Acaba de ser publicado o livro '(Con)ciencia. Historias de la ciencia brasileña' (Ediciones Universidad de Salamanca, 2022), com contos selecionados na quinta edição do concurso 'Cuéntame un cuento'. A publicação foi organizada pelo Centro de Estudos Brasileiro da Universidade de Salamanca, responsável também pela edição, em colaboração com o Museu da Vida. O tema central desta edição era 'Ciência no Brasil'. O livro já está disponível para download.

'(Con)ciencia. Historias de la ciencia brasileña' reúne 12 textos - 11 em português e 1 em espanhol. Entre eles, está o conto vencedor da mais recente edição do concurso Cuéntame un Cuento, 'Futuro do pretérito', de Alysson Fábio Ferrari, que compartilha, de uma forma original, o que poderia ter sido (e não foi) a história de um grande cientista brasileiro. O segundo texto, 'Caralâmpia', é de autoria de Filipi Gradim, e apresenta o trabalho da doutora Nise da Silveira, grande psiquiatra brasileira que desafiou as violentas terapias aplicadas para tratamentos de transtornos mentais a meados do século XX e humanizou a relação com os pacientes.

A obra traz ainda os outros dez contos finalistas: 'Mendigos da praça da ciência' (Carolina Cunha Pereira Frutuozo),  'Rendeira' (Maria Caroline da Silva), 'A camisa do meu curso' (Tarcisio Cardoso Mauad Lima), 'Um viva' (Juliana Nascimento Berlim Amorim); 'O estranho sequestro de Miguel Nicolelis' (Solano Guedes de Miranda), 'Máquina de lavar' (Izabella Cristina Cristo Cunha), 'O dia em que o presidente comeu minha mãe' (Helvécio Furtado Junior), 'O último samba' (Eduardo Emílio Maurell Müller Neto), 'A neurose do tempo' (Vivian Heringer Pizzinga) e 'Una idea vigente' (Alejandro Alberto Armesto Benedito).

Uma nova edição do concurso de Cuéntame un Cuento já está aberta. O tema desta edição é o bicentenário da Independência do Brasil. O prazo para o envio de textos vai até 31 de março. Consulte o regulamento.

Foto da página inicial: Thom Milkovic on Unsplash

Publicado em 09 de março de 2022.