Por Alessandro Batista, Bianca Reis, Clarice Ramiro, Miguel de Oliveira e Suzi Aguiar

Dezembro chegou, e com isso estamos encerrando a série de cards “O Aedes não faz quarentena”. O projeto ressalta a importância de continuarmos sempre atentos aos cuidados com as arboviroses, visto que dengue, zika e chikungunya permanecem presentes em nossas vidas, mesmo em meio ao cenário pandêmico em que vivemos. Nesta série, foram desenvolvidos 14 cards sobre o tema e pequenos textos para os acompanharem. Desde setembro, o material é semanalmente disparado via Whatsapp e publicado nas redes sociais do Museu da Vida.

Os dez primeiros cards estão disponíveis para download aqui e aqui. Os cards finais apresentam os seguintes temas: 'Deixa que eu deixo – multiescalaridade', 'Garanta a coleta de lixo na sua região', 'Gilson Alves: presente!' e o último é o card de despedida, 'Até breve!'. No 11º card, com o tema 'Deixa que eu deixo', procuramos abordar as diversas escalas que existem no controle das arboviroses. No 12º card, com o título 'Garanta a coleta de lixo na sua região', abordamos a importância do direito ao tratamento dos resíduos sólidos (o lixo) e de como essa ação depende de todos. No 13º card ('Gilson Alves – presente!'), fizemos uma homenagem a um dos parceiros do projeto, que faleceu de Covid-19 em abril desse ano. No último card da série, intitulado 'Até breve!', convidamos a todos a continuarem conosco na mobilização para o enfrentamento das arboviroses nos territórios onde vivemos!

Card 11 | Clique no link a seguir para acessar a audiodescrição

Card 12 | Clique no link a seguir para acessar a audiodescrição

Card 13 | Clique no link a seguir para acessar a audiodescrição

Card 14 | Clique no link a seguir para acessar a audiodescrição

Agradecemos a quem compartilhou e curtiu os cards durante o período em que estivemos disparando esse material no WhatsApp e nas redes do Museu da Vida. Esperamos que tenham gostado! O verão tá chegando, e lembramos mais uma vez: o Aedes não faz quarentena! Continuem seguindo nossa hashtag #aedesnaosfaz40ena nas nossa redes sociais e façam o download dos nossos últimos cards!

Publicado em 21 de dezembro de 2021.