A SNCT 2021 na Fiocruz vai discutir “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, em uma série de atividades on-line durante o mês de outubro. O objetivo do evento é mobilizar a comunidade da instituição, incluindo escolas e organizações civis que atuam em parceria com a Fiocruz; e fortalecer nosso compromisso com a promoção em saúde, preservação do ambiente e defesa da ciência para o desenvolvimento do país. Entre os dias 4 e 8 de outubro, teremos programações ao vivo diariamente, que vão desde debates técnico-científicos a apresentações culturais. Posteriormente, ao longo do mês, uma série de conteúdos gravados inéditos serão lançados.

Confira a programação completa no site oficial da SNCT 2021 na Fiocruz.

Abaixo, separamos as atividades do Museu da Vida na SNCT!

Trilha científica Oswaldo Cruz

A Trilha Científica Oswaldo Cruz caracteriza-se por uma caminhada lúdica e interativa no campus da Fiocruz em Manguinhos para o público interessado em conhecer o patrimônio ambiental local. A Trilha tem como objetivos: ser uma ação de educação ambiental não formal; promover a apropriação do conhecimento sobre o patrimônio ambiental público do Museu da Vida no YouTube e suas redes sociais, contribuindo assim para a educação ambiental.

Vacina HÊ! Ciência e Arte com povos indígenas

O Museu da Vida apresenta o trabalho de uma família de artistas que foi convidada pelo Instituto de Pesquisa e Formação Indígena - IEPÉ - para realizar animações para a campanha de vacinação contra a COVID19 junto com os povos do Parque Tumucumaque. Veja o processo e o resultado dessa produção! Paula Bonatto, pelo Museu da Vida, e Ruth Takiya, pelo IEPÉ - Instituto de Pesquisa e Formação Indígena, organizaram a narrativa de como foram feitas animações para a campanha de vacinação contra a Covid-19 dos povos do Parque Tumucumaque, região norte do Brasil. A narrativa envolve o processo de confecção das animações e o vídeo final narrado em língua nativa.

Link de acesso: em breve

Ciência e cultura em tempos de pandemia

Proporcionar uma reflexão sobre as possíveis ações para o atual cenário da Covid-19, com propostas a esse momento de Pandemia, voltadas para uma sociedade mais sustentável e igualitária. Na atividade serão apresentados diferentes formatos de divulgação científica dentro do cenário de Arte, Ciência e Cultura, com seus respectivos personagens.

Terça, 5 de outubro, das 9h às 11h
Link de acesso

Aprendendo com o Museu da Vida: borboletas e origami

Venha bater um papo sobre insetos e borboletas com a equipe do Museu da Vida/FIOCRUZ e descobrir a contribuição desses animais para a saúde e o meio ambiente. Ao final, para enfeitar a sua casa, aprenderemos a fazer uma linda borboleta de papel usando a técnica de origami! Os participantes que compartilharem as fotos de suas borboletas com a #eunomuseu ainda poderão ter suas borboletas expostas nas mídias do Museu!

Terça, 5 de outubro, das 15h30 às 17h30
Link de acesso: em breve

VACIQUIZ, o jogo quiz sobre vacinação

Ao longo da história as vacinas se tornaram estratégia eficaz de prevenção e controle de diversas doenças em escala mundial. Atualmente com a pandemia da Covid-19, o tema voltou a ser amplamente discutido diante do compartilhamento em massa de informações incorretas. Assim, o VACIQUIZ é um jogo que propõe a reflexão lúdica sobre a relevância da imunização e a valorização de referências seguras sobre o tema.

Formato: atividade fechada para inscritos
Link: em breve

Curta Metragem "Conferência Sinistra"

Versão em audiovisual de uma cena homônima, com cerca de 14 minutos de duração. Uma cena bem-humorada onde três caveiras - A Febre Amarela, a Peste Bubônica e a Varíola se encontram para fofocar sobre as questões políticas e de saúde do Brasil no início do século XX.

Link de acesso

Contação de História: "A Aventura de Flora"

Pensada e executada remotamente, Nathália e Ândrea contam essa história para crianças para abordar sobre o comportamento social da população sobre animais a partir da ótica de doenças e epidemias que têm alguns bichos como vetores, e como há muita má interpretação sobre esta questão

Formato: em breve mais informações

O Renascer da pandemia

Breve performance que visa o quanto a natureza é curativa e refúgio para mente, corpo e alma. A interação com a natureza é vida e também morte, é a (re)afirmação da própria existência. Vídeo com som ambiente, em memória às vítimas do Covid-19.

Link: em breve

Dois ovos e a primeira lei de Newton

Vídeo produzido para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que consiste em explicar a primeira Lei de Newton. A explicação foi estabelecida de forma interativa e experimental.

Castelo de Histórias

Breve descrição sobre a origem da Fiocruz e a importância do cientista Oswaldo Cruz como personagem e protagonista na história da saúde pública no Brasil.

Link: em breve

Arboviroses em Foco: WhatsApp na divulgação e popularização da ciência no território de Manguinhos

Painel temático sobre a atividade “Rede de Disparo de mensagens sobre Arboviroses via WhatsApp em Manguinhos”, realizada no âmbito da Pesquisa científica e tecnológica para Inovação em Educação e Comunicação para a prevenção da Zika e doenças correlatas nos territórios, no ano de 2021.

7 de outubro, das 13h às 15h
Link de acesso.

Show da Chi

A boneca Chi, do Show da Chi, vai conversar sobre coronavírus com uma pesquisadora da Fiocruz Brasília a partir de vídeos gravados de crianças que têm dúvidas sobre esse vírus danado!

6 de outubro, das 10h às 11h
Link de acesso.