Já está disponível no site do Museu da Vida Fiocruz o 'Módulo educativo do livro Descobertas com Bernadete durante a pandemia da Covid-19'. O material reúne oito atividades pedagógicas que podem ser executadas tanto na sala de aula quanto em casa. O conteúdo foi pensado para mobilizar competências socioemocionais e ajudar crianças e adolescentes a revisitar sentimentos experimentados durante o período de isolamento social, atribuindo-lhes novos significados.

O projeto é baseado no livro 'Descobertas com Bernadete durante a pandemia da Covid-19', escrito por Beatriz Schwenk e ilustrado por Wésley Combo, que foi lançado em 2022 pelo Museu da Vida Fiocruz.

As atividade lúdicas e pedagógicas são voltadas para crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos de idade. A ideia é explorar a percepção individual da pandemia e as memórias afetivas e, ainda, compartilhar vivências, inseguranças e medos vividos naquele período a partir de atividades como contação de história, roda de conversa, pintura, elaboração de livro colaborativo, montagem de caixa de recordações e de uma linha do tempo. Além disso, a última atividade estimula uma reflexão sobre planos e metas para o futuro, promovendo um senso de esperança e motivação.

Tereza Costa, educadora do MVF, que colaborou com o desenvolvimento do projeto, destaca que “ao expressar seus sentimentos e conhecer a percepção de outras pessoas, o leitor pode reorganizar e ressignificar suas lembranças”. Ela lembra ainda que o encarte também ressalta a importância de continuarmos adotando medidas de prevenção, sobretudo a vacinação.

O 'Módulo Educativo do Livro Descobertas com Bernadete durante a Pandemia da Covid-19' é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, da Fiocruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da SPCOC. Conta ainda com patrocínio das empresas Enauta, Santander, Dataprev, Concremat, Fresenius, Technip FMC, RIOgaleão, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Produção
Geraldo Casadei e Lucas Gesteira

Concepção e desenvolvimento do módulo educativo
Carmen Evelyn Rodrigues Mourão