Atenção! Estamos temporariamente fechados. A exposição reabre ao público em 16 de novembro com novos dias de visitação: quartas, sextas e sábados.
O Museu da Vida da Fiocruz, em parceria com a SC Johnson, apresenta ‘Aedes: Que mosquito é esse?’ no Castelo Mourisco, em Manguinhos - RJ. A partir de hoje (25/10), o público poderá explorar o complexo universo do mosquito em diferentes formatos, por meio de recursos tecnológicos e visuais. A entrada é gratuita e a classificação livre.
Composta por painéis e diversos elementos interativos, a exposição está dividida nos módulos temáticos 'Dengue', 'Zika', 'Chikungunya', ‘Febre Amarela’, 'Os vírus - por dentro dos vírus', 'Um mosquito doméstico – o zumzumzum da questão' e 'Pesquisa em busca de soluções e controle – esforço conjunto'.
Em um ambiente lúdico, sensorial e dinâmico, o visitante será instigado a encontrar potenciais criadouros do vetor, além de identificar e capturar o inseto. Interativa, a exposição conta com lupas, microscópios e óculos de realidade virtual (VR) para explorar o mundo do Aedes aegypti. Além disso, um jogo da memória da SC Johnson reforça a importância de se manter protegido dos mosquitos.
Uma das grandes atrações é a escultura gigante de um mosquito fêmea, com mais de dois metros, do artista plástico Ricardo Fernandes. A peça reúne sensores de proximidade que, ao serem acionados pelo visitante, projetam informações em uma tela sobre a anatomia e outros detalhes do mosquito.
Dois documentários premiados também integram o percurso expositivo: ‘O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti – para combatê-lo é preciso conhecê-lo' e ‘Aedes aegypti e Aedes albopictus: uma ameaça nos trópicos’, dirigidos por Genilton José Vieira, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).
Esta exposição tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre os cuidados e a importância do combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, Zika e chikungunya.
A nova temporada de ‘Aedes: Que Mosquito É Esse?’ é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, Casa de Oswaldo Cruz e Fundação Oswaldo Cruz, com a gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e apoio da Rede Dengue, Zika e Chikungunya da Fiocruz, e o patrocínio da SC Johnson. A mostra tem a curadoria de Waldir Ribeiro, Luis Carlos Victorino, Fernanda Gondra e Miguel Oliveira, e conta com a colaboração do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz, a partir das produtoras Milena Monteiro e Fabíola Mayrink.
Serviço:
Exposição Aedes: Que mosquito é esse?
A partir do dia 16 de novembro
Horários de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábado, das 10h às 16h, mediante retirada de senha no Centro de Recepção. A visitação de terça a sexta tem duração de uma hora, com saídas às 9h, 10h30, 13h30 e 15h. Aos sábados, as visitas duram 40 minutos, com saídas às 10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10.
Onde: Castelo Mourisco (saída do Centro de Recepção)
Entrada gratuita
* A distribuição de senhas acontece no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.
Publicado em 25 de outubro de 2023.
Atualizado em 29 de dezembro de 2023.