Ir para o conteúdo

Por Renata Bohrer

 

O Museu da Vida Fiocruz foi um dos parceiros da segunda edição do Festival Nacional da Matemática, realizado na Marina da Glória pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). Entre os dias 30 de setembro e 1º de outubro, escolas e público em geral puderam conferir diversas atrações no estande do museu. 

A programação do museu foi organizada pela equipe do Serviço de Itinerância, sob a coordenação geral do professor Paulo Colonese, e reuniu várias atividades dos módulos temáticos do Ciência Móvel.  O público pôde se divertir com os jogos de tabuleiro e quebra-cabeças geométricos e experimentar os equipamentos interativos Alavanca, Roldanas e Pilha Humana, além de ver a exposição 'Dinossauros Brasileiros', observar diferentes exemplares de insetos, assistir a filmes científicos dentro do caminhão do Ciência Móvel, entre outros.  

Um dos grandes destaques foi a oficina Aerogamis. Nela, adultos e crianças aprenderam a construir diferentes modelos de aviões de papel. Após essa dinâmica, todos eram convidados a dirigir-se até a pista de decolagem - que consistia em um tapete feito em vinil com medidas de distâncias - para testarem suas criações.  

Sucesso de público, o espetáculo ‘Paracelso, o fenomenal', do Museu da Vida Fiocruz, movimentou a plateia do Festival nos dois dias de apresentação. Com muito humor, a dupla Paracelso e Ununúltima encantou a todos com suas experiências científicas. O espetáculo contou com interpretação de libras.

Ciência Móvel -  Arte e Ciência sobre Rodas, projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com a Gestão Cultural da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC), é uma iniciativa do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, e conta com o patrocínio das empresas: Bayer, IBM, 3M, EDF Norte Fluminense, Grupo DPSP e Drogarias Pacheco.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fotos: Renata Bohrer

Publicado em 04 de outubro de 2022. 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça