Ir para o conteúdo

Por Renata Bohrer

 

Preparados para mais um desafio astronômico? No quiz 'O caminho do Lobo', amplie os seus conhecimentos gerais em astronomia de forma leve e divertida. O novo quiz da coleção Os Mensageiros das Estrelas é gratuito e já está disponível para acesso direto do navegador.  

Lobo ocupa a 46ª posição no ranking das maiores constelações em termos de região ocupada na esfera celeste. Na ilustração de Caio Baldi, vemos o animal estelar representado artisticamente por um lobo-guará. Vale ressaltar que, apesar do nome, o lobo-guará não é um lobo (e nem uma raposa, mesmo com a semelhança). Trata-se do maior canídeo endêmico da América do Sul. Os canídeos são formados por cães, chacais, coiotes, raposas e lobos.

No jogo, descubra as estrelas que compõem o asterismo de Lobo e explore a vizinhança, considerada uma das regiões mais selvagens de toda a esfera celeste por reunir constelações de seres incríveis e indomáveis da mitologia greco-romana. 

Desenvolvidos na plataforma de gamificação digital Genially pelos planetaristas do Ciência Móvel Leonardo Castro, Rafaela Ribeiro e Renata Alves, estes produtos pertencem à coleção Os Mensageiros das Estrelas e tem como objetivo difundir conhecimentos básicos de astronomia a partir de recursos digitais acessíveis e por meio de uma linguagem lúdica. 

'Os Mensageiros das Estrelas' integra as ações do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC. É uma realização do Museu da Vida Fiocruz / Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz, e conta com patrocínio das empresas BAYER, Grupo DPSP,  Drogarias Pacheco, IBM, 3M e EDF Norte Fluminense.  

 

Jogue agora com o Lobo e conheça mais um pouco do Universo! 

Clique na imagem e acesse o jogo direto do seu navegador.
 
 
Publicado em 27 de julho de 2022. 
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça