Por Renata Bohrer

Para celebrar a chegada do outono neste domingo, o Museu da Vida apresenta pôsteres especiais de duas constelações de diferentes povos e culturas que marcam a mudança da estação. Os pôsteres artísticos, que foram inspirados em espécies reais e são releituras das representações mitológicas celestes, contam com recursos interativos. A novidade permitirá que o explorador viaje ainda mais, descobrindo objetos astronômicos e curiosidades referentes às constelações de outono.

Painel interativo: como explorar a constelação?

Direcione o cursor do mouse para os pontos marcados nas ilustrações e descubra os tesouros abrigados. Ao todo são três pôsteres interativos, sendo eles: o Cervo Celeste, o Cervo Terrestre e a Constelação Zodiacal de Peixes. Para iniciar a interatividade, clique nos pontos espalhados nas artes e obtenha informações diversas.  Os pontos podem variar de cor e indicam, em sua maioria, estrelas que formam as constelações e mais. Veja também informações sobre as espécies brasileiras que serviram de inspiração para a ilustração astronômica do Cervo. Atenção! Para uma localização simultânea de todos os pontos interativos, clique no ícone que aparece no canto superior direito da tela e tenha uma leitura geral dos objetos a serem explorados. Ao acessar outros ícones, localizados na parte superior e inferior, veja imagens reais, desenhos de asterismos e diversas curiosidades.

Estações do ano e equinócios

É a posição do Sol na esfera celeste que define o equinócio de outono.  Ao longo do ano solar, o Sol, visto da Terra, trafega lentamente entre o hemisfério celeste sul (verão e outono) e o hemisfério norte (inverno e primavera). Os equinócios de outono e de primavera ocorrem quando o Sol atravessa as fronteiras entre as duas metades da esfera celeste – a linha do Equador Celeste.

Em 2022, o equinócio de outono austral acontece às 12h33min (horário de Brasília) do dia 20 de março e marca a mudança da estação. A palavra “equinócio” vem do latim aequus (igual) e nox (noite), que significa "noite igual". Nesse período do ano, o dia e a noite têm a mesma duração. Depois, os dias vão ficando menores e as noites maiores. O Outono Austral (hemisfério sul) termina em 20 de junho de 2022.

Trajetória aparente do Sol

Durante o Equinócio do Outono Austral, o Sol estará na direção da Constelação Greco-Romana de Peixes.

Constelação de Peixes

Neste mês, a observação da constelação não será nada fácil, pois ela estará ofuscada pelo Sol. Ainda assim, mesmo sumindo no horizonte no anoitecer, será possível observar a sua estrela mais brilhante chamada de Al-risha na direção Oeste nas primeiras horas da noite.

Guaxu, a Constelação do Cervo

Localizada na região do céu limitada pelas constelações ocidentais Vela e Cruzeiro do Sul, Guaxu apresenta estrelas das constelações Carina e Mosca. O Cervo, fica totalmente visível no início da noite, acima do horizonte próximo à região sul, na segunda quinzena de março – o que marca a mudança de estação.

A seguir, clique nas imagens e divirta-se com os pôsteres animados: o cervo celeste, o cervo terrestre e a constelação zodiacal de Peixes.

Para super curiosos, descubra mais nos volumes das Coleções do Módulo Viagens Cósmicas do Ciência Móvel:

Os Mensageiros das Estrelas - Sistema Solar, vol. 6, sobre o equinócio do outono austral.

Os Mensageiros das Estrelas - Constelações, vol. 2, sobre a constelação ocidental de Peixes.

Culturas Estelares, vol.1, sobre a cultura guarani e o cervo.

Os pôsteres interativos integram as coleções “Os Mensageiros das Estrelas” e “Culturas Estelares” -  ações educativas do projeto Arte e Ciência sob Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC. É uma realização do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, e conta com patrocínio das empresas BAYER, Grupo DPSP, Drogarias Pacheco, IBM, 3M e EDF Norte Fluminense.

Publicado em 20 de março de 2022.