Por Teresa Santos

Junho já está batendo à porta e, com ele, mais uma edição da MuseumWeek! Desde 2015, o Museu da Vida Fiocruz participa do evento e, em 2023, não podia ser diferente! Os preparativos já estão a todo vapor! Entre os dias 5 e 11 de junho, o MVF se une a instituições museológicas de todo o mundo para divulgar conteúdos e ações nas redes sociais focando em sete hashtags.

A Museum Week de 2023 é ainda mais especial, pois marca o 10º aniversário da semana internacional oficial dos museus. Por isso, ela vem com tudo! Este ano o evento coincidirá com duas datas importantes, o Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06) e o Dia Mundial dos Oceanos (08/06), e, portanto, o tema do evento não poderia ser mais pertinente: meio ambiente.

Por aqui, estamos preparando vídeos, artigos, posts especiais e até uma live! Confira abaixo as hashtags deste ano e fique ligado nas nossas redes sócias porque vai ter muita coisa boa vindo por aí! Participe conosco no InstagramFacebookTwitter e YouTube

Segunda-feira, 5 de junho: #MeioAmbienteMW
Live 'Saúde Indígena: roda de conversa entre a Pajé Dirce Kaingang, educadores e estudantes'
Quando: 5 de junho, às 14h
Onde: Transmissão ao vivo no YouTube do Museu da Vida Fiocruz (com intérprete de Libras)

Terça-feira, 6 de junho: #Web3MW
Já ouviu falar em Web3? Talvez, não! Mas se, às vezes, tem vontade de fugir para seu próprio metaverso, então tá no caminho! Esta tecnologia será o tema da terça-feira. E vamos explorar e aprender sobre esse universo juntinhos!

Quarta-feira, 7 de junho: #ComidaMW
O tema de quarta-feira já é bem mais familiar! No entanto, já parou para pensar que os alimentos também têm significado cultural, histórico e social? Vamos falar mais deste assunto e mergulhar em pontos muito importantes, por exemplo, segurança e soberania alimentar!

Quinta-feira, 8 de junho:#OceanosMW
E, como junho também é marcado pelo Dia Mundial dos Oceanos, quinta-feira será dia de explorar esta temática. Será o momento de destacar que os oceanos são vida! E que eles são fundamentais para a saúde e bem-estar do nosso planeta.

Sexta-feira, 9 de junho: #iaMW
A tecnologia tem se tornado tão importante na nossa vida que o assunto ganhou mais um dia na #MuseumWeek 2023. Na sexta-feira, vamos falar de inteligência artificial, algo que veio para ficar! A ideia é entender melhor esta ferramenta para usá-la da melhor maneira possível. Porque mau uso de tecnologia, por aqui, não!!

Sábado, 10 de junho: #PatrimonioMW
Se o futuro tem espaço, o passado também tem lugar de destaque na programação. Afinal, não dá para olhar para frente sem lembrar da nossa história, certo? É, por isso, que sábado será dia de conversar sobre patrimônio!

Domingo, 11 de junho: #SolMW
E, para finalizar a #MuseumWeek 2023, o dia será dedicado ao astro que desempenha papel vital na nossa história e no nosso futuro. Afinal, sol não é só importante para pegar aquele bronzeado na praia, né? Sol é energia e energia limpa e renovável! E vamos conhecer mais sobre este assunto!

Publicado em 16 de maio de 2023.