Ir para o conteúdo
Por Renata Bohrer
 

 

Entre os dias 21 e 24 de junho, o evento especial Ciência Móvel no Museu da Vida Fiocruz movimentou o campus Manguinhos. O público pôde realizar experimentos científicos e conferir outras atividades culturais na ação, que marcou a retomada das atividades presenciais do Serviço de Itinerância do MV.  

A programação da semana foi repleta de atrações. Para o evento, equipamentos diversos do Ciência Móvel foram integrados à paisagem do campus. Em clima de muita descontração, mediadores e público tiraram dúvidas, trocaram experiências e trabalharam juntos para desvendar os fenômenos científicos que se manifestavam em cada experimento. Os visitantes também exploraram o Parque da Ciência e a Pirâmide.

 

Os risos e aplausos ficaram a cargo dos artistas do Coletivo Nopok. A dupla, que durante a pandemia estrelou a websérie 'Rir Faz Bem, no YouTube do Museu da Vida, apresentou números tradicionais do circo e encantou a todos com uma narrativa que mistura humor e teatro.

O evento recebeu ainda uma convidada ilustre: a "Laula da Baleia". Depois de participar da ação do Ciência Móvel na 10º Semana do Meio Ambiente BR Marinas, a pequena Laura Gabrielly, que é sucesso nas redes pela sua habilidade com o canto, veio com a sua turminha do Espaço de Desenvolvimento Infantil Medalhista Olímpico Sérgio Dutra Santos. Eles exploraram o campus e fizeram descobertas científicas brincando. 

Organizado pelos coordenadores do Ciência Móvel, com o suporte da equipe técnica e mediadores, o evento seguiu as normas estabelecidas no protocolo preventivo à Covid-19 aprovado pela Fundação Oswaldo Cruz, com o uso obrigatório de máscaras em ambientes internos e restrição de público. Participaram somente as escolas previamente agendadas. 

O projeto Ciência Móvel - Arte e Ciência Sobre Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Ministério do Turismo/Secretaria Especial de Cultura), visa contribuir para o fortalecimento da educação em artes, ciências e saúde em sua missão de inclusão sociocultural. É uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz e conta com o patrocínio das empresas: Bayer, IBM, 3M, EDF Norte Fluminense, Grupo DPSP e Drogarias Pacheco.

 

Fotos: Alex Alves

Publicado em 27 de junho de 2022.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça