Curso será realizado 2/12, das 9h às 14h, e inscrições podem ser feitas até 25/11

O Museu da Vida Fiocruz (MVF) está com inscrições abertas para o Workshop Ciência e Mídias Sociais em Pauta. O curso, exclusivo para profissionais de comunicação de favelas e periferias do Rio e demais municípios da região metropolitana, acontecerá dia 2 de dezembro, das 9h às 14h, no auditório do MVF, no campus da Fiocruz, localizado na Avenida Brasil, n. 4365, em Manguinhos. As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de novembro. O curso vai oferecer alimentação, ajuda de custo para transporte e certificado de participação.

O workshop tem como objetivo criar um espaço de discussão, promovendo a troca de conhecimentos e o compartilhamento de experiências sobre a divulgação de temas de ciência a partir das mídias sociais. Podem se inscrever repórteres, editores, fotógrafos, designers, produtores de conteúdo, youtubers e outros profissionais que desenvolvam trabalhos de comunicação em territórios de favela e periferia. O museu incentiva a participação de pessoas negras, mulheres e pessoas LGBTQIAPN+. O curso contará com intérprete de Libras para os participantes que solicitarem.

Para se inscrever, é necessário preencher o formulário deste link. Os selecionados serão comunicados no site do MVF no dia 28 de novembro. Ao todo, serão 35 vagas, todas voltadas para comunicadores populares residentes da região metropolitana do Rio de Janeiro.

O Workshop Ciência e Mídias Sociais em Pauta é organizado pelo Núcleo de Estudos da Divulgação Científica (NEDC) e por jovens estudantes do Programa Pró-Cultural, em parceria com o Núcleo de Mídias e Diálogo com o Público (Numid).

Conteúdo do workshop
O workshop abordará como ter um impacto positivo em seu território a partir da divulgação de temas de ciência e saúde por meio das mídias sociais. Em um primeito momento, será feita uma breve introdução sobre divulgação científica e uma visão geral das mídias sociais como ferramenta de divulgação. Além disso, haverá espaço para reflexão sobre oportunidades e desafios, tal como a desinformação científica.

Já o segundo momento será dedicado a técnicas de apresentação da ciência a públicos distintos por meio das mídias sociais. O workshop empregará metodologias diferenciadas, com o objetivo de estimular discussões e colaboração, além de criar um ambiente instigante e animado. Exemplos, resultados de estudos, experiências, dicas, bem como recomendações básicas também serão discutidas.

Além disso, os participantes poderão contribuir com a construção do workshop, indicando no ato da inscrição uma questão ou interesse relacionado às mídias sociais e ciência para inclusão no curso ou no material de apoio.

Os participantes terão a oportunidade de colaborar com o desenvolvimento de estratégias de divulgação da ciência com profissionais da Fiocruz com bolsa. “Todos os participantes poderão se candidatar a uma bolsa de três meses para pensar em estratégias de divulgação da ciência para favelas e periferias em colaboração com profissionais da Fiocruz. A seleção será feita entre os participantes interessados a partir de uma das atividades do workshop”, comenta Rosicler Neves, coordenadora do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica (NEDC).

Publicado em 10 de novembro de 2023.