Por Melissa Cannabrava
Dedicado a todos os profissionais de saúde e de educação, que têm enfrentado bravamente a pandemia, o livro infantil 'Costa Lima: Um Cientista, um Laboratório e uma Coleção de Insetos' é uma história instigante escrita pela museóloga e educadora Claudia Oliveira. Ilustrações de Caio Baldi, formado em artes visuais e um grande admirador do universo da animação e ilustração dão vida ao material, que já está disponível para download.
A história mostra a paixão do cientista Costa Lima pelos insetos do Brasil. No processo de elaboração do livro, foi realizado contato com pesquisadores e especialistas/revisores sobre os temas tratados. A criação do novo livro infantil tem a ver com a necessidade de continuar divulgando histórias sobre a origem e trabalho de pesquisadores do Instituto de Manguinhos e das novas gerações. Costa Lima é uma destas figuras tão importantes, tendo reconhecimento pelo seu trabalho incansável, ao escrever sua obra de 12 volumes, intitulada 'Insetos do Brasil' e consultada por pesquisadores do mundo todo.
Leia o artigo 'Coleção entomológica? Que história é essa?', da autora Claudia Oliveira
"Eu jamais vou me esquecer da primeira vez em que eu entrei no Castelo da Fiocruz, já adulta. Do impacto que me causou a história do Oswaldo Cruz, sua personalidade agregadora, tão inspirada e inspiradora. Escrever e contar histórias sobre cientistas brasileiros e o trabalho de pesquisa de doenças no Brasil, primeiramente é me colocar no lugar de crianças que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer narrativas tão essenciais. Tem uma pergunta que sempre se repete nas visitas com as crianças pequenas: 'Como você sabe de tudo isso?'. Prova de que essas histórias precisam chegar até o público infantil. Precisam desmistificar e aproximar as crianças dos temas de saúde e ciência. Para isso, e em busca do encantamento, do brilho no olhar, da emoção da experiência, e como uma museóloga/educadora apaixonada, me lanço a partir da mediação e contato com elas, em novas aventuras na história da ciência e cientistas. Escrever e contar histórias sobre cientistas brasileiros e o trabalho de pesquisa de doenças no Brasil, primeiramente é me colocar no lugar de crianças que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer narrativas tão essenciais", comenta a autora.
Publicado em 09 de fevereiro de 2022.