Por Renata Bohrer
O Museu da Vida Fiocruz foi um dos parceiros da segunda edição do Festival Nacional da Matemática, realizado na Marina da Glória pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro, escolas e público em geral puderam conferir diversas atrações no estande do museu.
A programação do museu foi organizada pela equipe do Serviço de Itinerância, sob a coordenação geral do professor Paulo Colonese, e reuniu várias atividades dos módulos temáticos do Ciência Móvel. O público pôde se divertir com os jogos de tabuleiro e quebra-cabeças geométricos e experimentar os equipamentos interativos Alavanca, Roldanas e Pilha Humana, além de ver a exposição 'Dinossauros Brasileiros', observar diferentes exemplares de insetos, assistir a filmes científicos dentro do caminhão do Ciência Móvel, entre outros.
Um dos grandes destaques foi a oficina Aerogamis. Nela, adultos e crianças aprenderam a construir diferentes modelos de aviões de papel. Após essa dinâmica, todos eram convidados a dirigir-se até a pista de decolagem - que consistia em um tapete feito em vinil com medidas de distâncias - para testarem suas criações.
Sucesso de público, o espetáculo ‘Paracelso, o fenomenal', do Museu da Vida Fiocruz, movimentou a plateia do Festival nos dois dias de apresentação. Com muito humor, a dupla Paracelso e Ununúltima encantou a todos com suas experiências científicas. O espetáculo contou com interpretação de libras.
Fotos: Renata Bohrer
Publicado em 04 de outubro de 2022.