Ir para o conteúdo

 
Informativo do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida       
Ano XXII - nº. 299. RJ, 8 de maio de 2023.
---------------------------------------------------------- 

No momento em que publicamos a edição de maio de 2023 do boletim Ciência & Sociedade, a Polícia Federal investiga suspeita de fraude nos cartões de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro. É fato que não podemos culpar só o Bolsonaro pela queda da cobertura vacinal da população brasileira, que se encontra em declínio desde 2015, segundo dados do Programa Nacional de Imunização. Nem é certo dizer que ele é o único responsável pela disseminação de notícias falsas sobre a vacinação e pelo fortalecimento do movimento antivacina no Brasil. Mas não há dúvidas de que ele tem papel importante nesses fenômenos, que merecem ser – e estão sendo – mais profundamente estudados para os compreendermos melhor. E não é que ainda é possível nos surpreendermos positivamente com eles? Divulgamos nesta edição do CS uma pesquisa recém-divulgada que revela, apesar de tudo, uma prevalência de emoções positivas relacionadas às vacinas, como confiança, interesse e esperança, entre os brasileiros. Por outro lado, outro estudo, que analisou as características das contas que publicaram, no Facebook e no Twitter, notícias falsas políticas nas eleições presidenciais de 2018 no Brasil, mostrou que as contas mais propagadoras de notícias falsas foram classificadas como provavelmente humanas e não robôs; ou seja... Temos ainda na lista de recomendações de leitura desta edição livro recém-publicado pela British University Press sobre divulgação científica queer, que aborda temas LGBTQIA+ referentes ao campo. Aliás, discussões relacionadas à equidade de gênero e raça e à inclusão e diversidade de maneira mais ampla ganharam protagonismo no evento da rede de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (PCST, na sigla em inglês), realizado em abril em Roterdã. Isto é um sinal da relevância e centralidade que essas temáticas vêm ganhando no campo. Ainda nesta edição, saiba mais sobre a nova edição do Guia de Centros e Museus de Ciência da América Latina e do Caribe; do Pint of Science Brasil, que retorna este ano ao seu habitat natural – os bares!; e da nova chamada pública de apoio a podcasts do Instituto Serrapilheira, entre outras indicações de ações, eventos e oportunidades no campo da divulgação científica. Boa leitura! 

 

Especial Desinformação
Quem publica notícias falsas? – Artigo recém-publicado na revista Journalism Practice, com o título “Who Posts Fake News? Authentic and Inauthentic Spreaders of Fabricated News on Facebook and Twitter”, de Tatiana Dourado, buscou analisar com técnicas quantitativas e qualitativas as características das contas que publicaram, no Facebook e no Twitter, notícias falsas políticas nas eleições presidenciais de 2018 no Brasil. O estudo examinou as características das contas de 1.073 usuários que publicaram esse tipo de conteúdo, levando em consideração tipo, relevância e propensão à robotização. Foram analisadas as publicações de 57 notícias consideradas falsas por pelo menos três das seguintes agências de checagem: Aos Fatos, Boatos.org, Comprova, Lupa e Fato ou Fake. Os resultados indicam que as notícias falsas são mais divulgadas por perfis pessoais do que por páginas e que a maior parte dos principais divulgadores apresentou atuação altamente relevante, sendo a grande maioria com contas no Facebook e uma fatia razoável no Twitter. As contas mais propagadoras das notícias falsas foram classificadas como provavelmente humanas e não robôs, indicando que a disseminação desse tipo de conteúdo não pode ser explicada pelo uso de bots, sobretudo nas eleições de 2018. O artigo está disponível, em inglês, aqui.

 

Leituras
Emoções evocadas pelas vacinas de Covid-19 – Diante do decréscimo da cobertura vacinal no Brasil nos últimos anos, é de suma importância entender que sentimentos as vacinas despertam na população, já que as emoções são elementos constitutivos de motivações, percepções e atitudes. No artigo “Vacuna contra COVID-19 en Facebook: Un estudio sobre las emociones expresadas por el público brasileño”, publicado em abril na revista Comunicar, pesquisadores compartilham estudo em que analisaram as emoções manifestadas especificamente em torno das vacinas de Covid-19 no Brasil. Para isso, coletaram quase 3 milhões de postagens públicas feitas durante 2020 e 2021 no Facebook sobre essas vacinas. Destas, examinaram uma amostra aleatória de 1.067 postagens, nas quais foram identificados 35 tipos distintos de emoções. A análise dos dados indicou prevalência de emoções positivas relacionadas às vacinas, como confiança, interesse e esperança. Também foram expressas emoções negativas, como preocupação e desaprovação, porém, em referência a questões contextuais – por exemplo, a propagação da doença e atrasos no acesso à vacina –, e a figuras públicas – como o ex-presidente do Brasil. Os pesquisadores ressaltam a necessidade de mais estudos sobre a temática, mas os resultados não deixam de ser um alento! Leia gratuitamente.

Queering a divulgação científica – Lésbicas, gays, bissexuais, transsexuais, queer, assexuais e pessoas com demais orientações sexuais e identidades de gênero, distintas da norma social dominante, têm atuação relevante na divulgação científica. Entretanto, estudos recentes mostram que, assim como em outros domínios sociais, as necessidades de pessoas LGBTQIA+, geralmente, não são consideradas no campo.  O recém-lançado livro Queering Science Communication: Representations, Theory, and Practice busca justamente tratar de temas LGBTQIA+ e divulgação científica. Na obra, “queering” assume várias dimensões, como incluir pessoas LGBTQIA+ no campo; refletir sobre como as perspectivas, preocupações e necessidades da comunidade estão representadas em produtos de divulgação; ou desconstruir estruturas de poder. A diversidade é um dos destaques da publicação, que busca dar visibilidade às perspectivas de pessoas LGBTQIA+ e examinar representações da comunidade na ciência popular e na mídia, além de discutir teorias da comunicação e agendas de pesquisa. Para tanto, contou com 43 colaboradores de distintas formações, perspectivas culturais, atuações profissionais e identidades. O livro, primeiro da coleção ‘Contemporary Issues in Science Communication’, da British University Press, pode ser adquirido aqui

 

Ações
Nova edição do guia de museus – No dia 16 de maio, às 11h, será lançado, em evento online, a nova edição do Guia de Centros e Museus de Ciência da América Latina e do Caribe 2023, que inclui 448 museus e centros de ciências da região. A publicação traz uma mudança importante em relação à última versão, de 2015. Com objetivo de estimular a curiosidade dos leitores sobre idiomas tão próximos, os organizadores decidiram fazer apenas uma edição, sem tradução: o português foi utilizado nos textos de museus brasileiros e o espanhol nos verbetes dos museus dos demais países. A transmissão ocorrerá via canal de YouTube da Casa de Oswaldo Cruz.

Esmiuçando a rede antivacina no Brasil – Em sua 3ª temporada, o podcast Ciência Suja – apresentado pelos jornalistas Thaís Manarini e Theo Ruprecht, com apoio do Instituo Serrapilheira – abordará diferentes histórias que mostram como “os promotores da desinformação continuam atuando para corroer avanços civilizatórios claros, como a própria valorização da ciência”. Lançado em 27/4, o primeiro episódio, chamado ‘A rede antivacina’, investiga redes profissionais de desinformação antivacina, com foco em um grupo específico, que ganhou projeção durante a pandemia de Covid-19: o Médicos Pela Vida (MPV). Entre teorias da conspiração e vendas de passaporte vacinal falso, o podcast revela uma ligação estreita entre antivaxxers e movimentos de extrema direita. Ouça o episódio gratuitamente.

Um brinde à ciência – O Pint of Science, festival mundial de divulgação científica que acontece concomitantemente em bares e restaurantes de diversas partes do mundo, após edições virtuais em função da pandemia de Covid-19, retorna ao seu habitat natural. Este ano, ocorrerá nos dias 22, 23 e 24 de maio, juntamente com outros 25 países, totalizando quase 400 cidades em todo o mundo. No Brasil, serão 123 cidades e mais de 600 pesquisadores participantes, que discutirão temas de diversas áreas do conhecimento. O objetivo é estabelecer um diálogo aberto e descontraído entre cientistas e os públicos, estimulando o debate sobre temáticas científicas fora do ambiente acadêmico. O festival foi criado em 2012, na Inglaterra, e chegou ao Brasil em 2015. Desde então, vem crescendo no país. Os eventos acontecerão sempre a partir das 19h, horário de Brasília. Confirma a programação por cidades clicando aqui.

 

Eventos
Submissões para congresso Intercom – Está aberta até 10/7 a chamada de trabalhos para o congresso nacional Intercom 2023, que será realizado em Minas Gerais, de 5 a 8/9 e que inclui também uma etapa online, de 29 a 31 de agosto. As submissões de resumos expandidos podem ser para os Grupos de Pesquisa ou para o Intercom Júnior. A submissão do artigo científico completo dos resumos aceitos deve ser feita até 16/8. Saiba mais.

Identidade e seus impactos na visita a museus de ciência – No dia 22/5, às 9h, no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos, no Rio de Janeiro, acontece a palestra “Science Identity Trajectories throughout School Visits to a Science Museum”, com a pesquisadora britânica Neta Shaby, da University of Southampton. O evento acontecerá de forma presencial, com tradução simultânea, mas também terá transmissão pelo YouTube da Casa de Oswaldo Cruz

 

Oportunidades
Serrapilheira lança novo edital para podcast – Já estão abertas as inscrições para a nova chamada pública de apoio a podcasts do Instituto Serrapilheira. A iniciativa busca projetos criativos nos quais a ciência seja um elemento estruturante. Até oito propostas, inéditas ou de temporadas novas de programas já lançados, serão selecionadas para receber treinamento e apoio de até R$ 50 mil para a produção de uma temporada. As inscrições vão até 24/6. Confira os detalhes.

Amazônia é tema de minicurso online – A 4ª edição do minicurso História, Ambiente e Conhecimento no Antropoceno, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), será realizada de 22 a 26/5, com transmissão aberta no YouTube. O curso é voltado para os interessados pelo debate sobre o Antropoceno na história do conhecimento, das relações com o ambiente e com os saberes indígenas. Para obter certificado de participação é necessário se inscrever até 20/5, no Campus Virtual Fiocruz. Mais informações.

 

Tem uma sugestão de notinha para a próxima edição do boletim Ciência & Sociedade? Oba! Envie para o e-mail <Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.>. 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- 

Ciência & Sociedade é o informativo eletrônico do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz). Editores de Ciência & Sociedade: Carla Almeida e Marina Ramalho. Redatores: Luís Amorim e Rosicler Neves. Projeto gráfico: Barbara Mello. Informações, sugestões, comentários, críticas etc. são bem-vindos pelo endereço eletrônico. Para se inscrever ou cancelar sua assinatura do Ciência & Sociedade, envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..        

* A seção Especial Desinformação é uma iniciativa do projeto “O desafio da desinformação em saúde: compreendendo a recepção para uma melhor divulgação científica”, contemplado pelo Programa Proep 2022, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e do CNPq.

 


Publicado em 09 de maio de 2023.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça