ser realizadas no campus Fiocruz Manguinhos.
A iniciativa é fruto de parceria entre o Museu da Vida Fiocruz, Laboratório de Biologia Molecular de Insetos (LABIMI) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Núcleo Operacional Sentinela de Mosquitos Vetores (Nosmove/Fiocruz), Laboratório de Doenças Febris Agudas do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) e o World Mosquito Program Brasil (WMP Brasil/Fiocruz).
O evento 'Sai, Aedes!' é uma homenagem ao Dia Mundial da Saúde, que é celebrado em 7 de abril com o tema em 2024 - “Minha saúde, meu direito”. A iniciativa pretende estimular o debate sobre os riscos das arboviroses e contribuir para a divulgação de medidas preventivas de controle do mosquito.
Além da programação regular de espaços de visitação e exposições abertas ao público no Museu da Vida Fiocruz, diversas atividades especiais fazem parte da programação do evento "Sai, Aedes!". Teatro, diversão e debate ocupam a Tenda da Ciência Virgínia Schall com duas sessões do espetáculo “É O Fim da Picada”: às 11h e às 13h30. Ao final de cada apresentação, a Dra. Otília Lupi, infectologista do Laboratório de Doenças Febris Agudas do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), conversa com o público.
No Castelo da Fiocruz, o público poderá conferir a exposição ‘Aedes: que mosquito é esse?’, que conta com a gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e apoio da Rede Dengue, Zika e Chikungunya da Fiocruz, e o patrocínio da SC Johnson. Ainda no local, haverá a atividade ‘MosquitoMania’, do Laboratório de Biologia Molecular de Insetos (LABIMI) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).
Já no Centro de Recepção, uma mostra do World Mosquito Program Brasil (WMP Brasil/Fiocruz) destaca o uso do Método Wolbachia no combate às arboviroses. Uma maquete sobre o Aedes aegypti e outras atrações do Núcleo Operacional Sentinela de Mosquitos Vetores - Nosmove da Fiocruz, sob a coordenação da Dra. Nildimar Honório, também vai estar no espaço.
Vai rolar enigma também na programação! O jogo imersivo Escape Room vai intrigar os visitantes sobre as descobertas de um importante cientista brasileiro. A atividade acontece na sala de aula do Museu da Vida Fiocruz.
Confira a programação completa:
Peça 'É O Fim da Picada!' + bate-papo com especialista
Quando: 06/04, às 11h e às 13h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade: livre
O humor é a principal estratégia da esquete 'É o Fim da Picada' para sensibilizar o público sobre a prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya. Ao final, haverá um bate-papo com a infectologista do Laboratório de Doenças Febris Agudas do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), Dra. Otília Lupi.
Exposição ‘Aedes: Que Mosquito É Esse?’
Quando: 06/04, das 10h às 16h
Onde: Sala 308 do Castelo da Fiocruz
Idade: livre
A exposição interativa 'Aedes: Que mosquito é esse?' aborda todo o universo do Aedes aegypti a partir de diversos recursos tecnológicos e visuais e conta com a gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e apoio da Rede Dengue, Zika e Chikungunya da Fiocruz, e o patrocínio da SC Johnson. Saiba mais aqui.
Atividade MosquitoMania/ LABIMI
Quando: 06/04, das 10h às 16h
Onde: Sala 308 do Castelo da Fiocruz (exposição Aedes: Que Mosquito É Esse?)
Idade: livre
Em 'MosquitoMania', os visitantes poderão observar mosquitos vivos do Aedes aegypti, entender o ciclo biológico desses insetos e tirar todas as dúvidas com os profissionais do LABIMI.
A saúde no seu tempo
Onde: Castelo da Fiocruz, às 10h50
Idade: A partir dos 12 anos
A saúde no seu tempo, por meio de fotos e fatos relacionados a diversos períodos históricos da Fiocruz, da Cidade do Rio de Janeiro e do mundo, refletiremos juntos sobre a saúde pública no Brasil.
***Atenção! É necessário a retirada de senha no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz para as atividades realizadas no Castelo da Fiocruz. A distribuição de senha é feita por ordem de chegada e a capacidade de público é de acordo com o espaço da atividade, que está sujeito à lotação.
Boa saúde e bem-estar
Onde: Prédio da Cavalariça, às 14h30
Idade: A partir dos 12 anos
A partir da exposição Aedes, os participantes serão convidados a refletir sobre a saúde, o bem-estar, alimentação, fome e erradicação da pobreza, que são temas da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).
Exposição sobre o Método Wolbachia
Quando: 06/04, das 10h às 16h
Onde: Salão do Centro de Recepção
Idade: livre
A exposição 'Wolbachia pipientis - Niterói em três tempos (2015, 2017 e 2022)' traz um portal de memórias do Método Wolbachia com a cidade. Composta com diversas imagens do acervo do projeto, a mostra convida o público a conhecer mais sobre o método que consiste na liberação de mosquitos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia para o combate às arboviroses. Haverá distribuição de cartilhas do Método Wolbachia para colorir.
Maquete NOSMOVE
Onde: Sala do Centro de Recepção - CR, das 10h às 16h
Idade: livre
Será apresentada pela primeira vez ao público uma maquete sobre o Aedes aegypti, que foi desenvolvida pelo Núcleo Operacional Sentinela de Mosquitos Vetores - Nosmove da Fiocruz, sob a coordenação da Dra. Nildimar Honório. A maquete, que reproduz um bairro residencial e comercial com potenciais criadouros, visa despertar a atenção do público sobre a importância de reservar 10 minutos semanais para o controle do mosquito. Ainda como parte da atividade, serão apresentados tipos de armadilhas, objetos de coleta e de captura de insetos. Haverá distribuição de materiais informativos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) com mais detalhes sobre formas de prevenção.
Atividade Escape Room
Quando: 06/04, das 10h, 12h, 14h e 15h
Onde: Sala de vídeo do Centro de Recepção
Idade: a partir de 8 anos
Se você pudesse ser um cientista por uma hora? Se você pudesse voltar no tempo e realizar uma das mais importantes descobertas da medicina, protagonizada por um cientista brasileiro? Venha participar dessa experiência interativa no Museu da Vida Fiocruz!
Obs.: Atividade realizada com capacidade mínima de 4 pessoas e máxima de 6 pessoas.
Serviço:
Sai, Aedes!: Dia Mundial da Saúde no Museu da Vida Fiocruz
Quando: 06/04 (sábado), das 10h às 16h
Onde: Museu da Vida Fiocruz (Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ)
Idade livre
Entrada gratuita
Publicado em 22 de março de 2024.