Ir para o conteúdo

 Por Julianne Gouveia

 

 

Todos os anos, o Museu da Vida Fiocruz participa da Semana do Cérebro, iniciativa internacional que acontece sempre no mês de março. Em 2023, não vai ser diferente: a instituição prepara uma série de atividades presenciais para o evento, que desta vez ocupa a Pirâmide do Parque da Ciência (campus Fiocruz Manguinhos) de 14 a 17 de março.

Estão programadas para a Semana do Cérebro 2023 no Museu da Vida Fiocruz oficinas e a observação de cérebros humanos e de camundongos conservados em formol, além de um modelo de neurônio. O museu também oferece uma atividade para o público infantil: 'Colorindo o nosso cérebro', em que crianças montam e colorem um chapéu com o formato de um cérebro, incluindo seus dois hemisférios. Todas as atividades vão acontecer 

A Semana do Cérebro tem por finalidade divulgar os benefícios e avanços resultantes do estudo do cérebro e é organizada pela Dana Foundation, organização que prove o conhecimento sobre o cérebro ao redor do mundo. No Brasil, a Semana é organizada pela Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento – a SBNeC. O tema escolhido pela SBNeC em 2023 é 'O cultivo da Resiliência'.
 

Confira a programação completa de atividades:

Sala da experimentação
Sinopse: Os visitantes poderão observar, manusear e comparar as características de modelos de cérebros de diversos vertebrados como, por exemplo, lampreia e cachorro. Também poderão observar alguns cérebros humanos de verdade, conservados em meio líquido. Todos os exemplares pertencem à coleção de anatomia patológica do IOC. Também estarão expostos modelos de cérebro humano e de neurônios.

Salão
Nos microscópios, os visitantes poderão observar lâminas com cortes histológicos de retina e de neurônio, além de vivenciar diversos tipos de ilusões de óptica. Na bancada de Pasteur, poderão saber um pouco mais sobre o papel de algumas moléculas no funcionamento do cérebro.

Câmara escura
Na câmara escura, o visitante compreenderá como o olho humano funciona e também como percebemos as cores.

 

 

Foto: Gabriela Andrade

Publicado em 10 de março de 2023. 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça