Ir para o conteúdo
Por Melissa Cannabrava
 

Mulheres dos territórios de Manguinhos e Maré são as convidadas de uma sessão especial de 'Cidadela', espetáculo do Museu da Vida Fiocruz. O museu abre as portas excepcionalmente no próximo sábado (30/07), às 11h, para receber o público dos territórios do entorno da Fiocruz. A peça vai ser apresentado na Tenda da Ciência. A entrada é gratuita, e a reserva de ingressos deve ser realizada pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Já imaginou viver em um lugar onde as mulheres só podem falar quando os homens não estão por perto? Essa é uma regra criada pelos personagens homens de Vem Quem Quer, na peça 'Cidadela'. O espetáculo, que reúne no elenco atrizes negras cis e trans, expõe questões de gênero de forma delicada enquanto provoca a plateia a rever seus (pre)conceitos. Passado de geração a geração, as personagens Juçara Brio Forte e Justa Plena de Si parecem aceitar o silêncio feminino, enquanto a jovem e questionadora Nina Garota se mostra inconformada. Mas as coisas mudam com o incentivo de Marina Lá Se Foi, ex-moradora da cidadela com fome de mudança. 'Cidadela' é uma história que não tem uma heroína, mas várias. Juntas, elas descobrem sua força e seu valor.

A peça é uma produção própria do Museu da Vida Fiocruz com texto de Renato Souza-Ribeiro e direção de Letícia Guimarães. Depois de uma breve temporada antes da pandemia, a peça voltou recentemente à programação do museu. Além da edição especial, é apresentada na Tenda da Ciência toda quinta-feira, às 10h30 e 13h30, para pessoas a partir de 12 anos. A remontagem de 2022 trouxe novidades, como a substituição de uma das atrizes e um cenário mais simples, mas, principalmente, novos desafios.

"Estamos observando com muita dor e espanto a crescente violência contra as mulheres. 'Cidadela' está cada dia mais atual, e os debates sobre o silenciamento feminino com o público jovem tem sido super potente. Essa peça diverte, emociona e planta muitas perguntas em todos que assistem", comenta a diretora Letícia Guimarães.

 

Serviço:
Cidadela - Apresentação especial para mulheres de Manguinhos e Maré
Quando: 30 de julho, às 11h
Onde: Tenda da Ciência
Entrada gratuita. Reserva de ingressos em Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Foto: Divulgação

Publicado em 21 de julho de 2022.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça