Por Luiza Gomes (Cooperação Social da Fiocruz)
Instigar o espírito científico nos jovens vindos de territórios populares de todo o Brasil. Esse foi o objetivo do projeto Jovens Investigadores, da Agenda Jovem Fiocruz, que encerrou as atividades de sua segunda edição no final do mês passado com 14 participantes de 9 estados brasileiros junto a seus mentores – em sua maioria, pesquisadores da Fiocruz. Durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2022, na sede da Fundação, uma jovem pesquisadora e a equipe do projeto debateram com estudantes do Ensino Médio os desafios simbólicos e materiais para que a juventude de periferia e de territórios populares possam acessar o espaço acadêmico e produzir ciência. Os melhores trechos dessa conversa viraram o novo episódio do podcast Favela e Ciência, que pode ser acessado aqui.
Nesse episódio, Noelia Rodrigues, educadora popular e coordenadora do projeto, Leticia Pinheiro, jovem pesquisadora, e Luciane Ferrareto, coordenadora da Agenda Jovem Fiocruz, questionaram junto com os estudantes as noções que fazem parecer que ciência e pesquisa só podem ser produzidas por pessoas “ricas” e dentro de laboratório. Ciências sociais, filosofia e literatura, foram apresentados como campos de conhecimento igualmente legítimos e capazes de produzir olhares críticos para a realidade social com a perspectiva do bem viver e da saúde em seu sentido ampliado.
No episódio anterior
O oitavo episódio do podcast trouxe o debate “Independência, construção da nação e narrativas dissidentes” que foi promovido pelos projetos Tecendo Diálogos e Produzindo Conhecimento e Radar Saúde Favela, da Cooperação Social da Fiocruz. A partir da conversa com estudantes e representações territoriais, a faixa aproxima os olhares e saberes indígenas dos olhares e saberes das favelas com o objetivo de reforçar a importância da democratização do direito à educação pública e garantia de permanência dos estudantes nos espaços universitários.
A cada mês, um novo episódio será lançado nas plataformas de áudio da Cooperação Social e no site do Museu da Vida Fiocruz. O Podcast Favela e Ciência é uma produção da Cooperação Social da Fiocruz e conta com a parceria do Museu da Vida em sua concepção. O projeto tem origem na articulação entre as duas instâncias da Fiocruz e a Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PR5-UFRJ), iniciada em 2017 e que já deu origem a diversos outros projetos, como o Fórum Favela Universidade, o Tecendo Diálogos e Produzindo Conhecimento e a Jornada Científica Favelades Universitáries.
Acesse aqui todos os episódios do Podcast Favela e Ciência.
Publicado em 18 de maio de 2023.