Ir para o conteúdo

Chegou ele: o melhor mês do ano! A programação de maio está cheia de coisa boa! Além das exposições, visitas e atividades ao ar livre, vamos contar com um evento super especial: o Aniversário do Museu da Vida Fiocruz!

Em 25 de maio, o Museu da Vida e a Fiocruz celebram mais um ano de ações que enchem de orgulho a ciência brasileira! O Museu está preparando diversas atividades para celebrar seus 24 anos de fundação - desta vez, em um evento temático que celebra a cultura dos povos indígenas: 'Aprendendo com os povos Originários'. Todas as informações vão estar disponíveis em breve aqui no site e nas redes sociais, aguardem!

O Museu da Vida Fiocruz funciona de terça a sexta, no horário das 9h às 16h30. O agendamento só é necessário para grupos acima de dez pessoas. Vem sozinho ou com um grupo menor? É só chegar e interagir com nossas exposições, espaços e atividades! Tudo que você precisa saber pra visitar a gente está aqui no site

Ah! Você já segue a gente nas redes sociais? Temos conteúdos diários e exclusivos por lá!

Instagram  |  Facebook  |  Twitter  |  YouTube  |  Portal Invivo

 

 

Atividades presenciais

 

Eventos

Aniversário do Museu da Vida Fiocruz: Aprendendo com os Povos Originários
Quando: de 25 a 27 de maio, das 9h às 16h30*
Onde: diversos espaços

Informações em breve.
Dúvidas: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | (21) 3865-2128
* Visitação livre. Agendamento para grupos já está esgotado para os dias 25 e 26 de maio, não havendo também no dia 27.

 

Ciência Móvel: Modelos Anatômicos
Quando: 23 a 27 de maio, das 9h às 16h30
Onde: Sala de Experimentação – Pirâmide  
Idade: livre  

Sinopse: A atividade realizada pela equipe do Ciência Móvel destaca o funcionamento do corpo humano e suas interações a partir de um conjunto de modelos anatômicos. Com uma abordagem lúdica e dinâmica, o visitante tem a possibilidade de conhecer detalhes das estruturas responsáveis por diferentes funções do organismo enquanto manuseia réplicas de órgãos humanos.

 

Encontro com Professores: Universidade Pluriétnica Indígena Aldeia Maracanã na perspectiva do Bem-Viver - Medicina da Floresta
Quando: das 9h às 12h ou das 13h30 às 16h30
Onde: Sala de Aula 
Inscrições e informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou (21) 3865-2128.

Sinopse: No mês de maio, nosso Encontro com Professores oferece uma oportunidade especial - uma conversa com educadores indígenas da Aldeia Marakanã. Vamos refletir sobre a existência de povos indígenas em situação urbana e sobre a construção coletiva de uma universidade indígena. A programação inclui também visita às exposições do Museu da Vida Fiocruz, buscando desenvolver esse olhar de interesse pelos movimentos sociais, em especial, os dos povos originários. 

 

 

Exposições

Vida e saúde: relações (in)visíveis
Onde: Prédio da Cavalariça

A exposição apresenta o tema da saúde em sua complexidade, com 14 módulos que convidam o público a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microbiologia à saúde como fenômeno social. A iniciativa marca ainda a reabertura do prédio da Cavalariça, que acaba de ser restaurado.

 

Rios em Movimento
Onde: Salão de Exposições Temporárias

'Rios em Movimento' é uma expressão artística, científica e cultural dos rios brasileiros. Dividida em cinco módulos - Rio que dá vida, Vida e morte do Rio, Rios que sofrem e vidas que lutam, Rio que vira arte e Cada Rio, uma história -, a mostra fala do uso sustentável de recursos hídricos e reflete as falhas no modo de vida do ser humano que podem levar à morte dos rios. Para além dos problemas socioambientais, a exposição amplia o nosso olhar para outras nascentes, fontes inesgotáveis de significados culturais e religiosos. Entre poesias, pinturas, peças em cerâmica e outros elementos artísticos, faça uma expedição pelos rios do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil a partir de obras inspiradas nos saberes e culturas dessas regiões. São obras como as do artista plástico Rodrigo Andriàn, que transmitem beleza e mensagens de incentivo à preservação dos rios e do meio ambiente. A exposição conta com recursos de tecnologia assistiva.

 

 

Teatro

Esquete 'Conferência Sinistra' + Oficina de Charges (Atividade mediada)*
Quando: terças, 10h30 e 13h30*
Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz
Idade: a partir de 10 anos
Duração: 60 minutos

Sinopse: O que acontece quando as doenças se encontram para bater um papo? Uma "Conferência sinistra"! Febre amarela, peste bubônica e varíola, principais doenças que assolavam o Rio de Janeiro no início do século XX, viram personagens desta intervenção teatral e, com muito humor, conversam sobre os males que causam à saúde, revelando seus temores em relação às medidas de combate lideradas pelos médicos Oswaldo Cruz e Carlos Chagas. A cena foi extraída da peça teatral 'Oswaldo Cruz em revista', de Gustavo Ottoni, inspirada nas charges que foram publicadas nas revistas e nos periódicos da época. O objetivo é estimular a plateia à discussão sobre as obras do passado à luz de seu contexto histórico e social e refletir sobre publicações e questões atuais através de charges publicadas em jornais, revistas, sites e redes sociais. Ao final da esquete, o público é convidado a desenhar sua própria charge, em cima de alguma questão atual que queira questionar / apontar / criticar.

* Público limitado a 45 espectadores. Haverá distribuição de senhas antes do espetáculo.

 

Peça 'É O Fim da Picada!'
Quando: quartas e quintas, 10h30 e 13h30
Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz
Idade: a partir de 12 anos
Duração: 30 minutos

Sinopse: Com bom humor e doses de improviso, cenas de diálogo com o público vão sendo costuradas para abordar temas relacionados à dengue, zika e chikungunya.

 

Show de ciências ‘Paracelso, O Fenomenal’
Quando: sextas, 10h30 e 13h30
Onde: Tenda da Ciência
Idade: a partir de 8 anos

Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios.... Ou seria simplesmente pura ciência? Com muito bom humor e certo charlatanismo, essa dupla um tanto excêntrica mostra várias experiências incríveis e promove um encontro único e altamente divertido. No palco, experiências de física e química são elaboradas e, em determinados momentos, integrantes da plateia precisam participar e ajudá-los!

 

 

Atividades externas

Parque da Ciência e Pirâmide
Onde: em frente à Biblioteca de Manguinhos
Idade: a partir de 7 anos

O Parque da Ciência conta com uma grande área aberta, na qual estão espalhados vários equipamentos. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais que estão conectados: Energia, Comunicação e Organização da Vida. No ambiente Energia, o visitante tem contato com equipamentos que demonstram ou permitem observar as transformações de energia que a humanidade tem aprendido a controlar. Aparelhos como aquecedor solar, espelho parabólico e pilha humana criam oportunidades para a discussão sobre a origem da energia, eficiência energética, economia e o impacto das diferentes tecnologias de transformação e aproveitamento de energia. O espaço conta ainda com atrações como o Jardim dos Códigos – que conta a história da escrita e da matemática desde as pinturas de cavernas pré-históricas até a atualidade –, os Espelhos Sonoros e os Tubos Musicais proporcionam um ambiente interativo e divertido. A área da Organização da Vida inclui equipamentos interativos, painéis e modelos tridimensionais que mostram as relações entre os mundos macroscópico e microscópico. Alguns destaques são o modelo de célula animal gigante, que demonstra a organização da vida e permite discutir como a célula obtém e gasta energia e as esculturas que mostram como funciona a fala e a audição. Contém equipamentos acessíveis, como Pilha Humana, Espelhos Parabólicos, Praça Solar, Tubos Sonoros e Pedalando Ondas.

Obs.: não há atividades em dias de chuva.

 

Visita ao Conjunto Histórico: Praça Pasteur + Castelo da Fiocruz*
Quando: de terça a sexta, às 9h, 10h30, 13h30 e 15h
Onde: Castelo Mourisco
Idade: livre
Duração: 60 minutos

A atividade compreende visitação à Praça Pasteur, onde se concentram alguns dos principais prédios históricos do campus Manguinhos, e a visitação ao Castelo Mourisco. Joia da arquitetura eclética brasileira, o Castelo da Fiocruz é a principal edificação do núcleo histórico e arquitetônico de Manguinhos. Este senhor centenário é tombado como patrimônio histórico nacional! Ao visitá-lo, fatos, fotos e documentos históricos revelam curiosidades de sua construção. Neste espaço de visitação, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe.

* Visitação mediada. Público limitado a 45 espectadores por grupo.

 

 

Museu da Vida Fiocruz por aí: atividades extra-muros

Exposição 'Aventura pelo Corpo Humano'
Quando: de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30
Onde: Palácio Itaboraí - Fiocruz (R. Visc. de Itaboraí, 188 - Valparaíso, Petrópolis - RJ) 
Idade: livre
Entrada gratuita

Como funciona o corpo humano? A exposição itinerante do Museu da Vida Fiocruz  'Aventura pelo corpo humano' convida os visitantes para uma viagem divertida e instigante. 
* Para grupos com mais de cinco pessoas, é preciso fazer o agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Exposição 'Biodiversidade e Saúde'
Quando: de segunda a sexta, das 9h às 16h* 
Onde: Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite / Prefeitura de Limeira - SP (R. Dr. José Botelho Veloso - Jardim Santa Cecilia, Limeira - SP) 
Idade: livre
Entrada gratuita

Composta por painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia e a saber mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. O visitante também pode refletir sobre a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies. 
* Visitação somente com agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (19) 3444-7893

 

Exposição 'Vias do Coração' (Juiz de Fora - MG)
Quando: de terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h as 12h, tarde - 14h as 18h e noite - 19h as 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h as 21h, sábados - 14h as 17h e domingo - 9h as 12h)
Onde:  Centro de Ciências de Juiz de Fora (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro, Juiz de Fora/MG)
Idade: livre
Entrada gratuita e somente com agendamento.

Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz. A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações pelos telefones: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914. 

 

Créditos: Gabriela Andrade

Publicado em 28 de abril de 2023.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça