Por Renata Bohrer
Foram três dias marcados por intensa atividade. O Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz levou suas atrações para a cidade de Praia Grande (SP) de 26 e 28 de abril. Realizado em parceria com a Prefeitura de Praia Grande, por meio do Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Secretaria de Educação, a ação foi um sucesso de público: 5.132 visitantes se divertiram e aprenderam muito sobre ciência com experimentos, aparatos e espetáculos teatrais.
No Pavilhão de Eventos Jair Rodrigues, estudantes de diversas faixas etárias puderam vivenciar a ciência na prática a partir das atividades lúdicas e experimentais. Com uma programação recheada de atrações, os visitantes puderam conhecer a nossa coleção entomológica, observar o mundo por lentes microscópicas, viajar pela exposição ‘Dinossauros Brasileiros', conferir um espetáculo circense do Coletivo Nopok e muito mais.
Já a peça do Museu da Vida Fiocruz ‘O rapaz da rabeca e a moça Rebeca’ foi apresentada em três instituições de ensino e contemplou 551 pessoas, sendo mais da metade formada por alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos. O espetáculo aborda o preconceito em relação aos portadores do vírus HIV e fala da importância do uso do preservativo. Ao final, todos são convidados a participarem de um amplo debate com os artistas.
'A peça é muito interessante. Ela trata de uma temática muito necessária ainda em pleno século XXI, que precisa ser dita e ser explorada de todas as formas para que as pessoas percam o preconceito sobre a doença. Ali tínhamos um público de EJA. É um assunto que, muitas vezes, não se discute em casa", afirma o professor Sidney Santos, da Escola Municipal São Francisco de Assis. "Essas temáticas emergentes da sociedade precisam ser abordadas na escola e vocês fizeram isso brilhantemente, de forma descontraída e leve", completou.
O Ciência Móvel é produto do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, com a Gestão Cultural da SPCOC e conta com o patrocínio da Abbott, Droga Raia, IBMR, Nova Rio, Grupo Seres, Concremat, TIVIT e da Prefeitura do Rio, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e Lei federal de incentivo à Cultura. Essa é uma realização do Ministério da Cultura e Museu da Vida Fiocruz.
Fotos: Fernanda Gondra, Vinicius Rigo e Divulgação.
Publicado em 3 de maio de 2023.