Por Renata Bohrer
Nos dias 7 e 8 de junho, aconteceu a 10ª Semana do Meio Ambiente BR Marinas, na Marina da Glória. O Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz marcou presença com atrações que combinavam diversão, arte e conhecimento científico. Toda a ação foi realizada em parceria com Espaço Ciência Viva e o Programa BioGeoMar.
Integrando o Dia do Oceano (08/06) à sua agenda, a 10ª Semana do Meio Ambiente da BR Marinas contou com 16 expositores e reuniu vários pesquisadores e especialistas em vida marinha. Ao longo desses dois dias, o público acompanhou debates e embarcou nos mais diversos assuntos sobre as águas, em especial, o uso sustentável e a soberania dos oceanos para a manutenção da vida na Terra.
No estande do Ciência Móvel no evento, o público pôde ver de pertinho parte do acervo da exposição 'Mini Darwin em Galápagos' e conhecer um pouco mais sobre o arquipélago que tanto encantou navegantes, descobridores, filósofos e cientistas. Alguns dos destaques foram as réplicas em tamanho natural da tartaruga gigante, da ave atobá e da iguana marinha.
A equipe também preparou um espaço dedicado a arte, ciência e cultura oceânica. Na atividade de colorir, o público viajou por céus e mares através dos pôsteres da Constelações Oceânicas, criados pelo artista Caio Baldi e que integram a obra 'Viagem ao Universo em 88 Constelações', do Museu da Vida Fiocruz. Ao final da apresentação, todos eram presenteados com um pôster oceânico e uma ilustração para colorir.
O Ciência Móvel recebeu até mesmo uma ilustre visitante: Laura Gabrielly de Araújo, que viralizou nas redes sociais ao soltar a voz e impressionar a plateia durante uma apresentação escolar. Ela tratou de iniciar a sua arte e até deu dicas de pintura para a mediadora Rafaela Ribeiro: "Se você quiser, você pode pintar com dois lápis de uma vez", explicou. Perguntada sobre onde ficará o seu pôster do Peixe Voador, a pequena respondeu: "Vou colocar no quarto!".
Publicado em 10 de junho de 2022.