Por Teresa Santos

Em junho, o Museu da Vida Fiocruz celebra o Mês do Meio Ambiente. E nada melhor do que começar as atividades com uma programação especial! Na segunda-feira (05/06), data em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, realizaremos a live 'Saúde Indígena: roda de conversa entre a Pajé Dirce Kaingang, educadores e estudantes'. O encontro será transmitido ao vivo às 14h no YouTube do Museu da Vida Fiocruz.

O evento, que contará com intérpretes de Libras, é mais uma etapa da formação de jovens que atuam no nosso museu e de estudantes e professores da comunidade. É ainda a primeira atividade da programação especial que preparamos para a Museum Week 2023, evento que promove o diálogo entre museus de todo o mundo a partir de ações nas redes sociais. O dia 5 de junho é dedicado à hashtag #MeioAmbienteMW.

Na ocasião, teremos o prazer de receber a Kunhã Dirce Jorge, do Museu Índia Vanuire, povo Kaingang (SP), e Marília Xavier Cury, museóloga do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE/USP), que trabalha com povos indígenas. Para completar esse encontro potente, teremos também a participação de Ana Vasconcellos, bióloga e pesquisadora em Saúde Pública da EPSJV/Fiocruz. As participantes, que têm projetos junto a povos indígenas, trarão para a roda de conversa aspectos de sua realidade, em especial considerando o povo Yanomami.

Quer conhecer mais sobre saúde indígena? Então, não perca essa oportunidade! O encontro entre a representante da resistência do povo Kaingang e trabalhadores das causas indígenas promoverá uma discussão sobre a importância de se associar as questões ambientais à urgência de construirmos coletivamente novas propostas de convivência e organização social. Ao final das apresentações, haverá ainda espaço para debate com o público.

O Museu da Vida Fiocruz é uma realização do Ministério da Cultura, Governo Federal, e Fiocruz, com gestão cultural da SPCOC. Conta com o patrocínio da Enauta, Santander, Dataprev, Concremat, Fresenius, Technip FMC, RIOgaleão e Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Saiba mais sobre convidadas:

Dirce Kaingang
Pajé (Kujã) e mãe de três filhas e um filho. Nasceu na tradição da T.I. Vanuíre, onde aprendeu a maior parte das suas habilidades de artesã. É curadora da exposição "Bravos Kaingang. Tahap!", do Museu Índia Vanuíre de Tupã-SP, e lidera o grupo cultural Kaingang da T.I. Vanuíre. Ela participa assiduamente dos eventos e ações pelas causas indígenas, como o Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus, Semana do Índio de Tupã e da Semana Tupã em comemoração ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, Saberes e Fazeres Indígenas, entre outras ações. É idealizadora, criadora, gestora e curadora do Museu Worikg. Na cidade de Tupã-SP e região, junto com suas filhas, é figura conhecida de todos que se sensibilizam pela causa indígena por suas manifestações, reivindicações e por sua luta incansável pela aldeia e pela causa dos índios.

Marília Xavier Cury
Museóloga. Desde 1992, é docente no MAE-USP, onde desenvolve pesquisa e curadoria de exposições e orienta na pós-graduação em Museologia e em Arqueologia.

Ana Claudia Vasconcellos
Bióloga e pesquisadora em Saúde Pública (EPSJV/Fiocruz). É graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz). Atua como Pesquisadora daEPSJV/Fiocruz, onde se dedica à coordenação de projetos de pesquisa na área da Saúde Indígena, à coordenação de cursos de qualificação voltados aos profissionais que atuam em territórios indígenas e à produção de recursos educacionais e de comunicação voltados a diferentes povos indígenas.

Serviço:
Live 'Saúde Indígena: roda de conversa entre a Pajé Dirce Kaingang, educadores e estudantes'
Quando: 5 de junho, às 14h
Onde: Transmissão ao vivo no YouTube do Museu da Vida Fiocruz (com intérprete de Libras)

Publicado em 30 de maio de 2023.