Ir para o conteúdo

Fevereiro já tá na área com a maior animação! E o Museu da Vida Fiocruz segue com visitação livre ao longo deste mês e diversas atrações para vocês, nossos visitantes!

O museu estará aberto em fevereiro de terça a sexta, das 10h às 16h. Não é preciso agendar a visita. Quem passar por aqui vai poder interagir com nossas exposições, espaços ao ar livre e também visitar o Castelo Mourisco ao lado dos nossos mediadores!

Algumas atividades têm vagas limitadas! Programe-se para conferir tudo no Museu da Vida Fiocruz, que é aberto, gratuito e para todos!

Acompanhe nossos conteúdos também pelas redes sociais! Curta, comente e compartilhe! 

Instagram

YouTube

Facebook

Twitter

Portal Invivo

 

 

Atividades presenciais

 

Exposições

Vida e saúde: relações (in)visíveis
Onde: Prédio da Cavalariça

A exposição apresenta o tema da saúde em sua complexidade, com 14 módulos que convidam o público a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microbiologia à saúde como fenômeno social. A iniciativa marca ainda a reabertura do prédio da Cavalariça, que acaba de ser restaurado.

 

Rios em Movimento
Onde: Salão de Exposições Temporárias

'Rios em Movimento' é uma expressão artística, científica e cultural dos rios brasileiros. Dividida em cinco módulos - Rio que dá vida, Vida e morte do Rio, Rios que sofrem e vidas que lutam, Rio que vira arte e Cada Rio, uma história -, a mostra fala do uso sustentável de recursos hídricos e reflete as falhas no modo de vida do ser humano que podem levar à morte dos rios. Para além dos problemas socioambientais, a exposição amplia o nosso olhar para outras nascentes, fontes inesgotáveis de significados culturais e religiosos. Entre poesias, pinturas, peças em cerâmica e outros elementos artísticos, faça uma expedição pelos rios do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil a partir de obras inspiradas nos saberes e culturas dessas regiões. São obras como as do artista plástico Rodrigo Andriàn, que transmitem beleza e mensagens de incentivo à preservação dos rios e do meio ambiente. A exposição conta com recursos de tecnologia assistiva.

 

 

Teatro

Esquete 'Conferência Sinistra' + Oficina de Charges (Atividade mediada)*
Quando: terças e quintas, 11h e 14h*
Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz
Idade: a partir de 10 anos
Duração: 60 minutos

Sinopse: O que acontece quando as doenças se encontram para bater um papo? Uma "Conferência sinistra"! Febre amarela, peste bubônica e varíola, principais doenças que assolavam o Rio de Janeiro no início do século XX, viram personagens desta intervenção teatral e, com muito humor, conversam sobre os males que causam à saúde, revelando seus temores em relação às medidas de combate lideradas pelos médicos Oswaldo Cruz e Carlos Chagas. A cena foi extraída da peça teatral 'Oswaldo Cruz em revista', de Gustavo Ottoni, inspirada nas charges que foram publicadas nas revistas e nos periódicos da época. O objetivo é estimular a plateia à discussão sobre as obras do passado à luz de seu contexto histórico e social e refletir sobre publicações e questões atuais através de charges publicadas em jornais, revistas, sites e redes sociais. Ao final da esquete, o público é convidado a desenhar sua própria charge, em cima de alguma questão atual que queira questionar / apontar / criticar.

* Público limitado a 45 espectadores. Haverá distribuição de senhas antes do espetáculo.

 

Peça 'É O Fim da Picada!'
Quando: quartas, 11h e 14h
Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz
Idade: a partir de 12 anos
Duração: 30 minutos

Sinopse: Com bom humor e doses de improviso, cenas de diálogo com o público vão sendo costuradas para abordar temas relacionados à dengue, zika e chikungunya.

 

 

Atividades externas

Parque da Ciência e Pirâmide
Onde: em frente à Biblioteca de Manguinhos
Idade: a partir de 7 anos

O Parque da Ciência conta com uma grande área aberta, na qual estão espalhados vários equipamentos. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais que estão conectados: Energia, Comunicação e Organização da Vida. No ambiente Energia, o visitante tem contato com equipamentos que demonstram ou permitem observar as transformações de energia que a humanidade tem aprendido a controlar. Aparelhos como aquecedor solar, espelho parabólico e pilha humana criam oportunidades para a discussão sobre a origem da energia, eficiência energética, economia e o impacto das diferentes tecnologias de transformação e aproveitamento de energia. O espaço conta ainda com atrações como o Jardim dos Códigos – que conta a história da escrita e da matemática desde as pinturas de cavernas pré-históricas até a atualidade –, os Espelhos Sonoros e os Tubos Musicais proporcionam um ambiente interativo e divertido. A área da Organização da Vida inclui equipamentos interativos, painéis e modelos tridimensionais que mostram as relações entre os mundos macroscópico e microscópico. Alguns destaques são o modelo de célula animal gigante, que demonstra a organização da vida e permite discutir como a célula obtém e gasta energia e as esculturas que mostram como funciona a fala e a audição. Contém equipamentos acessíveis, como Pilha Humana, Espelhos Parabólicos, Praça Solar, Tubos Sonoros e Pedalando Ondas.

Obs.: não há atividades em dias de chuva.

 

Visita ao Castelo da Fiocruz*
Quando: de terça a sexta, às 10h, 13h30 e 14h30
Onde: Castelo Mourisco
Idade: livre
Duração: 60 minutos

Joia da arquitetura eclética brasileira, o Castelo Mourisco é a principal edificação do núcleo histórico e arquitetônico de Manguinhos. Este senhor centenário é tombado como patrimônio histórico nacional! Ao visitá-lo, fatos, fotos e documentos históricos revelam curiosidades de sua construção. Neste espaço de visitação, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe.

* Visitação mediada. Público limitado a 45 espectadores por grupo.

 

Museu da Vida Fiocruz por aí: atividades extra-muros

Ciência Móvel na 13ª Bienal da UNE – Festival dos Estudantes (Rio de Janeiro - RJ)
Quando: 2 a 4 de fevereiro, a partir das 9h
Onde: Fundição Progresso (Rua dos Arcos, 24 - a 50 - Centro, Rio de Janeiro - RJ)
Entrada gratuita 

O Ciência Móvel (Projeto Arte e Ciência sobre Rodas) do Museu da Vida Fiocruz participa da 13ª Bienal da UNE, na Fundição Progresso, Rio de Janeiro. Várias atrações serão apresentadas ao público entre os dias 2 e 4 de fevereiro. A Bienal da UNE - União Nacional dos Estudantes - é um festival de cultura, arte, ciência e tecnologia que mapeia, conecta e apresenta o que de mais interessante tem sido produzido dentro e fora das universidades brasileiras. Mais informações aqui.

 

Exposição 'Vias do Coração' (Juiz de Fora - MG)
Quando: de terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h as 12h, tarde - 14h as 18h e noite - 19h as 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h as 21h, sábados - 14h as 17h e domingo - 9h as 12h)
Onde:  Centro de Ciências de Juiz de Fora (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro, Juiz de Fora/MG)
Idade: livre
Entrada gratuita e somente com agendamento.

Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz. A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações pelos telefones: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914. 

 

Foto: Jefferson Mendonça

Publicado em 03 de fevereiro de 2022.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça