Por Teresa Santos

Em 2023, o Museu da Vida Fiocruz recebe o Congresso da Rede de Popularização da Ciência e da Tecnologia na América Latina e Caribe (RedPOP). O evento, que será realizado no campus de Manguinhos Fiocruz entre os dias 10 e 16 de julho, tem como tema "Vozes Diversas: diálogo entre saberes e inclusão na popularização da ciência".

O Congresso RedPOP é um dos maiores eventos de popularização da ciência da América Latina. A primeira edição aconteceu no Brasil, em 1990. De lá pra cá, ele passou por vários países e, agora, retorna ao país, tendo o Rio de Janeiro, mais precisamente o Museu da Vida Fiocruz, como palco.

A 18ª edição marca o retorno presencial deste encontro que acontece tradicionalmente a cada dois anos e que busca contribuir no compartilhamento de conhecimento e experiências na área da divulgação científica. O tema deste ano chama atenção para a importância de incorporar a diversidade das diferentes vozes à construção do conhecimento científico associado aos saberes populares.

O evento internacional, destinado a divulgadores da ciência, educadores, jornalistas, museólogos e artistas, vem também com a proposta de unir atividades artísticas e interativas à programação acadêmica. Trará ainda debates variados sobre temas que são importantes para a divulgação científica, entre eles, formação de divulgadores, relações de gênero e étnico-raciais, acessibilidade e inclusão.

Mais informações sobre como participar do XVIII Congresso RedPop estão no site https://redpop.fiocruz.br/.

Envio de trabalhos

Já é possível submeter trabalhos para serem apresentados durante o Congresso RedPop. O prazo de envio é até dia 7 de fevereiro. Os autores podem inscrever propostas de apresentação individual, feira de ideias, intervenção artística e científica, mesa-redonda e/ou minicurso. Os temas dos trabalhos são livres, mas a temática do evento busca mostrar a importância das diferentes culturas, perspectivas e contextos do campo da popularização da ciência na América Latina.

As áreas contempladas são Arte e ciência, Educação em espaços não-escolares, Jornalismo científico e novas mídias, Museus e centros de ciências, Produção de materiais, Profissionalização e formação de divulgadores, Pesquisa e avaliação, Gestão, planejamento e marketing, Sustentabilidade e bem-viver, Acessibilidade, inclusão e diversidade, Relações de gênero e étnico-raciais e Democracia, cidadania e sociedade.

Entre as opções com perfil mais acadêmico, estão as apresentações individuais. Elas serão orais e com duração de 15 minutos cada. Outras modalidades que seguem essa linha são as mesas-redondas e os minicursos. As propostas para as mesas-redondas devem trazer um tema a ser debatido por três participantes e um mediador durante 1h30. Já os minicursos devem ter duração de 6h.

A feira de ideias, por sua vez, é voltada para apresentações curtas de produtos, tal como jogos e livros. Para as intervenções, são esperadas atividades interativas, shows e performances de formato e duração livre.

Como submeter seu trabalho

Envie sua proposta pelo link https://www.inscricoes.redpop.fiocruz.br/

Para mais informações, acesse o Manual de submissão de trabalhos ou entre em contato com Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Publicado em 05 de janeiro de 2023.