Por Renata Bohrer
O Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz encerrou a sua participação na 10ª Semana Municipal de Ciência e Tecnologia em São Sebastião do Paraíso (MG) com um público de 19.387 pessoas. Realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, o evento aconteceu entre os dias 9 e 18 de agosto.
Durante 10 dias, a Praça dos Imigrantes, em Lagoinha, foi palco de várias atrações do Ciência Móvel. Na programação, estavam a exposição de pequeno porte 'Nas Pegadas de Darwin', diversos modelos anatômicos do corpo humano e aparatos científicos, caixas entomológicas, bancada de microscopia e muitas outras surpresas.
Dentro de uma sala, estudantes e educadores foram levados a explorar o universo em sua amplitude e conhecer constelações de diferentes culturas em sessões de astronomia apresentadas pelos mediadores planetaristas Rafaela Ribeiro e Wladimir Rodrigues. Já na praça, ao final do dia, todos os visitantes puderam participar da atividade prática de observação do céu.
Nos dias 18 e 19 de agosto, agentes de saúde da região visitaram o interior do caminhão do Ciência Móvel para uma oficina sobre arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e seus impactos na qualidade de vida. Conduzida por Waldir Ribeiro, biólogo do Serviço de Educação do Museu da Vida Fiocruz, a atividade contou com a apresentação dos vídeos do módulo Cine Ciência Móvel, seguida de bate-papo com o especialista.
O Ciência Móvel é produto do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, com a Gestão Cultural da SPCOC e conta com o patrocínio da Abbott, Droga Raia, IBMR, Nova Rio, Grupo Seres, Concremat, TIVIT e da Prefeitura do Rio, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e Lei federal de incentivo à Cultura. Essa é uma realização do Ministério da Cultura e Museu da Vida Fiocruz.
Publicado em 24 de agosto de 2023.