Ir para o conteúdo

Setembro já está na área! O Museu da Vida Fiocruz realiza diversas atividades dentro (e fora!) do campus Manguinhos da Fiocruz. 

Para visitar o Museu da Vida Fiocruz, é necessário fazer agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (21) 3865-2128 (atendimento de 9h as 12h e 13h30 as 16h30).

Você também pode continuar acompanhando nossos conteúdos pelas redes sociais! Curta, comente e compartilhe! 

Instagram

YouTube

Facebook

Twitter

Portal Invivo

 

 

Atividades presenciais

 

Seminários

Seminário Internacional - 50 anos da Mesa de Santiago: o museu integral e seu papel social
Quando: 21 e 22 de setembro de 2022
Onde: Auditório do CDHS

A realização da Mesa Redonda de Santiago, em 1972, refletiu demandas e condições sociopolíticas de seu tempo e os princípios e práticas estabelecidos por ela foram um divisor de águas, passando a orientar políticas públicas, experiências institucionais e de formação profissional dos museus latino-americanos. Exatamente cinco décadas depois, o seminário da Casa de Oswaldo Cruz marca o protagonismo da América Latina no campo dos museus, promovendo reflexões sobre ações museais voltadas para a realidade regional, aliando a perspectiva histórica à avaliação de desdobramentos mais contemporâneos do evento de Santiago. Haverá transmissão ao vivo no Facebook da Casa de Oswaldo Cruz. Saiba mais.

 

 

Exposições

Exposição 'Vida e saúde: relações (in)visíveis'
Onde: Prédio da Cavalariça

A exposição apresenta o tema da saúde em sua complexidade, com 14 módulos que convidam o público a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microbiologia à saúde como fenômeno social. A iniciativa marca ainda a reabertura do prédio da Cavalariça, que acaba de ser restaurado.

 

Rios em Movimento
Onde: Salão de Exposições Temporárias

'Rios em Movimento' é uma expressão artística, científica e cultural dos rios brasileiros. Dividida em cinco módulos - Rio que dá vida, Vida e morte do Rio, Rios que sofrem e vidas que lutam, Rio que vira arte e Cada Rio, uma história -, a mostra fala do uso sustentável de recursos hídricos e reflete as falhas no modo de vida do ser humano que podem levar à morte dos rios. Para além dos problemas socioambientais, a exposição amplia o nosso olhar para outras nascentes, fontes inesgotáveis de significados culturais e religiosos.  Entre poesias, pinturas, peças em cerâmica e outros elementos artísticos, faça uma expedição pelos rios do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil a partir de obras inspiradas nos saberes e culturas dessas regiões.  São obras como as do artista plástico Rodrigo Andriàn, que transmitem beleza e mensagens de incentivo à preservação dos rios e do meio ambiente. A exposição conta com recursos de tecnologia assistiva.

 

 

Teatro

Peça 'É O Fim da Picada!'
Quando: terças e quartas, 10h30 e 13h30
Onde: Tenda da Ciência
Idade: a partir de 12 anos

Sinopse: Com bom humor e doses de improviso, cenas de diálogo com o público vão sendo costuradas para abordar temas relacionados à dengue, zika e chikungunya.

 

Peça 'Cidadela'
Quando: quintas, 10h30 e 13h30*
Onde: Tenda da Ciência
Idade: a partir de 12 anos

Sinopse: Em Vem Quem Quer, as mulheres sabem das coisas: cuidar da cidade, semear, produzir remédios, escrever poemas. Mas só os homens são reconhecidos, muitas vezes, por feitos que são delas! No palco, as personagens Juçara Brio Forte e Justa Plena de Si parecem aceitar o silêncio feminino (será?), passado de geração a geração (até quando?!). Já a jovem e questionadora Nina Garota se mostra inconformada, e terá o apoio de Marina Lá Se Foi, ex-moradora da cidadela e grande incentivadora da semente da mudança. Só que essa história não tem uma heroína. Tem várias! Juntas, essas mulheres vão descobrir sua força e seu valor.  

* As sessões do dia 22 de setembro (10h30 e 13h30) contam com recursos de tecnologia assistiva (interpretação de libras e audiodescrição).

 

Show de ciências ‘Paracelso, O Fenomenal
Quando: sextas, 10h30 e 13h30*
Onde: Tenda da Ciência
Idade: a partir de 8 anos

Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios.... Ou seria simplesmente pura ciência? Com muito bom humor e certo charlatanismo, essa dupla um tanto excêntrica mostra várias experiências incríveis e promove um encontro único e altamente divertido. No palco, experiências de física e química são elaboradas e, em determinados momentos, integrantes da plateia precisam participar e ajudá-los!

* As sessões do dia 23 de setembro (10h30 e 13h30) contam com recursos de tecnologia assistiva (interpretação de libras e audiodescrição).

 

 

Atividades externas

Parque da Ciência e Pirâmide
Onde: em frente à Biblioteca de Manguinhos
Idade: a partir de 7 anos

O Parque da Ciência conta com uma grande área aberta, na qual estão espalhados vários equipamentos. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais que estão conectados: Energia, Comunicação e Organização da Vida. No ambiente Energia, o visitante tem contato com equipamentos que demonstram ou permitem observar as transformações de energia que a humanidade tem aprendido a controlar. Aparelhos como aquecedor solar, espelho parabólico e pilha humana criam oportunidades para a discussão sobre a origem da energia, eficiência energética, economia e o impacto das diferentes tecnologias de transformação e aproveitamento de energia. O espaço conta ainda com atrações como o Jardim dos Códigos – que conta a história da escrita e da matemática desde as pinturas de cavernas pré-históricas até a atualidade –, os Espelhos Sonoros e os Tubos Musicais proporcionam um ambiente interativo e divertido. A área da Organização da Vida inclui equipamentos interativos, painéis e modelos tridimensionais que mostram as relações entre os mundos macroscópico e microscópico. Alguns destaques são o modelo de célula animal gigante, que demonstra a organização da vida e permite discutir como a célula obtém e gasta energia e as esculturas que mostram como funciona a fala e a audição. Contém equipamentos acessíveis, como Pilha Humana, Espelhos Parabólicos, Praça Solar, Tubos Sonoros e Pedalando Ondas.
Obs.: não há atividades em dias de chuva.

 

Sítio Arqueológico 
Onde: área externa do Parque da Ciência e CDHS 
Idade: a partir de 07 anos 

O Sítio Arqueológico apresenta os vestígios do Complexo de Incineração de Lixo Urbano em Manguinhos, que funcionou no local de 1917 a 1938. A discussão sobre o que é Arqueologia, sobre a ocupação de Manguinhos no início do século XX e seu complexo de incineração de lixo são apresentadas por meio de painéis, maquetes táteis, um totem interativo e a visualização de objetos achados no local, dispostos em uma vitrine. A discussão sobre a incineração de lixo e dos resíduos sólidos, ontem e hoje, também é abordada e colocada em contexto com a história da cidade do Rio de Janeiro. 
Obs.: não há atividades em dias de chuva.

 

Trilha Científica Oswaldo Cruz
Onde: Centro de Recepção do Museu da Vida
Idade: A partir de 10 anos

Nessa atividade, os visitantes percorrem uma pequena trilha que atravessa o Campus Manguinhos, com paradas em diversos pontos. Durante o passeio, são abordados diversos temas, como a história da instituição, espécies da vegetação e curiosidades sobre o campus. Realizada de forma lúdica e interativa, são utilizados diferentes recursos como: imagens, experimentos e até observação em lupa - tudo isso para estimular o espírito científico, permitindo assim um diálogo entre o público e os educadores.
Obs. 1: Grupos de idosos somente que tenham razoável mobilidade.  
Obs. 2: não há atividades em dias de chuva.
Obs. 3: a atividade será oferecida a depender da faixa etária do grupo visitante.

 

Visita pelo Conjunto Histórico da Fiocruz
Onde: Centro de Recepção do Museu da Vida
Idade: a partir dos 11 anos
Recomendações: Uso de calçados confortáveis.

Essa atividade educativa proporciona ao visitante do Museu da Vida uma oportunidade de conhecer a história da origem da instituição, ao se depararem com um conjunto de prédios históricos que abrigam duas exposições: 'Vida e Saúde: Relações (in)visíveis' (prédio da antiga Cavalariça) e 'Manguinhos Revelado: Um lugar de ciência' (prédio do antigo Pavilhão da Peste).

 

Atividade educativa: Ver de Perto
Onde: Área externa do Ciência em Cena 
Idade: 06 a 12 anos

Esta atividade tem como temática principal os insetos que são frequentemente vistos negativamente – ou simplesmente passam despercebidos – no dia a dia das pessoas. Seu objetivo é ampliar a percepção do público para a presença dos insetos em seu cotidiano e para grande diversidade do grupo. Propiciar espaço para reflexões acerca da importância desses seres para o ambiente e para a espécie humana. Busca também apresentar procedimentos e práticas relativos ao estudo dos insetos, incluindo elementos do trabalho de um entomólogo. 
Obs.: a atividade será oferecida a depender da faixa etária do grupo visitante.

 

Projeto Arte e Saúde - GEAEPI: Time da Saúde, Árvore da Saúde e Vamos Escovar os Dentes
Onde: Foyer 
Idade: 05 a 10 anos 

Atividades relacionadas a temática de Arte e Saúde de forma lúdica e interativa. Tem como objetivo propiciar ao público infantil vivências lúdicas e interativas sobre o cuidado com o seu próprio corpo e conceito ampliado de saúde. 
Obs.: a atividade será oferecida a depender da faixa etária do grupo visitante.

 

 

Museu da Vida Fiocruz por aí: atividades extra-muros

Ciência Móvel - Juiz de Fora (MG)
Quando: de 31 de agosto a 03 de setembro (de 31/8 a 2/9: das 08h30 às 12h30 e das 14h às 17h; em 3/9: das 08h30 às 12h)
Onde: Parque Municipal de Juiz de Fora (Rua do Contôrno, 8 - Nova Califórnia, Juiz de Fora - MG, 36039-270)
Idade: livre
Entrada gratuita

O Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz estará no Parque Municipal de Juiz de Fora (MG) promovendo diversas atividades educativas e culturais para o público em geral. Entre as atrações, estão o Gyrotec - um simulador de gravidade inspirado em equipamentos de treinamento de astronautas, além de aparatos interativos, multimídias, oficinas e outras atividades. O evento é gratuito e acontece em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora.

 

Festival da Matemática - Rio de Janeiro (RJ)
Quando: 29 de setembro a 01 de outubro 
Onde: Marina da Glória (Avenida Infante Dom Henrique, s/nº, Glória, Rio de Janeiro/RJ)
Idade: livre
Entrada gratuita

O Ciência Móvel (Projeto Arte e Ciência sobre Rodas) do Museu da Vida Fiocruz participa do Festival Nacional da Matemática, na Marina da Glória, Rio de Janeiro. Várias atrações serão apresentadas ao público entre os dias 29 de setembro e 01 de outubro. O evento tem como principal objetivo promover e desmistificar a matemática, levando conhecimento científico de forma lúdica e em situações diárias. Mais detalhes em breve. 

 

Exposição itinerante 'Pelos Caminhos do SUS' - Rio de Janeiro (RJ)
Quando: até 6 de novembro de 2022 (terça a sexta, 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, 10h às 20h)
Onde: Casa da Ciência da UFRJ (Rua Lauro Müller, 3, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ)
Entrada gratuita
Visitação somente mediante agendamento aqui (escolas ou grupos acima de 10 pessoas)

Desmistificar, informar e apresentar os avanços e os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) sob uma perspectiva crítica. Essa é a proposta da exposição ‘Pelos Caminhos do SUS’, do Museu da Vida Fiocruz, que percorre a trajetória do sistema público de saúde de maneira lúdica. A mostra esboça um SUS ainda em construção e reúne painéis ilustrados, fotos e outros recursos de interação com o público, estruturados em quatro módulos: Organização do SUS; Participação Social; Financiamento e Educação; e Trabalho em Saúde. 

 

Exposição Vias do Coração - Juiz de Fora (MG)
Quando: de terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h as 12h, tarde - 14h as 18h e noite - 19h as 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h as 21h, sábados - 14h as 17h e domingo - 9h as 12h)
Onde:  Centro de Ciências de Juiz de Fora (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro, Juiz de Fora/MG)
Idade: livre
Entrada gratuita e somente com agendamento.

Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz. A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações pelos telefones: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914. 

 

 

Atividades On-line

Boletim Ciência & Sociedade

Todo mês, uma nova seleção de conteúdos para deixar você por dentro do universo da divulgação científica!
Quando: Primeira quinzena de setembro
Onde: Site 

 

Série 'No Mundo dos Fungos'

Uma série de artigos desvenda o mundo dos fungos de maneira divertida!
Quando: Primeira quinzena de setembro
Onde: Portal Invivo

 

Créditos: Guilherme Oliveira

Publicado em 31 de agosto de 2022. 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça