Fevereiro chegou com novidades no Museu da Vida! Enquanto continuamos com atividades presenciais suspensas e preparativos para um retorno seguro em breve, conheça os conteúdos especiais que preparamos para este mês!

Esperamos por você! Siga as nossas redes! Compartilhe, comente e interaja com o Museu da Vida!

Os Mensageiros das Estrelas

Seção quinzenal com novidades do mundo da astronomia. Se você curte o céu, as estrelas, os planetas e outros corpos celestes, não deixe de ouvir o que os mensageiros têm a dizer!
Quando: 2 e 16 de fevereiro
Onde: Instagram, Facebook e Twitter

Live 'Popularização da Ciência nas Favelas e Periferias'

O bate-papo discute as experiências em popularização da ciência e divulgação científica em periferias e favelas na esteira do e-book 'Quando a Favela Vai ao Museu, e Quando o Museu Vai à Favela'. A publicação foi lançada em dezembro de 2021 e registra o trabalho do grupo de Ações Territorializadas do Museu da Vida.
Convidados: Claudia Rose Ribeiro da Silva (coordenadora do Museu da Maré) e André Cruz (educador do Pré-Vestibular Construção)
Abertura: José Leonídio Madureira (coordenador da Cooperação Social da Presidência da Fiocruz)
Mediação: Alessandro Batista (educador do Museu da Vida)
Quando: 03 de fevereiro, às 14h
Onde: YouTube

#DesenrolaMV

Fio de informação científica no Twitter sobre pesquisas da área de divulgação científica (DC). Aproveitamos os estudos dos nossos pesquisadores ou de colaboradores vinculados aos nossos núcleos de pesquisa para falar sobre a ciência da DC!
Quando: 04 de fevereiro
Onde: Twitter

Lançamento: Livro 'Costa Lima: Um Cientista, um Laboratório e uma Coleção de Insetos'

Escrito por Claudia Oliveira e ilustrado por Caio Baldi, o livro retrata a história e as descobertas do pesquisador que, entre muitas coisas, dá nome a uma coleção de sete mil insetos sob a guarda do Instituto Oswaldo Cruz.
Quando: 09 de fevereiro
Onde: Site

#BoraLer

Ler faz bem! A seção das redes sociais do Museu da Vida compartilha benefícios e dicas para quem quer ler mais e melhor.
Quando: todas as segundas de fevereiro

#EuNoMuseudaVida

Toda quinta-feira, um seguidor ganha destaque nas nossas redes por meio de uma foto genial! Para participar, basta marcar as hashtags #museudavida e #eunomuseudavida, marcar o perfil @museudavidafiocruz no Instagram ou mesmo enviar suas fotos pelos comentários do Facebook. Você pode ser o próximo a aparecer na telinha... Ops, não! No feed do MV!
Quando: todas as quintas de fevereiro

#MuseandoPorAí

Toda sexta-feira, divulgamos em nossas redes uma dica cultural para o fim de semana. Devido à pandemia, estamos dando preferência para atividades on-line. Você tem alguma indicação legal? Envie para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Quando: todas as sextas de fevereiro

Conta Aí, Mestre

Seção voltada para a divulgação de trabalhos de alunos formados no curso de mestrado em Divulgação da Ciência, da Tecnologia e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz (COC / Fiocruz). O que os novos mestres têm a contar sobre suas pesquisas? A entrevista fica disponível no site do Museu e nas redes sociais.
Mais informações em breve.

Click!

Você sabia que a fotografia científica pode ser uma ferramenta importante de divulgação científica? Nesta seção, nossos educadores trazem imagens dos bastidores da ciência para falar sobre pesquisas e descobertas.
Mais informações em breve.

Foto: Rodrigo Mexas

Publicado em 01 de fevereiro de 2021.