Texto de cebusal.es.

A quinta edição do concurso, dedicada à “Ciência no Brasil”, contou com a participação quase 400 relatos procedentes de 10 países distintos e significou um desafio para os membros do júri pela variedade e qualidade dos textos recebidos.

O vencedor desta edição é Alysson Fabio Ferrari, com o conto “Futuro do pretérito”, no qual de uma forma original, conta o que podia ter sido, e não foi, a história de um grande cientista brasileiro.

O segundo lugar ficou para Filipi Silva de Oliveira e o relato “Caralâmpia”, no qual apresenta o trabalho da doutora Nise da Silveira, uma grande psiquiatra brasileira que desafiou as violentas terapias aplicadas para tratamentos de transtornos mentais a meados do século XX e humanizou a relação com os pacientes.

Os dez finalistas, que terão seus textos publicados no livro são:

Carolina Cunha Pereira Frutuozo com “Mendigos da praça da ciencia”; Maria Caroline da Silva com “Rendeira”; Tarcisio Cardoso Mauad Lima com “A camisa do meu curso”; Juliana Nascimento Berlim Amorim com “Um viva”; Solano Guedes de Miranda com “O estranho sequestro de Miguel Nicolelis”; Izabella Cristina Cristo Cunha com “Máquina de lavar”; Helvécio Furtado Junior com “O dia em que o presidente comeu minha mãe”; Eduardo Emilio Maurell Müller Neto com “O último samba”; Vivian Heringer Pizzinga com “A neurose do tempo” e Alejandro Alberto Armesto Benedito com “Una idea vigente”.

Com a colaboração do Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz, esta edição tinha como objetivo incentivar a divulgação científica sobre o Brasil.

Publicado em 29 de outubro de 2021.

funcionamento: Estamos fechados devido à pandemia. Siga-nos nas redes sociais!