Por Melissa Cannabrava

E lá se foi o segundo dia do Festival de Cultura Popular Brasileira! A programação cultural da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que começou ontem (18/10) e segue até a próxima sexta-feira (21/10) no Campus Manguinhos da Fiocruz, celebrou as festas populares que acontecem em regiões distintas do país. O dia começou com performance, passou por um cortejo e ainda teve teatro, música e cinema. A gente fez um resumo pra você saber todas as novidades.

Teatro na tenda e forró no Centro de Recepção

Mais uma vez, 'Zia: Missão do mundo invisível' abriu a programação da manhã. A performance do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas apresentou a uma platria de crianças e adolescentes a menina do futuro que vive no espaço e é guardiã do mundo invisível. Na Tenda da Ciência Virgínia Schall, a turminha acompanhou uma importante missão: de alertar o mais rápido possível os habitantes sobre o risco que estão correndo, e contá-los sobre o poder da vacinação.

O espaço recebeu ainda mais duas apresentações de 'É o Fim da Picada!', espetáculo do Museu da Vida Fiocruz. O elenco, composto por Barbara Mendes, Carla Valentin, Gabs Hastenreiter e Raphael Castro, fez alunos do Colégio Curso MOVA, de Nilópolis (RJ), rolarem de rir nas poltronas da tenda . Com várias cenas de improviso, a peça falou sobre dengue, zika e chikungunya com bom humor e muito informação.

Ah, mas o que falar do cortejo que botou todo mundo pra dançar? Tocou até Anitta! O grupo Oficina da Rua fez um verdadeiro arrastão de carnaval no campus Fiocruz Manguinhos, com tudo que tinha direito: marchinhas, pernaltas e muito samba!

Um trio de mulheres tocando forró na SNCT 2022 também foi uma das grandes atrações do dia! O show do Trio Trança Vermelha foi pensado para agradar forrozeiros e não forrozeiros. Com o tradicional gostinho de música popular, o trio de musicistas e atrizes tocaram e cantaram juntas com um público animado as melhores canções de Dominguinhos e Luiz Gonzaga. Teve até versão de música serteneja adaptada para o mais nordestino dos ritmos!

Ballet Manguinhos e websérie no Auditório do Museu da Vida Fiocruz

O recém reaberto Auditório do Museu da Vida Fiocruz recebeu as duas atividades que fecharam o dia. O público infantil lotou o espaço para prestigiar o 'Ciência com Pipoca: Invasores'. A série faz um curioso paralelo entre os vírus biológicos e os vírus de computador, mostrando a potência do trabalho em equipe. E é claro que, para navegar nessa história de jogo on-line, disputado por duas equipes e que traz o tema da vacinação, nada melhor do que muita pipoca!

"Estou realizando o sonho de exibir a série 'Invasores' para crianças, com pipoca, bem aqui no auditório novo, num ambiente confortavel que dá essa atmosfera de cinema", contou Leticia Guimarães, diretora da série que concorre a sete categorias do Rio Webfest 2022, premiação considerada a Copa do Mundo do gênero - ops, acabamos de dar um spoiler aqui...

As meninas do Ballet Manguinhos arrematou o segundo dia de atividades culturais da SNCT 2022 com graça e beleza. Em performance especial para o Festival de Cultura Popular Brasileira, o Ballet Manguinhos apresentou uma mostra de dança com coreografias da Companhia Jovem Ballet Manguinhos. No repertório, o público apreciou balé clássico e dança contemporânea ao som de canções da eterna diva Elza Soares.

O Museu da Vida Fiocruz tem como patrocinadores máster Santander, Abbott e Enauta. A iniciativa também conta com o patrocínio da EDF Norte Fluminense, Supergásbras, Bayer, Dataprev, Technip FMC, White Martins, S&P Global, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e copatrocínio de Concremat e Fresenius.

Saiba mais sobre a SNCT 2022:

Museu da Vida Fiocruz promove 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Vídeo - Memórias SNCT: dois anos de encontros virtuais

Cerimônia de abertura da SNCT 2022, com a dra. Margareth Dalcolmo

Jongo é atração no primeiro dia do Festival de Cultura Popular Brasileira da SNCT 2022

Impressora 3D de medicamentos é destaque no primeiro dia da Feira de Ciências SNCT 2022

Segundo dia de visitação do público na SNCT coloca as pesquisas genéticas em pauta

Atividades acessíveis no 3º dia do Festival de Cultura Popular Brasileira

Fotos: João Laet

Publicado em 20 de outubro de 2022.