Ir para o conteúdo
Crédito: Marcel Kamiya e Teresa Santos

Por Teresa Santos

Na última quarta-feira (22/11), ocorreu a abertura da mostra de pintura ‘Covid-19: Olhares sobre o Isolamento Social’ no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz. As obras foram produzidas pela turma 2023 do Programa de Iniciação à Produção Cultural (Pró-Cultural) e o projeto foi inspirado no livro 'Descobertas com Bernardete Durante a Pandemia da Covid-19', de autoria de Beatriz Schwenck, com ilustrações de Wésley Combo, publicado pelo Museu da Vida Fiocruz.

Com traços marcantes e muita cor, os jovens do Pró-Cultural expressaram de maneiras variadas seus sentimentos durante o período de isolamento social vivido na pandemia de Covid-19.

"É uma alegria estar aqui. Esta é uma turma muito produtiva", destacou Carla Gruzman do Núcleos de Estudos de Público e Avaliação em Museus (Nepam)/Museu da Vida Fiocruz, exaltando a plasticidade e a criatividade das obras que abordam um tema bastante tocante e complexo para todos nós.

Já Carmen Evelyn, coordenadora pedagógica do projeto, destacou que, para muitos, essa foi a primeira experiência que tiveram com pincel e tintas. “Fiquei muito surpresa. Ficou muito bonito, muito criativo e está fazendo sucesso”, destacou.

A emoção também tomou conta dos artistas da mostra. “Foi um assunto muito triste para colocar no quadro, mas, mesmo assim, conseguimos nos expressar e foi uma experiência muito legal, só tenho a agradecer”, disse Victor Hugo Oliveira dos Santos, um dos alunos da turma 2023 do Pró-Cultural e autor das pinturas.

Para Maria Luiza Cordeiro de Souza, também aluna do Pró-Cultural e autora da mostra, o processo de construção das obras foi um momento especial, mas que demandou esforço. “Destaco a forma como nós conseguimos falar do nosso passado, desses dois anos de pandemia, das perdas que tivemos, das vidas sendo negligenciadas. Eu agradeço todo o apoio que tivemos”, ressaltou.

A mostra ‘Covid-19: Olhares sobre o Isolamento Social’ permanece em exposição no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz até 24 de novembro.

O projeto é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, da Fiocruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da SPCOC. Conta ainda com patrocínio das empresas Enauta, Santander, Dataprev, Concremat, Fresenius, Technip FMC, RIOgaleão e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.


Ficha técnica
Produção: Geraldo Casadei
Concepção e desenvolvimento do módulo educativo: Carmen Evelyn
Adaptações e colaboração: Beatriz Schwenck
Colaboração: Nelson Luis
Produção e autoria das obras: Jovens participantes do Programa de Iniciação à Produção Cultural do Museu da Vida Fiocruz, turma 12, de 2023.

Afra Victória Moraes Alves

Bianca Reis Delgado

Cauã Rodrigues Polidorio

Cyntia Cristina Ferreira Lopes

Daniel Henrique Abreu de Souza

Davi Matheus de Freitas Cabral

David Freitas Maximiano

Erick Brenno Vieira da Silva

Gabrielly Eduarda da Silva Teixeira

Gabriely Norberto Ferreira

Geovanna Camily Santana Silva

Jessyka Suany Barcelos Oliveira

João Victor Chaves de Pau

Katrine Jenifer de Lima

Lizandra Andressa de Carvalho

Luan Arthur dos Santos Lima

Luanny Aparecida F. dos Reis

Luiz Felipe Gaudino de Abreu

Maria Luiza Cordeiro de Souza

Mariana Ribeiro Ferreira

Mariana Tavares A. Costa

Ryan Victor França Maciel

Thays Victória de Souza Braga

Victor Hugo Oliveira dos Santos


Serviço
Covid-19: Olhares sobre o Isolamento Social
Quando: 21 a 24 de novembro
Onde: Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz Classificação livre Entrada gratuita

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça