Publicação on-line contém elementos da exposição, como obras do artista Rodrigo Andriàn e objetos que ajudam a pensar o debate acerca da hidrografia brasileira

RIO DE JANEIRO - O acesso à água é central para nossa sobrevivência. E nossa interdependência com os rios pode ser expressa em várias dimensões: filosófica, biológica, histórica, econômica, cultural, artística, entre outras. Nessa perspectiva, o Museu da Vida Fiocruz lança nesta próxima sexta-feira (26/01), com o apoio da Fundação Oswaldo Cruz e da Prefeitura do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, o catálogo virtual da exposição “Rios em Movimento”. Inspirada pelos belíssimos quadros do artista plástico Rodrigo Andriàn, a exposição ficou em cartaz de 2019 a 2023 e aproximou o público dessas dimensões, compreendendo nossos rios como um bem comum, e o acesso a eles como um direito humano. O catálogo virtual da mostra destaca, além das telas, outros objetos científicos, sociológicos e suas contextualizações, que alimentaram e inspiraram a proposta educacional e um vasto conjunto de atividades desenvolvidas com seus diversos públicos. O conteúdo está disponível gratuitamente neste link.

A Fundação Oswaldo Cruz, na perspectiva ampliada de saúde e sua determinação socioambiental, compreende o acesso à água como direito humano inalienável porque está relacionada à manutenção das condições da vida e, assim, da própria saúde. Com essa iniciativa, o Museu da Vida Fiocruz espera contribuir para divulgar o papel central da hidrografia brasileira para o país. Para isso, lançou interrogações que buscam propiciar o estabelecimento de novos paradigmas de análise e inquietação, colocando o Museu enquanto uma instituição que pensa o Brasil e o mundo contemporâneo, ao mesmo tempo que atua nele, em uma perspectiva relacional e dialética em defesa da natureza e da vida.

“A água vista como mercadoria é destituída de símbolos, negando seu caráter cultural”, explica Ana Carolina Gonzalez, chefe do Museu da Vida Fiocruz e coordenadora geral da exposição “Rios em Movimento”. "Sua transformação em 'recurso hídrico' e sua apropriação é a própria objetificação da vida, que passa a ser disputada em arenas. É importante lembrar que o direito humano à água requer ser pensado em diversas escalas: local, nacional e global”, avalia.

A ousada proposta de unir arte e ciência no discurso expositivo de “Rios em Movimento” e em seu catálogo virtual se ancora no desejo de contribuir objetivamente para o debate acerca dos rios brasileiros e seus afluentes, mas também traz consigo o convite para que os visitantes e se engajem nas disputas simbólicas que permeiam esse assunto em nossa sociedade. Além do catálogo, a exposição também está disponível em formato virtual.

O catálogo virtual da exposição ‘Rios em Movimento’ é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, da Fiocruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da SPCOC. Conta ainda com patrocínio das empresas Enauta, Santander, Dataprev, Concremat, Fresenius, Technip FMC, RIOgaleão e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço:

Catálogo virtual “Rios em Movimento”
Disponível para download gratuito em museudavida.fiocruz.br

Sobre o Museu da Vida da Fiocruz:
O Museu da Vida Fiocruz é um espaço da Casa de Oswaldo Cruz, unidade da Fundação Oswaldo Cruz que produz e dissemina conhecimento sobre divulgação científica e história da saúde e da ciência. Inaugurado em 1999, oferece exposições, espetáculos e atividades lúdicas e interativas que buscam instigar o interesse do público pela ciência e seus impactos no cotidiano. Está comprometido com a acessibilidade cultural, e tem como objetivo principal ampliar a participação da sociedade em questões ligadas a C&T e saúde. Realiza ainda atividades de articulação com professores e escolas, desenvolve estudos de público e pesquisas em diferentes temas na interface ciência e sociedade, promove debates e produz conteúdos de divulgação científica, além de preservar o acervo museológico da Fiocruz e possuir uma biblioteca. Realiza ações itinerantes, como mostras de pequeno, médio e grande porte em parceria com instituições de todo o país, e o Ciência Móvel, que leva em um caminhão exposições, módulos interativos, contadores de histórias e palestras para toda a região Sudeste.