A partir de 21 de novembro (terça), quem passar pelo Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz (MVF) poderá conferir pinturas produzidas por alunos da turma 2023 do Programa de Iniciação à Produção Cultural (Pró-Cultural) do Museu da Vida Fiocruz. Os trabalhos compõem a mostra ‘Covid-19: Olhares sobre o Isolamento Social’. A abertura oficial será às 14h do dia 21/11 e a mostra permanece por lá até 24 de novembro (sexta).

O projeto surgiu a partir do livro 'Descobertas com Bernardete Durante a Pandemia da Covid-19', de autoria de Beatriz Schwenck, com ilustrações de Wésley Combo, publicado pelo Museu da Vida Fiocruz. Para baixar o pdf ou conferir a versão audiovisual acessível, clique aqui!

Após participar de uma apresentação da história de Bernardete e um bate-papo com a autora do livro, os jovens do Pró-Cultural foram estimulados a discutir sobre a temática do livro: o período de isolamento social vivido na pandemia de Covid-19. “Como você se sentiu com essas mudanças em sua vida?” e “Tem alguma coisa de que tenha gostado ou algo de que não tenha gostado durante a pandemia de Covid-19?”. Estes foram alguns dos questionamentos abordados durante a roda de conversa.

A partir desta imersão e reflexão, a turma 2023 do Pró-Cultural foi convidada a expressar seus sentimentos através da arte. O resultado pode ser conferido nas pinturas expostas no Centro de Recepção do MVF.

O Pró-Cultural é uma ação de educação não formal voltada para jovens estudantes do segundo e terceiro anos do Ensino Médio de escolas da rede pública dos territórios socialmente vulnerabilizados onde está inserida a Fiocruz. Quer saber mais sobre o projeto? Clique aqui!

Produção: Geraldo Casadei
Concepção e desenvolvimento do módulo educativo: Carmen Evelyn
Adaptações e colaboração: Beatriz Schwenck
Colaboração: Nelson Luis

Produção e autoria das obras:
Jovens participantes do Programa de Iniciação à Produção Cultural do Museu da Vida Fiocruz, turma 12, de 2023.

Afra Victória Moraes Alves

Thays Victória de Souza Braga

Victor Hugo Oliveira dos Santos

Covid-19: Olhares sobre o Isolamento Social
Quando: 21 a 24 de novembro (abertura em 21/11, às 14h)
Onde: Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz
Classificação livre

Publicao em 14 de novembro e 2023.