Por Melissa Cannabrava

Foto: João Laet

Você sabia que em 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil? O dia escolhido marca o nascimento do escritor Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira. Além da homenagem ao escritor, a data é uma oportunidade para que as escolas, editoras, órgãos governamentais, bibliotecas públicas e outros segmentos destaquem a importância da literatura para crianças na cultura brasileira, assim como escritores e escritoras do gênero e seus títulos sejam lembrados.

Seguindo a ideia, o Museu da Vida Fiocruz montou uma lista destacando obras infantis assinadas por nossos autores. Faça o download dos seus títulos favoritos e boa leitura!

Descobertas com Bernadete durante a pandemia da Covid-19'
De Beatriz Schenck, com ilustrações de Wésley Combo
O surgimento de uma nova doença desperta ainda mais a curiosidade e a sensibilidade de uma menina durante a pandemia. Enquanto Bernadete sonha, inventa e reflete sobre seus sentimentos, surgem muitos questionamentos e a necessidade de buscar respostas. Mas será que ela conseguirá fazer isso sozinha? Essa é a história de 'Descobertas com Bernadete durante a pandemia da Covid-19'.
Livro Audiovisual Acessível

Costa Lima: um Cientista, um Laboratório e uma Coleção de Insetos
De Claudia Oliveira, com ilustrações de Caio Barldi
O livro infantil 'Costa Lima: Um Cientista, um Laboratório e uma Coleção de Insetos' mostra a paixão do cientista Ângelo Moreira da Costa Lima pelos insetos do Brasil.
Baixe o PDF do e-book

Nos Trilhos da Ciência
De Claudia Oliveira, com ilustrações de Caio Barldi
Voltado ao público infantil, especialmente na faixa etária dos 5 aos 10 anos, 'Nos Trilhos da Ciência' é um projeto do Museu da Vida Fiocruz que, utilizando diferentes linguagens e abordagens, busca apresentar de forma lúdica a trajetória da Fiocruz e dos cientistas Oswaldo Cruz e Carlos Chagas. A obra destaca também a descoberta da doença de Chagas, de modo a instigar a curiosidade e o diálogo sobre importantes episódios da história da ciência e da saúde no Brasil. O projeto é composto por três produtos: uma atividade de contação de história a partir de uma mala, que se abre e apresenta diferentes cenários e personagens; um livro impresso; e um e-book interativo que combina recursos de animação, vídeos, sonoplastias e fotos antigas, além de bibliotecas que convidam adultos e crianças a aprofundarem seus conhecimentos.
Saiba mais sobre o projeto
Baixe o PDF do livro impresso
Navegue no e-book interativo

Oswaldo e seu castelo
De Claudia Oliveira
A publicação revela a trajetória do cientista Oswaldo Cruz e do nascimento do Castelo Mourisco, cartão-postal do campus da Fiocruz. O livro é uma adaptação de 'Avental de Histórias', atividade que acontece no Castelo Mourisco para os pequenos visitantes desse belo e fascinante espaço.
Baixe o PDF do livro

Afinal, o que houve com meu corpo?
De Carla Almeida, Hilda Gomes e Claudia Oliveira
Escrito por Carla Almeida, Hilda Gomes e Claudia Oliveira, o livro mostra a busca de uma menina por dentro de si mesma para a causa de seu mal-estar. A publicação inaugura a série "Histórias do Museu da Vida" e é parte do projeto "Ciência para pequenos curiosos - um espaço de popularização científica para crianças", parceria entre o Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e o Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, com apoio da Faperj. A obra nasceu de uma "contação" de histórias de mesmo título.

O que Nina vai aprontar?
De Sonia Mano, com ilustrações de Barbara Mello
Nina chega à escola e uma coisa estranha começa a acontecer. Há um bichinho andando por aí. Os alunos se perguntam: será que é barata? Não! É um bichinho bem minúsculo, que pode andar na cabeça de muitas crianças. Se uma criança da sala pega... Ixi! Já viu! Todos podem pegar. Estamos falando dos piolhos!
Baixe o PDF do livro

Publicado em 18 de abril de 2023.