Sociólogo, antropólogo, educador, escritor e político brasileiro, Darcy Ribeiro será homenageado pela Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) com um seminário que celebra os 100 anos do seu nascimento. O evento Darcy Ribeiro, 100 anos de utopia: pensamento humanista em tempos de barbárie será realizado presencialmente nos dias 26 e 27 de outubro, no auditório do Museu da Vida Fiocruz, em Manguinhos (RJ). O encontro é aberto a participação de todos, sem necessidade de inscrição prévia, e terá transmissão ao vivo pelo YouTube da COC.

Nascido em 26 de outubro de 1922 em Montes Claros (MG), Darcy Ribeiro faleceu em 17 de fevereiro de 1997, em Brasília (DF). Para debater sobre a trajetória e o legado de um dos maiores intelectuais brasileiros do século 20, a Casa de Oswaldo Cruz promoverá mesas-redondas e uma mostra de filmes com a temática indígena. Nessa mostra será apresentado o recém-lançado longa-metragem de Aurélio Michiles, Segredos do Putumayo, além do primeiro episódio do documentário O Brasil de Darcy Ribeiro, dirigido por Ana Maria Magalhães.

“O seminário celebrando os 100 anos de Darcy Ribeiro presta homenagem ao relevante papel que o antropólogo desempenhou em defesa da causa indígena, da educação e cultura do nosso país, e de sua atuação no campo das políticas públicas”, afirma a vice-diretora de Pesquisa e Educação da COC, Magali Romero Sá.

O evento é organizado por Magali Romero Sá (VDPE), Maria Paula Bonatto (Museu da Vida), Stella Oswaldo Cruz Penido (DAD), Luciana Heymann (DAD), Carolina Arouca (Depes/PPGHCS) e Ricardo Ventura (Ensp) e também integra a agenda do Encontro às Quintas da COC.

Confira abaixo a programação completa:

26 de outubro

9h - 9h15 - Apresentação Coral Fiocruz

9h15 - Mesa de abertura – Homenagem póstuma à Gabriel Gentil Tukano

9h30 - 10h30 - Palestra de abertura

Apresentação: Magali Romero Sá (Vice-diretora de Pesquisa e Educação da COC)
Palestrante: Gersem Baniwa (Universidade de Brasília – UNB)

10h30 - 12h30 - Mesa: Legado e memórias das utopias
José Bessa Baba (UNIRIO)
Luciana Heymann (COC/Fiocruz)
Helena Bomeny (Uerj)
Rachel Viana (COC/Fiocruz)
Debate: 30 min
Mediação:  Carolina Arouca (COC/Fiocruz)

14h - 16h - Mesa: Saúde e povos indígenas

Carolina Arouca (COC/Fiocruz)
Luíza Garnelo (Instituto Leônidas & Maria Deane/Fiocruz - Manaus)
Ana Lúcia Pontes (Ensp/ Fiocruz)
Debate: 16h - 16h30
Mediação: Stella Oswaldo Cruz Penido (Fiocruz)

27 de outubro

Mostra de filmes com a temática indígena

9h - 12h30

Exibição do documentário: Segredos do Putumayo
Debate: Aurélio Michilles (Diretor do documentário Segredos do Putumayo) e Vanda Witoto (Liderança indígena do povo Witoto)
Mediação: Paula Bonatto (Museu da Vida Fiocruz) e Stella Oswaldo Cruz Penido (Fiocruz)

14h - 16h30

Exibição do primeiro episódio (Paraíso perdido) do documentário O Brasil de Darcy Ribeiro
Debate: Ana Maria Magalhães (Diretora do documentário O Brasil de Darcy Ribeiro); Gisele Jacon Moreira (Coordenadora das atividades institucionais da Fundação Darcy Ribeiro) e Gilberto Pires Kadiwéu (Mestre em Antropologia UFMS e liderança indígena)

Publicado em 10 de outubro de 2022.