Por Melissa Cannabrava

Você sabe o que faz uma cientista? Já conheceu ou conhece alguma cientista mulher? A série Contadoras de Histórias retrata algumas delas em sua nova temporada, intitulada 'Mulheres Cientistas da Fiocruz' e lançada no YouTube do Museu da Vida em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher.

'Mulheres Cientistas da Fiocruz' compartilha com o público do Museu da Vida histórias de profissionais da ciência que trabalham ou trabalharam na Fiundação Oswaldo Cruz e que são apresentadas no livro 'Histórias para inspirar futuras cientistas', lançado no ano passado por Juliana Krapp e Mel Bomfim. A publicação narra a trajetória de 13 mulheres e suas contribuições extraordinárias à ciência brasileira. São histórias muito diferentes entre si, mas com traço em comum: todas elas não só fizeram grandes descobertas ou pesquisas brilhantes, como também lutaram para que o Brasil fosse um lugar menos desigual. O livro está disponível no Porto Livre da Fiocruz.

A nova série conta com quatro vídeos e apresenta as cientistas Alzira Maria Paiva de Almeida, Bertha Lutz e Célia Landemann Szwarcwald. O projeto nasceu a partir de uma conversa das integrantes do projeto, as educadoras Claudia Oliveira e Suzi Aguiar e a bibliotecária Beatriz Schwenck, com as autoras de 'Histórias para inspirar futuras cientistas'. "Cada contadora escolheu uma história, fizemos reuniões para construção e leitura dos textos que se transformariam nos vídeos Eles foram gravados em nossas residências. A produção foi realizada junto com profissionais intérpretes de libras e de edição. Assim, o trabalho coletivo permitiu que todos aprendêssemos. Foi um desafio lindo!”, comenta ​Aguiar.

E aí, preparados para conhecer essas histórias incríveis? Os conteúdos contam com recursos de tecnologia assistiva (janela de Libras e legendas). A diversão é para a família toda! Assista agora!

Ficha técnica – Contadoras de Histórias Museu da Vida

Publicado em 08 de março de 2022.