O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência é comemorado em 21 de setembro. Ao longo do mês, o Museu da Vida Fiocruz realiza o Setembro Inclusivo. A série de atividades e ações tem como objetivo promover o diálogo, a compreensão e o fortalecimento da comunidade.
Nos dias 06, 14 e 27, o Setembro Inclusivo promove rodas de conversa no Centro de Recepção do Museu, realizadas pelos bolsistas do Programa de Inovação e Desenvolvimento institucional (PIDI/Fiocruz) Felipe Monteiro, Fernanda Costa, Paulo Andrade e Rayane Moreira, sob coordenação de Bianca Reis (Seção de Formação / Serviço de Educação). Também inclui a realização da mesa-redonda 'Acessibilidade e Inclusão', realizado pelo Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa/Fiocruz).
Confira a programação completa abaixo.
Programação - Setembro Inclusivo:
Autismo In Locus para Todos
Quando: 06/09, das 12h às 14h
Onde: Centro de Recepção
Palestrante: Fernanda Costa, doutoranda em Ciência da Informação (IBICT/UFRJ). Mestra em Ciência da Informação (UFPB); Especialista em Docência (IFMG - Campus Arcos); Especialista em Direitos Humanos, Acessibilidade e Inclusão (ENSP/Fiocruz); Bacharel em Biblioteconomia (UFRN); licenciada em História (UNP); bacharel em História (UFRN); Atuou como residente de acessibilidade-Incluir MAM/RJ e educadora residente (Ocupações Acessíveis) na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), atualmente é bolsista de acessibilidade do Programa de Incentivo ao Desenvolvimento Institucional (PIDI) no Museu da Vida Fiocruz.
Esta conversa enriquecedora pretende abordar o que entendemos como neurodivergência e os recursos utilizados para promover a inclusão.
Baixa Visão e Cegueira In Locus para Todos
Quando: 14/09, das 12h às 14h
Onde: Centro de Recepção
Palestrante: Felipe Monteiro, doutorando em educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em educação, cultura e comunicação em periferias urbanas pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEbF/UERJ), RJ. Formado em tecnologia em processamento de dados pela UBM (Universidade de Barra Mansa – RJ), bacharelado em piano pelo CBM (Conservatório Brasileiro de Música – RJ), Licenciatura em educação artística com habilitação em música pelo (Conservatório Brasileiro de Música – RJ) e pedagogia pela Universidade Castelo Branco em Curitiba - PR. Especialista em Tradução audiovisual acessível: Audiodescrição pela UECE (Universidade Estadual do Ceará – CE), especialista em Acessibilidade cultural pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ), Aperfeiçoamento em Audiodescrição na escola pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora – MG), aperfeiçoamento e tecnologias digitais aplicadas à educação pelo IFES (Instituto Federal do Espírito Santo – ES) e aperfeiçoamento "Introdução às Tecnologias Educacionais Digitais aplicadas à Deficiência Visual"(pelo (IBC) Instituto Benjamim Constant (RJ). Autor de cinco livros sobre as temáticas pessoa com deficiência visual, acessibilidade música e audiodescrição. Professor de música há 31 anos. Atua como consultor em música, acessibilidade cultural, acessibilidade web e como consultor em audiodescrição. Tutor consultor em audiodescrição nos cursos de introdução à audiodescrição da Fundação CECIERJ, consultor do Laboratório de Acessibilidade cultural do Departamento de Cultura da UERJ, consultor em acessibilidade cultural no Museu da Vida na FIOCRUZ e membro do grupo de estudos linguísticos em tradução e acessibilidade (LINTRA) do Instituto Federal da Bahia (IFBA).
A atividade oferece oportunidade única para explorar recursos de tecnologia acessível, com a mediação do responsável, e entender as experiências daqueles com baixa visão e cegueira.
Mesa Redonda: Acessibilidade e Inclusão
Quando: 22/09, das 9h às 12h
Onde: Auditório do CDHS
Quem: Representantes de coletivos da Fiocruz que trabalham com o tema acessibilidade e inclusão
Esta mesa redonda inspiradora sobre Acessibilidade e Inclusão reúne especialistas que compartilharão suas experiências e insights. O evento é aberto a todas as pessoas interessadas no tema e pessoas com deficiência. Sujeito à lotação (80 participantes).
27/09 – Surdez In Locus para Todos
Quando: 27/09, das 12h às 14h
Onde: Centro de Recepção
Palestrantes: Paulo Andrade é estudante de Letras/Libras na UFRJ, instrutor de Libras e educador de museus; desenvolve atividades artísticas em teatro e poesia; é bolsista de acessibilidade do PIDI no Museu da Vida Fiocruz; Rayane Moreira é graduanda em Pedagogia, bilíngue pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos, atualmente integra a equipe de Acessibilidade do Museu da Vida/FIOCRUZ e atua como intérprete em áreas culturais, institucionais, congressos e conferências.
Esta atividade oferece uma oportunidade ao público para mergulhar na cultura surda e, em seguida, aprender a expressar seu próprio nome em Libras.
Publicado em 05 de setembro de 2023.