2024 chegou com tudo no Museu da Vida Fiocruz! A programação de janeiro está recheada de ações especiais, como atividades educativas e oficinas, além das exposições e a visita ao castelo da Fiocruz que todo mundo ama!
O Museu da Vida Fiocruz vai estar funcionando em janeiro e fevereiro em um novo horário: de terça a sábado, das 10h às 16h. O agendamento de grupos também está suspenso, ou seja, se você quiser visitar o Museu com seu grupo, é só chegar! Não é preciso agendar.
Quer planejar sua visita? Faça o download do nosso app para melhorar sua experiência de visitação! O app está disponível para Android e iOS.
Ah, fez fotos incríveis por aqui? Compartilha com a gente nas redes sociais usando as hashtags #museudavidafiocruz e #acienciadoseulado! Sua foto pode ser compartilhada nas nossas plataformas.
Confira a programação completa!
Atenção!
Algumas atividades são limitadas, com distribuição de número reduzido de senhas, e sujeitas à lotação. Chegue cedo!
Atividades educativas
A História que Eu Conto
Quando: terças e quartas-feiras, às 10h e às 15h
Onde: varandas do Castelo da Fiocruz
Idade: a partir dos 10 anos
Que tal desvendar a história do Castelo por meio das imagens antigas apresentadas na visitação? Monte a versão da sua história!
Fato ou Fake
Quando: terças e quartas-feiras, às 10h e às 15h
Onde: Prédio da Cavalariça
Idade: a partir dos 10 anos
Nesta atividade, os visitantes podem distinguir as notícias verdadeiras ou falsas apresentadas no módulo Vacina: Proteção para Todos.
Bancada de Pasteur
Quando: terças e quintas-feiras, às 10h e às 14h
Onde: Pirâmide (Parque da Ciência)
Idade: livre
Atividade educativa que estimula a curiosidade das crianças, por meio de experimentos de química, que utilizam entre outros, balões, ácidos, velas para discutir o tema de forma acessível e divertido para as crianças.
Desenhando crânios
Quando: terças e quintas-feiras, às 10h e às 14h
Onde: Sala de Experimentação (Pirâmide)
Idade: a partir dos 10 anos
Você já viu a diferença entre um crânio humano e um crânio de gorila? Nesta atividade, vamos aprender a desenhar crânios de primatas e hominídeos enquanto conversamos sobre evolução.
Sala de Experimentação
Quando: terças e quintas-feiras, às 11h e às 15h
Onde: Pirâmide (Parque da Ciência)
Idade: livre
Participe de atividades lúdicas para discutir sobre o cérebro de diferentes animais e aprender um pouco sobre corpo humano.
Câmara Escura
Quando: quartas e sextas-feiras, às 10h e 14h
Onde: Pirâmide (Parque da Ciência)
Idade: livre
Você terá a oportunidade de explorar e investigar a propagação da luz e de como nosso olho funciona e se divertirá com sombras coloridas.
Há vida na gota d'água
Quando: quartas e sextas-feiras, às 11h e às 15h
Onde: Pirâmide (Parque da Ciência)
Idade: livre
Ao observar amostras de águas e microscópios, os visitantes são convidados a refletir sobre a importância da qualidade da água para o consumo humano e conhecer uma parcela do mundo microscópio em uma gota d´água.
Micro-macro-mundo
Quando, quartas, sextas e sábados, às 10h e às 15h
Onde: Sala de Experimentação (Pirâmide)
Idade: a partir dos 07 anos
As coisas do universo têm diversos tamanhos: algumas são do tamanho de um ser humano, outras são gigantescas, como os planetas. E existem organismos minúsculos, que não conseguimos ver. Vamos passear pelo parque da ciência e catalogar as diferentes dimensões do que encontrarmos: dos vírus ao sol.
O SUS é a minha cara
Quado: Quintas e sextas-feiras, às 11h e às 14h
Local: Cavalariça
Idade: a partir dos 10 anos
Venha dialogar conosco sobre os diversos relatos de identidade, exercício de cidadania e saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS)!
Eventos
Workshop Ciência e Mídias Sociais em Pauta
Quando: 27/01 (sábado), das 9h às 14h
Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz
O workshop tem como objetivo criar um espaço de discussão, promovendo a troca de conhecimentos e o compartilhamento de experiências sobre a divulgação de temas de ciência a partir das mídias sociais.
Evento exclusivo para participantes previamente selecionados.
Oficinas
Oficina ‘Brincando se estuda, jogando se aprende’
Quando: 16 e 17/01 (terça e quarta-feira), das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h
Onde: Foyer do Museu da Vida Fiocruz
Público-alvo: Mediadores de museus e educadores
A oficina tem como tema jogos educativos em saúde e é voltada para mediadores de museus e educadores. Durante a dinâmica, os participantes verão três jogos educativos do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) e do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fiocruz sobre saúde, cientistas brasileiros, os tipos de vírus e a Fiocruz.
Formulário de inscrição disponível aqui.
Atenção! A atividade acontece nos dias 16 e 17 de janeiro, em dois turnos: das 9h às 12h30 e das 13h30 às 17h. Durante a inscrição, o candidato deverá selecionar o turno do dia de interesse.
Oficina de Bordado
Quando: 20/01 (sábado), das 10h às 12h
Onde: Sala de Vídeo do Centro de Recepção
Idade: a partir dos 12 anos
Vamos bordar figuras de cientistas mulheres e conversar sobre a sua importância na sociedade?
Grupos limitados a 20 pessoas.
Oficina de audiodescrição
Quando: 24/01 (quarta-feira), das 10h às 12h
Onde: Sala de Vídeo do Centro de Recepção
Idade: acima de 18 anos
Conheça o que é audiodescrição, como e por quem pode ser utilizada.
Grupos limitados a 20 pessoas.
Oficina Sinais em Libras dos espaços do Museu da Vida Fiocruz
Quando: 30/01 (terça), às 10h e às 12h30
Onde: Sala de Vídeo do Centro de Recepção
Idade: a partir dos 12 anos
Saiba mais sobre a Língua Brasileira de Sinais e aprenda alguns sinais dos espaços do Museu da Vida Fiocruz.
Grupos limitados a 20 pessoas
Atividades externas
Visita ao Castelo da Fiocruz*
Quando: De terça a sábado, das 10h às 16h, mediante retirada de senha no Centro de Recepção. A visitação de terça a sexta tem duração de uma hora, com saídas às 10h, 11h, 12h, 13h, 14h e 15h. Aos sábados, as visitas duram 40 minutos, com saídas às 10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10.
Onde: Castelo Mourisco (saída do Centro de Recepção)
Idade: livre
Joia da arquitetura eclética brasileira, o Castelo da Fiocruz é a principal edificação do núcleo histórico e arquitetônico de Manguinhos. Este senhor centenário é tombado como patrimônio histórico nacional! Ao visitá-lo, fatos, fotos e documentos históricos revelam curiosidades de sua construção. Neste espaço de visitação, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe.
* Visitação mediada. Distribuição de senhas no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
Parque da Ciência e Pirâmide
Onde: em frente à Biblioteca de Manguinhos
Idade: a partir de 7 anos
O Parque da Ciência conta com uma grande área aberta, na qual estão espalhados vários equipamentos. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais que estão conectados: Energia, Comunicação e Organização da Vida. No ambiente Energia, o visitante tem contato com equipamentos que demonstram ou permitem observar as transformações de energia que a humanidade tem aprendido a controlar. Aparelhos como aquecedor solar, espelho parabólico e pilha humana criam oportunidades para a discussão sobre a origem da energia, eficiência energética, economia e o impacto das diferentes tecnologias de transformação e aproveitamento de energia. O espaço conta ainda com atrações como o Jardim dos Códigos – que conta a história da escrita e da matemática desde as pinturas de cavernas pré-históricas até a atualidade –, os Espelhos Sonoros e os Tubos Musicais proporcionam um ambiente interativo e divertido. A área da Organização da Vida inclui equipamentos interativos, painéis e modelos tridimensionais que mostram as relações entre os mundos macroscópico e microscópico. Alguns destaques são o modelo de célula animal gigante, que demonstra a organização da vida e permite discutir como a célula obtém e gasta energia e as esculturas que mostram como funciona a fala e a audição. Contém equipamentos acessíveis, como Pilha Humana, Espelhos Parabólicos, Praça Solar, Tubos Sonoros e Pedalando Ondas.
Obs.: não há atividades em dias de chuva.
Exposições
Aedes: Que mosquito é esse?
Quando: De terça a sábado, das 10h às 16h (para visitar, é preciso checar os horários e retirar senha no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz*)
Onde: Sala 308 do Castelo da Fiocruz / Museu da Vida Fiocruz
Idade livre
Entrada gratuita
Exposição ‘Aedes: Que mosquito é esse?’ é aberta para visitação no Castelo da Fiocruz. Em sua versão completa, a mostra convida o público a refletir sobre a importância do combate ao Aedes aegypti. Composta por painéis, vídeos, jogos, aparatos e instrumentos científicos, a mostra apresenta também uma escultura gigante de um mosquito fêmea, com mais de dois metros, do artista plástico Ricardo Fernandes. Mais informações aqui.
* Aos sábados, a distribuição de senhas acontece início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
Vida e saúde: relações (in)visíveis
Quando: de terça a sábado, das 10h às 16h
Onde: Prédio da Cavalariça
A exposição 'Vida e saúde: relações (in)visíveis' apresenta o tema da saúde em sua complexidade, com 14 módulos que convidam o público a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microbiologia à saúde como fenômeno social. A iniciativa marca ainda a reabertura do prédio da Cavalariça, que acaba de ser restaurado.
Teatro
Peça 'É O Fim da Picada!'
Quando: terças, quartas e quintas-feiras, às 11h e às 13h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade: a partir de 12 anos
Com bom humor e doses de improviso, cenas de diálogo com o público vão sendo costuradas para abordar temas relacionados à dengue, zika e chikungunya.
Show de ciências ‘Paracelso, O Fenomenal’
Quando: sextas-feiras, às 11h e às 13h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade: a partir de 8 anos
Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios.... Ou seria simplesmente pura ciência? Com muito bom humor e certo charlatanismo, essa dupla um tanto excêntrica mostra várias experiências incríveis e promove um encontro único e altamente divertido. No palco, experiências de física e química são elaboradas e, em determinados momentos, integrantes da plateia precisam participar e ajudá-los!
Museu da Vida Fiocruz por aí: Atividade extramuros
Exposição 'Pelos Caminhos do SUS' (Duque de Caxias - RJ)
Quando: De terça a sexta-feira, das 9h às 17h. O agendamento para grupos escolares deve ser feito através do contato (21) 2334-1574.
Onde: Museu Ciência e Vida (Rua Ailton da Costa, no bairro Jardim 25 de Agosto, s/nº, Duque de Caxias, RJ)
Idade livre
Entrada gratuito
Desmistificar, informar e apresentar os avanços e os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) sob uma perspectiva crítica. Essa é a proposta da exposição ‘Pelos Caminhos do SUS’, do Museu da Vida Fiocruz, que percorre a trajetória do sistema público de saúde de maneira lúdica. A mostra esboça um SUS ainda em construção e reúne painéis ilustrados, fotos e outros recursos de interação com o público, estruturados em quatro módulos: Organização do SUS; Participação Social; Financiamento e Educação; e Trabalho em Saúde.
Exposição 'Biodiversidade e Saúde' (Limeira, SP)
Quando: de segunda a sexta, das 9h às 16h*
Onde: Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite / Prefeitura de Limeira - SP (R. Dr. José Botelho Veloso - Jardim Santa Cecilia, Limeira - SP)
Idade: livre
Entrada gratuita
Composta por painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia e a saber mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. O visitante também pode refletir sobre a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. Visitação somente com agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (19) 3444-7893
Exposição 'Vias do Coração' (Juiz de Fora - MG)
Quando: de terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h às 12h, tarde - 14h às 18h e noite - 19h às 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h às 21h, sábados - 14h às 17h e domingo - 9h às 12h)
Onde: Centro de Ciências de Juiz de Fora (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro, Juiz de Fora/MG)
Idade: livre
Entrada gratuita e somente com agendamento.
Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz. A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações pelos telefones: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914.
Exposição Aedes: que mosquito é esse? - versão compacta (Eusébio - CE)
Quando: De segunda a sexta, de 8h30 às16h (visitação para escolas e grupos somente com agendamento pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
Local: Sala de exposição da Fiocruz Ceará (R. São José, S/N - Precabura, Eusébio - CE)
Idade livre
Entrada gratuita
Sinopse: Na Fiocruz Ceará, o público pode conferir uma versão compacta da exposição ‘Aedes: que mosquito é esse?’. Dividida em módulos - ‘Dengue’; ‘Zika’; ‘Chikungunya’; ‘Os vírus - por dentro dos vírus’ e ‘Um mosquito doméstico – o zumzumzum da questão’ -, a mostra conta com recursos tecnológicos e aborda diferentes aspectos do mosquito.
Foto: Vitor Vogel
Publicado em 29 de dezembro de 2023.